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Franquia de comida: um investimento promissor para os 365 dias do ano

O segmento de alimentação segue sendo um dos mais promissores no mercado de franquias. Afinal, o ato de se alimentar  vai muito além de uma necessidade básica. 

Comer também é um momento de prazer, lazer com pessoas queridas, pode servir de um momento de encontro e, por isso, apostar numa franquia de comida é um negócio que tem possibilidades de lucratividade o ano todo. 

As franquias de comida faturaram quase R$40 bilhões em 2020 segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e no final de 2021 registrou um crescimento de 7,9% no período, de acordo com este relatório.

Em 2022, os dados do segmento de franquias de comida  prometem ser ainda mais promissores por conta do aumento da cobertura vacinal da população o que faz com que as pessoas comam mais fora de casa   e também para a indústria de alimentos como um todo. 

São muitas as possibilidades de atuação dentro do mercado de franquias de comida, desde fast-food até opções saudáveis, confeitaria, sushi, grelhados, salgados, entre muitos outros nichos. 

No entanto, antes de investir nesse segmento é preciso ficar atento a diversos detalhes. Confira a seguir:

Apostar numa franquia de comida é sinônimo de sucesso?

Muitos empreendedores optam pelas franquias de comida pela crença de que as chances de sucesso são garantidas. Afinal, alimentação é uma necessidade básica do ser humano que precisa ser diariamente suprida. 

Mas, apesar de ocupar o pódio entre os segmentos do franchising brasileiro e ser muito cobiçado, isso não implica na certeza da lucratividade da franquia. 

Isso se deve ao fato de que a maior parte do desempenho do negócio depende diretamente do comprometimento do franqueado e também da sua capacidade em colocar em prática o modelo de negócio de franquia de comida. 

Uma das características mais marcantes do segmento de alimentação – e que não pode sair da mente de quem quer apostar nesse tipo de franquia é que  independente do tamanho da franquia, diversos processos estarão sendo realizados em paralelo no dia a dia: relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes, etc. 

Isso significa que a comunicação vai ser muito importante para que as coisas funcionem e se você tem um perfil mais introspectivo e que não curte se relacionar com pessoas é bom repensar se a franquia de comida é a melhor opção para você.

Perfil do empreendedor

Como mencionamos acima, o mercado de franquias de comida conta com inúmeros nichos específicos de atuação e formas de funcionar.  

Avalie aquele com o qual tem mais afinidade e gostaria de trabalhar. Além disso, atuar no mercado de franchising é entender a importância de seguir regras definidas para a operação do negócio. 

A boa relação entre franqueado e franqueador é fundamental para o sucesso do negócio. Ter um negócio próprio requer muita dedicação e trabalhar diariamente em um empreendimento que a dinâmica não se alinha ao seu perfil não será fácil.

O ritmo de trabalho numa franquia de comida é mais dinâmico e requer dedicação. O franqueado (dono da marca) oferece todo o suporte necessário para a operação do negócio, o que garante mais chances de sucesso do que começar um empreendimento do zero. 

Outro fator a ser considerado é a escolha do mercado local. O recomendado é investir em uma franquia que seja adequada ao consumidor da região. 

Vale uma pesquisa na localidade que você quer montar a sua franquia de comida e realizar uma pesquisa de mercado para entender as necessidades dos consumidores. 

A franquia de comida é um investimento promissor, mas é preciso conhecer todos os detalhes da franquia ideal pretendida. Avalie desde o capital que você tem para fazer o investimento inicial até o prazo de retorno, além, claro, da reputação da marca no mercado. 

Peça sempre o Circular de Oferta de Franquia (COF) documento que traz detalhadamente todas as informações sobre a franquia em negociação. Leia com atenção todas as informações e busque orientações jurídicas para conferir tratos contratuais.

Pilares das franquias de comida

um prato de comida com carne e batata frita

Investir numa franquia de comida requer comprometimento redobrado e participação direta do franqueado na rotina da unidade. É importante conhecer detalhadamente o passo a passo da rotina para fazer um bom negócio. Foto: Mania de Grelhados

 

É importante que o empreendedor alinhe com o capital disponível com o tipo de franquia que quer investir. Existem alguns modelos que estão em alta como os chamados dark kitchens que atendem exclusivamente por serviço de delivery.

Outro ponto importante é fazer uma avaliação pessoal, estudar profundamente a logística e o mercado em seus pormenores.

Cada unidade possui suas próprias particularidades, como tamanho, localização, quantidade de funcionários, entre outros, mas algumas características sempre fazem parte da rotina da franquia de comida, como você verá a seguir.

Vamos a alguns itens que devem ser minuciosamente planejados:

1) Eficiência na gestão

Práticas eficientes de gestão devem estar presentes na rotina de qualquer franquia de comida.

Mesmo em unidades pequenas, existe uma grande quantidade de pessoas ligadas ao negócio, desde os funcionários até os fornecedores. Por isso, é importante que todas as frentes do empreendimento estejam devidamente amparadas e ter um acompanhamento próximo, já que a franquia de comida depende de um trabalho em conjunto para dar certo. 

Graças ao suporte prestado pela franqueadora e à padronização do modelo de negócio, qualquer empreendedor é capaz de executar os padrões da marca e faturar de acordo com o previsto.

2) Relacionamento 

Uma parte considerável do sucesso de uma franquia de comida reside no atendimento aos seus clientes. Esse é um bom ponto para se destacar.

Os funcionários da sua unidade são valiosos e essenciais para garantir que os clientes avaliem o seu estabelecimento de forma positiva e voltem a comprar no seu local. 

Além da qualidade do produto ou serviço, também é importante focar na experiência dentro da loja e no atendimento como um todo.

Para que isso aconteça, é interessante ter um relacionamento estreito com os colaboradores para que eles transmitam no atendimento os valores da franquia de comida em todas as etapas do negócio.

3) A cozinha precisará de muita atenção

Um dos pilares da rotina da franquia de comida é o controle diário com os produtos e a higiene da cozinha onde são preparados os pratos.

Além da necessidade de constante atenção ao estoque para garantir o necessário para a realização dos preparos, é importante ter cuidado redobrado com a procedência e a validade dos alimentos.

A limpeza da unidade é outra característica fundamental das franquias de comida: ter um espaço limpo e que siga todos os protocolos de higiene é uma obrigação o tempo todo.

Após considerar todos esses pontos, você já saberá por onde começar. 

E, para facilitar, separamos algumas das possibilidades para você conhecer e investir:

Franquias de doce – Cacau Noir

expositor da franquia Cacau Noir com diversos doces

A Cacau Noir tem 130 anos de história com chocolate, sendo os pioneiros no país com a fundação da primeira fábrica de chocolates em 1891. Foto: Cacau Noir

 

Em 2004 nasceu a marca Cacau Noir, baseada na vontade de criar receitas através do chocolate com alto percentual de cacau que, combinado aos ingredientes selecionados e naturais, proporcionam um sabor exclusivo. 

Investimento inicial: R$ 275.000
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

 

Franquias de grelhados – Mania de grelhados

Diante desta frustração de dois empresários com outros nichos dentro da franquia de alimentos, a Mania de Grelhados surgiu em uma busca para transformar a chateação por uma revolução no mercado de Franchising.

Com uma vasta experiência no segmento e com muito estudo, os empresários optaram por mudar e se diferenciar com atendimento humanizado e a possibilidade de investimento inicial abaixo do segmento com a mesma qualidade nos produtos e eficiência nos equipamentos.

Investimento inicial: 250.000
Prazo de retorno: 24 meses

 

Franquia de alimentação – Empada Brasil

A origem da Empada Brasil nasceu muitas décadas atrás, quando em Minas começava uma tradição de família que consistia na aprendizagem de deliciosas empadas de queijo. Depois de algum tempo, deram continuidade à mesma receita da massa, criaram vários outros recheios.

A Empada Brasil tem uma proposta que une a experiência familiar à elegância, onde encontra-se todos os recheios experimentados até hoje e os que continuam a ser criados.

Para conhecer outras oportunidades de investimento em franquias de comida clique aqui