Transformação digital nas empresas: uma nova cultura de inovação

Transformação digital nas empresas: uma cultura baseada na adaptação

A capacidade de adaptação tem sido bastante requisitada para nós, seres humanos, em todos os âmbitos, por todo o globo. Estamos vivenciando um momento em que a transformação digital das empresas é uma premissa importantíssima para os mais variados setores e tamanhos de negócios.    Nesse contexto, as empresas participarem da transformação digital não é dar passos além dos outros, na verdade, é sobre a sobrevivência no mercado, principalmente porque o processo de digitalização afeta diretamente os resultados econômicos.   A capacidade de adaptação passou a ser mais importante do que nunca e a tecnologia pode ser a nossa maior aliada, inclusive nos negócios.    Vamos falar um pouco mais sobre a transformação digital nas empresas nesse conteúdo que preparamos para você. 

O que é a transformação digital?

  Esse processo implica em migrá-las para o ambiente digital e, neste, reprogramar a sua infraestrutura e desenvolver novas soluções para os seus consumidores e seus novos hábitos de consumo.   Mas é necessário ter consciência de que a transformação digital nas empresas deverá ser acompanhada de uma mudança geral na cultura, conferindo às empresas um papel decisivo nesse momento de progresso tecnológico.   A implantação acontece por etapas e de forma gradual, sendo fundamental que toda a organização se empenhe com o objetivo de adaptar para gerar vantagens para todos os lados.    Até ser alcançada a maturidade digital, o último estágio desse processo, precisaremos compreender que o caminho não será linear, pois o mundo digital está em constante transformação e é preciso acompanhá-lo. Ou seja, é um processo que não acaba.    E falando de forma ampla, a transformação digital nas empresas realmente se trata de inovação. Afinal, trata-se de um conceito amplo que aborda uma série de ferramentas, gestão de pessoas, mudança de hábitos e principalmente a mudança da estrutura organizacional.  

Mas por que a transformação digital nas empresas é necessária? 

Todos esses movimentos vieram uma série de mudanças na forma com que as pessoas e as empresas interagiam, bem como no seu comportamento de consumo: aumento do e-commerce, naturalização dos chatbots, redes sociais como principal meio de comunicação, entre outros.   O grande desafio é fazer a empresa alcançar a maturidade digital e estar apta para lidar com os consumidores da geração Z (primeiros nativos digitais) e uma cultura de contínua e acelerada adaptação.   No Brasil, o processo de transformação digital nas empresas ainda é lento.    No momento contamos com três setores claramente diferenciados em maturidade digital (acima da média): serviços financeiros, varejo, e telecomunicações e tecnologia – esses são os setores mais afetados pelas mudanças de comportamento e necessidades do cliente, bem como pela dinâmica competitiva.   Esse processo deve ser encarado como um meio de desenhar resultados de negócios agora e no futuro. Estamos vivendo transformações decisivas no comportamento da dinâmica de consumo.

Pilares da transformação digital rumo a maturidade digital

 

As interações digitais não param de crescer e a cultura organizacional precisa acompanhar. A transformação digital, em muito, é uma resposta aos novos comportamentos dos consumidores.  De acordo com os recentes estudos realizados pela Think With Google, o cliente tem se consolidado cada vez mais consolidado como o protagonista. É necessário alinhar objetivos da marca, do marketing e das mídias.     A transformação digital nas empresas — também conhecida como jornada digital — proporciona melhora no desempenho, além de otimizar processos por meio da tecnologia. Além disso, é muito importante focar no relacionamento com o cliente.Essa nova geração de pessoas conectadas, engajadas, antenadas e exigentes.    E mesmo com os que não são nativos do digital, perceberam que com a pandemia vários processos de atendimento e experiência do cliente ficaram diferentes.  

E quais são os pilares da transformação digital nas empresas?

 Foco na jornada do cliente

É preciso se adaptar às mudanças e novos hábitos e padrões de consumo, estar atento ao seu comportamento além das compras, eliminar atritos na jornada de compras.    As pessoas são o centro da transformação digital nas empresas e elas pedem por experiências personalizadas.   A experiência do cliente e seu aspecto humano nunca deve ser deixado de lado apesar de tantas inovações, sempre priorizando a dinamicidade na sua relação com o mercado.    Atuar de acordo com suas necessidades e expectativas do cliente, pois os holofotes estão todos direcionados a ele.  

Otimização dos processos

É possível agilizar os processos para o cliente ao mesmo tempo em que analisa os possíveis impactos desse processo de otimização nas pessoas.   É cada vez mais requerido a agilidade, inovação e interação dos processos internos, elementos que vão implicar em um impacto operacional.    Além dos processos, é importante automatizar as informações também. E também monitorar se o desempenho está atendendo às expectativas ou não, criando uma nova estrutura organizacional.  

Serviços e dados na nuvem  A transformação digital nas empresas demanda investimento e um dos mais importantes é o cloud computing.   Ao contar com uma plataforma em nuvem que as empresas estarão permitidas para criar, fornecer, monitorar e dimensionar aplicativos.    A migração para a nuvem é um dos pilares fundamentais do movimento de transformação digital. Esse armazenamento eleva a capacidade operacional da TI e traz diversos outros benefícios.   

Inteligência artificial Embora ainda soe como um projeto futurista, a Inteligência Artificial está aos poucos sendo implementada ao nosso redor. Um exemplo já amplamente conhecido são os chatbots.   No caso das empresas, a inteligência artificial se aplica mais à possibilidade das máquinas terem a capacidade de aprender, coletar e analisar informações e dados, promover insights.    E também proporcionar a criação de ferramentas novas para melhorar a experiência do usuário e facilitar sua jornada na marca. Auxiliam também na eficiência produtiva, interagem com os usuários, tomam decisões e abrem um leque infinito de funcionalidades.  

Marketing digital O marketing tem um papel importante nesse processo, pois engloba as mais diversas interações entre pessoas e organizações.   Trata-se de uma ferramenta eficiente que não trabalha apenas com estratégias de vendas e propagandas, mas na verdade se aprofunda em diversos setores para que, a partir das suas análises, a empresa consiga alcanças as metas desejadas.   Sendo possível que cada uma delas ofereça uma experiência personalizada e construtiva, traçando da forma mais adequada o trajeto do consumidor.  

Números no Brasil e o futuro    O Índice gMaturity foi criado em 2019 pelo Google e atualizado em 2021 para estimular e apoiar a transformação digital das grandes empresas. Como um todo, os segmentos de finança e varejo são os mais maduros.   Descobrimos que a única e primeira empresa brasileira a alcançar o nível mais avançado do índice foi o grupo o Boticário, tendo recebido a classificação de maturidade tecnológica muito bem desenvolvida após dezenas de critérios terem sido avaliados.    O grupo alcançou o estágio “multimomento” ao investir  na automação das suas campanhas, ao se fazer presente em diversos canais de comunicação de forma unificada, alinhar os objetivos com os resultados apresentados, entre muitos outros.    O levantamento realizado demonstrou que quanto maior a maturidade digital, mais resultados; ou seja, mais receita e menos despesas. No geral,  os líderes digitais representam melhores desempenhos financeiros.

A transformação digital nas empresas além de ser uma tendência, faz parte da própria sobrevivência em um mercado que cresce de forma acelerada e desordenada. Além disso, é importante discutir sobre a mudança de uma postura para com os negócios porque a realidade é inevitável – uma necessidade contínua de constante adaptação para permanecer vivo no mercado.   No Brasil essa ânsia pela inovação ainda está despertando de forma lenta, mas tudo indica que logo mais essa pauta estará em alta. Acesse o nosso site para mais informações sobre o franchising.