O mercado de franquias é conhecido por suas grandes marcas e operações de sucesso espalhadas por todo o mundo. Só que essa reputação não foi construída do dia para noite e, na verdade, o franchising está estruturado em pilares sólidos que fazem deste mercado um investimento seguro para qualquer empreendedor.
Dos mais experientes aos novatos que decidem começar o próprio negócio, as franquias proporcionam aos investidores chances reais de crescimento com segurança, praticidade e acompanhamento constante.
Como isso é possível? A partir da padronização de serviços e da presença da franqueadora em todas as etapas do negócio.
Mas você sabe como isso funciona na prática e quais as vantagens desse mercado? Continue lendo para saber mais!
A parceria entre franqueadora e franqueado é indiscutivelmente um dos pilares do mercado de franquias.
Para o entendimento ficar mais fácil vamos entender o papel de cada um.
Franqueadora é a detentora da marca. É ela quem cede o direito de compra a outros investidores para que eles possam não apenas usufruir do nome da empresa, mas também de todos os serviços/produtos oferecidos por ela.
Seguindo essa lógica, franqueado é o empreendedor que compra uma unidade de franquia. Ele não passa a ser dono da marca, mas sim de sua própria unidade.
Vale lembrar que o franqueado não é funcionário da franqueadora, ou seja, não existem vínculos empregatícios entre eles.
A base dessa relação é uma parceria em que ao mesmo tempo que o empreendedor quer o sucesso da sua unidade, a franqueadora depende que as unidades franqueadas sejam produtivas para alavancar a marca no mercado e, assim, vender mais franquias.
Franquia é sinônimo de investimento seguro por isso: o franqueado não existe sem a franqueadora e vice-versa, e o objetivo dos dois é o mesmo: trabalhar para o crescimento da rede.
Empreender no mercado de franquias é a chance de aprender na prática as estratégias de sucesso desenvolvidas e utilizadas pela franqueadora. Foto: Unsplash
Quem procura por investimento seguro, estável e com acompanhamento especializado ao longo do empreendimento deve apostar no mercado de franquias.
Enquanto começar um negócio do zero envolve muita burocracia, falta de conhecimento de mercado e estratégias capazes de consolidar a marca entre a concorrência, quem investe no franchising “pula” essas etapas já que o modelo de negócio bem estruturado e pronto para ser aplicado.
Além disso, a franqueadora é presença constante em todas as negociações e até mesmo durante o funcionamento da operação.
Como falamos anteriormente, além de ser do interesse da franqueadora o sucesso de todas as unidades franqueadas, a matriz possui certas obrigações e responsabilidades com o franqueado como prestar suporte e treinamento.
Todas as informações sobre direitos e deveres de franqueadora e franqueado estão previstas na Lei das Franquias, e para acessá-la basta clicar aqui.
Ideal para empreendedores de primeira viagem, o mercado de franquias oferece condições exclusivas para quem quer crescer de modo exponencial com praticidade e segurança. Foto: Unsplash
Pense em tudo que envolve a abertura de uma empresa: gastos jurídicos, despesas de construção e reforma, salário de funcionários, entre outros.
São muitos processos para acompanhar e, às vezes, as coisas podem sair do controle e acabar custando o dobro do que você pretendia gastar.
Esse tipo de problema não acontece no franchising porque toda unidade tem um custo inicial pré-determinado pela franqueadora.
Entram no investimento inicial despesas como:
Ou seja, o empreendedor sabe exatamente quanto vai investir e para onde vai cada despesa. Mais um motivo que faz do franchising um investimento seguro!
Essas e outras informações referentes ao funcionamento da unidade estão na Circular de Oferta de Franquia (COF), disponibilizada pela franqueadora a todo novo franqueado.
Mesmo quem não tem experiência como empreendedor ou até mesmo com o segmento que decidiu investir no franchising não terá problemas durante a operação.
É dever da franqueadora prestar treinamento a todos os novos franqueados e suporte constante à unidade. Isso inclui auxílio com questões jurídicas, de comunicação, marketing, entre outros assuntos.
Esse é um dos motivos que fazem do franchising um investimento seguro para novos empreendedores: não é preciso ter conhecimento na área para ser dono de uma unidade de sucesso!
Uma das vantagens desse setor é poder aprender com a experiência da própria franqueadora que compartilha seu know how com todos os franqueados. Afinal, uma empresa que se torna franquia conhece seu mercado e se posicionou de tal forma a ponto de se tornar referência na área.
Nada melhor do que investir com profissionais que realmente entendem do assunto, não é mesmo?
Já que franqueado e franqueador trabalham para o crescimento da rede como um todo, um dos objetivos de quem investe no franchising é, de certa forma, o crescimento, e o que não faltam são ferramentas para tornar essa ideia possível.
O franchising possibilita que o empreendedor cresça de modo escalável, sempre respeitando seus limites de investimento e conhecendo a fundo o mercado em que pretende expandir.
Já deu para perceber que não faltam motivos para apostar no mercado de franquias já que esse, além de ser um investimento seguro, é uma opção que oferece retornos reais ao empreendedor.
Quer investir no mercado de franquias? Clique aqui e encontre a marca ideal para você!