Além de ter o maior faturamento do franchising, o segmento de Alimentação oferece possibilidades de investimento em diversos segmentos que vão desde as tradicionais fast foods até opções mais específicas como comidas típicas, vegetarianas, confeitarias, etc. Nesse contexto, as franquias de hamburgueria aparecem como uma alternativa para quem quer começar o próprio negócio a partir de um empreendimento flexível, em alta e rentável.
Quando falamos do mercado de franquias a associação com o segmento de Alimentação é praticamente automática. Não à toa, o segmento faturou R$53.976 bilhões durante o quarto trimestre de 2020 e R$40.898 bilhões ao longo de todo o ano passado*, fazendo deste mercado o grande carro chefe do franchising no país.
Mas nem só de grandes restaurantes vive o segmento de Alimentação. As franquias de hamburgueria viraram uma febre no setor, especialmente após a “gourmetização” do hambúrguer, isto é, essa opção de comida deixou de ser um simples lanche para ser a grande estrela do cardápio.
Diferentemente de redes de fast food que oferecem diversos tipos de comida, as franquias de hamburgueria são especializadas no principal item do pedido: o hambúrguer. A maioria é feita de forma artesanal e com ingredientes especiais, fazendo com que cada marca tenha sua própria identidade.
* Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Investir em franquias de hamburgueria é um bom negócio?
Investir em franquias de hamburgueria permite que o franqueado atue através de diversas modalidades, desde a loja física até opções exclusivas de delivery, conhecidas como dark kitchen: mais economia, praticidade e eficiência no serviço. Foto: Unsplash
Como mencionamos anteriormente, o segmento de Alimentação é o mais rentável do mercado de franquias. Para quem está em busca de mais garantias no investimento, optar por franquias de hamburgueria é uma ótima opção mesmo durante a crise, já que é possível adquirir uma modalidade que não depende da loja física para funcionar: o delivery.
Foi através das entregas que muitos empreendedores encontraram um jeito de driblar a crise causada pela pandemia, garantindo o funcionamento dos negócios.
A possibilidade de atuar através do delivery diminui consideravelmente o valor do investimento das franquias de hamburgueria, reduzindo também gastos com aluguel do ponto comercial (que pode ser menor já que a unidade não permite consumo no local), salário de funcionários e outras despesas que envolvem a loja física.
Na prática, o delivery requer atenção para dois pontos fundamentais da operação: a cozinha e a entrega.
Dark Kitchen: sem consumo no local, foco é todo na cozinha
Essa nova maneira de fazer negócios no segmento de Alimentação fez crescer um novo conceito conhecido como dark kitchen ou cozinha fantasma. Na prática, a dark kitchen é a própria operação: apenas a cozinha e os funcionários internos.
Como não existe consumo presencial, essa é mais uma alternativa para quem quer investir em franquias de hamburgueria ou qualquer outro ramo do segmento de alimentação com economia e praticidade.
Perfil do franqueado
Ter vontade de abrir um negócio na área de alimentação não é suficiente para ter uma operação de sucesso no mercado de franquias: é necessário que o franqueado aplique na íntegra os padrões desenvolvidos pela franqueadora para obter os melhores resultados com a unidade. Foto: Unsplash
Começar um negócio em franquias de hamburgueria não requer que o franqueado tenha experiência na área, mas ter afinidade com esse mercado é fundamental para administrar a unidade – especialmente se o intuito é ter uma operação de sucesso.
O franqueado precisa ter em mente que a equipe vai lidar diretamente com alimentos frescos, ou seja, o cuidado com a higiene deve ser redobrado para evitar possíveis riscos de contaminação. Além disso, a escolha do ponto comercial pode influenciar diretamente na logística da operação das franquias de hamburgueria, principalmente se estivermos falando da modalidade delivery.
Entender quem é seu público-alvo e onde ele está é o grande segredo para realizar uma entrega rápida e eficiente – não faz sentido instalar uma unidade na zona Sul se a maior parte dos clientes está na zona Norte, por exemplo. O tempo de entrega deve ser sempre o mínimo possível para garantir a satisfação dos consumidores.
Mas se todos esses detalhes parecem muito difíceis fique tranquilo!
Investir em franquias de hamburgueria ou em qualquer outro segmento do franchising garante ao franqueado acompanhamento constante por parte da franqueadora que oferece treinamento, suporte e know how a todos os franqueados da rede.
Isso significa ter ajuda para escolher o ponto comercial, sugestões para montar a melhor equipe e firmar parcerias com os melhores fornecedores, acesso a tecnologias que podem ser utilizadas no dia a dia da operação, entre outras funcionalidades que uma marca experiente consegue fornecer a seu franqueado.
Se seu intuito é começar um negócio com franquias de hamburgueria confira a seguir uma lista com 7 opções de investimentos que separamos para você!
7 franquias de hamburgueria para começar o próprio negócio
O Burguês
Investimento inicial: a partir de R$170 mil
Faturamento médio mensal: R$150 mil
Retorno do investimento: de 12 a 14 meses
Billy the Grill
Investimento inicial: a partir de R$470 mil
Faturamento médio mensal: R$165 mil
Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Bob’s
Investimento inicial: a partir de R$770 mil
Faturamento médio mensal: R$180 mil
Retorno do investimento: de 24 a 48 meses
Burger King
Investimento inicial: a partir de R$2.200.000
Investimento inicial: a partir de R$250 mil
Taxa de franquia: a partir de R$50 mil
Retorno do investimento: a partir de 36 meses
Investimento inicial: R$100.000
Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil
Retorno de investimento: a partir de 18 meses
McDonald’s
Investimento inicial: R$2.500.000
Tico’s Burguer
Investimento inicial: a partir de R$250 mil
Quer conhecer mais opções de investimento em franquias de hamburgueria? Clique aqui e descubra novas oportunidades de negócio!