Ilustração - Blog Franchise Store

Empréstimo para investir na abertura de franquia: vale a pena?

Empréstimo para investir na abertura de uma franquia: vale a pena?

 

Empréstimo vale a pena? Depende para quê e para quem estamos falando. Para investir em uma franquia, existe uma grande possibilidade que a resposta seja afirmativa.

uma mão segurando uma moeda pra organizar algumas pirâmides de moedas

Nos últimos anos os empréstimos para pessoas físicas aumentaram em 102% e os motivos para a solicitação de crédito foram os mais variados.

Para realizar o sonho de ter uma franquia, recorrer a um empréstimo vale à pena? Pode ser uma estratégia certeira. Não são poucos os brasileiros que possuem o sonho de empreender e mudar a sua realidade financeira.

De acordo com os números do Banco Central, verifica-se um aumento na solicitação de empréstimo. Na maioria das vezes, não basta ter muita vontade e entusiasmo, o que falta mesmo é o capital necessário para empreender e ele está longe de ser encontrado nos bolsos dos brasileiros.

Entretanto, a pessoa que estiver cogitando a possibilidade de analisar se empréstimo vale a pena  deve fazer bem todas as contas dos gastos no orçamento, porque o crédito está cada vez mais caro devido à alarmante inflação e o aumento contínuo da taxa básica de juros, alertam os especialistas.

O que levam os brasileiros aos empréstimos?

Nos últimos anos os empréstimos para pessoas físicas aumentaram em 102% e os motivos para a solicitação de crédito foram os mais variados. 

uma mão segurando uma moeda pra organizar algumas pirâmides de moedas

Nos últimos anos os empréstimos para pessoas físicas aumentaram em 102% e os motivos para a solicitação de crédito foram os mais variados.

E quais são as motivações para solicitar um empréstimo? Tirar um projeto do papel, realizar um grande sonho de viajar pelo mundo, estudar,  aumentar a flexibilidade de horário de trabalho, ter o próprio negócio, mudar o rumo profissional, etc. Certamente não faltam objetivos

A realidade é que, para a conquista desses objetivos, muitos brasileiros não contam com o capital necessário e por isso recorrem ao empréstimo: buscam-se linhas de crédito como solução, principalmente na abertura de um negócio.

Nesse cenário encontramos o modelo de microfranquias, onde os valores de investimento são bem mais baixos dos demais, comparado-se com as tradicionais, mesmo assim, na maioria das vezes é necessário o auxílio de um capital externo.

Não é preciso ter um capital exorbitante para ter um negócio de sucesso: com planejamento é possível fazer o pequeno empréstimo valer a pena  trazer muito rendimento.

E depois de entender se um empréstimo vale a pena… será que vale o investimento em franquias?

O investimento em franquias é uma das formas mais seguras de tirar do papel o sonho antigo de ter mãos um negócio

A segurança ao empreendedor se deve ao investir em um modelo de negócio já maduro e testado no mercado.

Além disso, as franquias são conhecidas no universo dos negócios por oferecer suporte e treinamento completo para gerenciar as variadas operações da empresa.

O investimento no franchising opera da seguinte forma: o empreendedor atua em um modelo de negócio já existente no mercado, como se fosse uma cópia da empresa. Você pode conhecer sobre os tipos de franquias e valores de investimento aqui também.

Como escolher uma franquia 

  •  Escolha onde investir, um local conhecido e que você goste

Um dos principais fatores para um empreendedor ter sucesso ao abrir seu próprio negócio é iniciar em um ramo em que já tenha alguma experiência anterior ou com o qual se identifique e tenha algum conhecimento. 

Gerenciar um negócio nunca será uma tarefa fácil, mas com maior familiaridade na área poderá facilitar o andamento.

  • Pesquise o mercado

Com uma boa pesquisa de mercado, é possível conhecer o estilo de vida, as características comportamentais, a faixa etária, escolaridade, renda, hábitos de consumo e muitos outros aspectos de seu público-alvo e o que ele demandará de você. 

  • Investimento em franquias: você não precisa começar do zero

Uma boa opção para abrir um negócio com pouco investimento é apostar em franquias. 

Dependendo do setor escolhido, é possível abrir a sua com R$10 mil – ou até mesmo menos – e obter um bom retorno financeiro com um determinado prazo de retorno (você pode conferir, aproximadamente).

 E você tem a possibilidade de, mesmo antes de começar, verificar os resultados obtidos por outras pessoas com investimentos na mesma franquia que pretende investir.

 Outro ponto importante ao investir em franquias está ligado à segurança de ambos os envolvidos, tanto o franqueador como o franqueado contam com o respaldo da lei da franquia.

 

Você já pode iniciar o seu negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, o que pode ser um movimento mais seguro.

  • Elabore um planejamento financeiro e estabeleça metas

Para auxiliar na gestão financeira, existem vários programas e aplicativos disponíveis no mercado. 

Uma boa sugestão é utilizar a versão de teste de alguns destes programas e avaliar quais se encaixam melhor na sua empresa.

Abrir um negócio com pouco dinheiro com certeza será um desafio, mas isso se torna uma realidade bastante viável quando existe planejamento e resiliência. 

  • Por que dizer sim às microfranquias?

Se você está pensando em pegar empréstimo para abrir franquia deve analisar bem em qual negócio irá investir seu capital, uma das melhores opções é a microfranquia:

Nesse sentido, estudar bem as várias opções, entender que é mais seguro investir em uma franquia mais barata caso você não tenha tanto capital para investir. Isso diminui seus riscos e não prejudica suas finanças pessoais.

Dessa forma, o empreendedor deve conhecer as várias opções do mercado, os nichos de atuação que mais estão em evidência ou que possibilitam maior lucratividade.

Será que vale a pena pegar um empréstimo para abrir uma franquia? 

Vários fatores precisam ser avaliados no momento de decidir se o empréstimo vai ser a melhor opção para começar uma franquia. 

um homem lendo em cima de moedas empilhadas

Vários fatores precisam ser avaliados no momento de decidir se o empréstimo vai ser a melhor opção para começar uma franquia

– Escolha opção menos custosa dentro das possibilidades

 Em casos de empréstimo, o mais seguro pode ser optar pela opção mais barata. Mas não se engane: nunca se pode deixar de considerar a relação custo x benefício do investimento.

 Se o seu modelo de negócio escolhido for uma opção mais acessível financeiramente e você tem pouco capital para realizar investimento, essa certamente será a opção mais favorável para solicitar.

 – Planeje o valor adequado para financiar

Realizar um bom planejamento financeiro, antes mesmo de iniciar o seu processo de franqueamento, não é só importante como também é um passo imprescindível. Ainda mais se estivermos cogitando a solicitação de um empréstimo.

Sem o devido planejamento você não terá controle sobre seus investimentos, possíveis gastos e ganhos.  Por consequência, perderá totalmente o controle de desempenho do seu negócio, podendo resultar em grandes problemas.

Para evitar isso, se jogue nos estudos e boa sorte! Acesso nosso site para mais notícias sobre o mundo das franquias.