Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Seja o seu chefe: 5 dicas para abrir um negócio próprio

19 de fevereiro de 2021

Compartilhe
banner dicas para abrir um negócio próprio

Com as incertezas políticas e econômicas, muita gente no país partiu para o empreendedorismo para conquistar independência financeira. Mais de 11 milhões de novos negócios foram criados só nos últimos 3 anos, segundo o Sebrae. Você também anda pensando em entrar para esse time, mas tem medo de não conseguir chegar lá? Leia o nosso post até o fim que a gente dá o passo a passo para você alcançar o sucesso com confiança e estabilidade. Veja 5 dicas para abrir um negócio próprio.

1 – Pesquise seu segmento de mercado

Não se jogue no mar do empreendedorismo sem saber as coordenadas do seu caminho. Conheça o seu nicho, concorrentes e o seu público-alvo. Fique atento também a como e onde os clientes são prospectados. Se você já tem uma ideia de negócio, ótimo. Se ainda não tem, uma boa opção é pesquisar os segmentos que possuem melhor desempenho. O setor de alimentos, por exemplo, já vinha crescendo e explodiu em vendas a partir da pandemia.

2 – Tenha objetivos e metas

É fundamental saber o que você quer e onde deseja chegar, sem ficar mudando de planos o tempo todo (a não ser que o cenário mude). Além de facilitar o seu caminho rumo ao sucesso, isso te mantém motivado e com mais foco no que importa. Assim, cada conquista é um motivo para comemorar e seguir em frente, bem como cada erro se torna uma fonte de aprendizado.

3 – Abra seu negócio próprio com o que você entende

Um erro fatal de quem empreende pela primeira vez é abrir um negócio próprio que não tem nada a ver com essa pessoa, ou nem se dá ao trabalho de estudar sobre o assunto. Dessa maneira, fica difícil estipular preços adequados, comprar matérias-primas, lidar com os funcionários, fabricar o produto, e, principalmente, vender!

Cientes dessa realidade, redes de franquia dão orientação sobre o negócio e têm planejamentos bem definidos para ajudar de perto seus franqueados a implementá-los, reduzindo riscos.

4 – Tenha organização financeira

Depois de conhecer melhor o segmento onde você vai atuar, é hora de se organizar financeiramente para abrir o negócio. Com o planejamento claro e os objetivos, calcule o investimento inicial, tamanho da equipe, compra de ativos e o capital de giro para tocar a empresa.

5 – Não adie o seu sonho

Deixar sempre tudo para depois é um erro que a maioria das pessoas comete por insegurança ou falta de iniciativa. Não existe o famoso “momento certo”. Empresas de sucesso começaram pequenas, rápido e até em momentos de crise. Além disso, todas elas continuam inovando o tempo para se manterem na liderança. Se você não começar logo, o maior risco é o de que seus sonhos nunca se tornem realidade.

 

Você acabou de aprender 5 dicas para abrir um negócio próprio. O caminho é longo, mas não descanse, o resultado será o sucesso e a sua independência financeira!

A Fábrica de Bolo tem uma história própria de crescimento do zero e quer compartilhar essa receita de sucesso com você por meio das nossas oportunidades de franquias. Venha ser um integrante da nossa família!