Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Entenda por que o franchising é um investimento seguro

6 de abril de 2021

Compartilhe
Mulher sorridente com notebook no colo

O mercado de franquias é conhecido por suas grandes marcas e operações de sucesso espalhadas por todo o mundo. Só que essa reputação não foi construída do dia para noite e, na verdade, o franchising está estruturado em pilares sólidos que fazem deste mercado um investimento seguro para qualquer empreendedor.

Dos mais experientes aos novatos que decidem começar o próprio negócio, as franquias proporcionam aos investidores chances reais de crescimento com segurança, praticidade e acompanhamento constante.

Como isso é possível? A partir da padronização de serviços e da presença da franqueadora em todas as etapas do negócio. 

Mas você sabe como isso funciona na prática e quais as vantagens desse mercado? Continue lendo para saber mais!

O que faz do franchising um investimento seguro?

A parceria entre franqueadora e franqueado é indiscutivelmente um dos pilares do mercado de franquias.

Para o entendimento ficar mais fácil vamos entender o papel de cada um. 

Franqueadora é a detentora da marca. É ela quem cede o direito de compra a outros investidores para que eles possam não apenas usufruir do nome da empresa, mas também de todos os serviços/produtos oferecidos por ela. 

Seguindo essa lógica, franqueado é o empreendedor que compra uma unidade de franquia. Ele não passa a ser dono da marca, mas sim de sua própria unidade. 

Vale lembrar que o franqueado não é funcionário da franqueadora, ou seja, não existem vínculos empregatícios entre eles. 

A base dessa relação é uma parceria em que ao mesmo tempo que o empreendedor quer o sucesso da sua unidade, a franqueadora depende que as unidades franqueadas sejam produtivas para alavancar a marca no mercado e, assim, vender mais franquias.

Franquia é sinônimo de investimento seguro por isso: o franqueado não existe sem a franqueadora e vice-versa, e o objetivo dos dois é o mesmo: trabalhar para o crescimento da rede.

Investir em franquia ou começar um negócio do zero?

Mulher apontando para anotações em quando branco enquanto explica algo para homem sobre investimento seguro

Empreender no mercado de franquias é a chance de aprender na prática as estratégias de sucesso desenvolvidas e utilizadas pela franqueadora. Foto: Unsplash

 

Quem procura por investimento seguro, estável e com acompanhamento especializado ao longo do empreendimento deve apostar no mercado de franquias. 

Enquanto começar um negócio do zero envolve muita burocracia, falta de conhecimento de mercado e estratégias capazes de consolidar a marca entre a concorrência, quem investe no franchising “pula” essas etapas já que o modelo de negócio bem estruturado e pronto para ser aplicado. 

Além disso, a franqueadora é presença constante em todas as negociações e até mesmo durante o funcionamento da operação. 

Como falamos anteriormente, além de ser do interesse da franqueadora o sucesso de todas as unidades franqueadas, a matriz possui certas obrigações e responsabilidades com o franqueado como prestar suporte e treinamento. 

Todas as informações sobre direitos e deveres de franqueadora e franqueado estão previstas na Lei das Franquias, e para acessá-la basta clicar aqui.

Motivos que fazem do franchising um investimento seguro

Homem sentado em um balcão escrevendo sobre investimento seguro em seu notebook ao lado de uma jarra de café

Ideal para empreendedores de primeira viagem, o mercado de franquias oferece condições exclusivas para quem quer crescer de modo exponencial com praticidade e segurança. Foto: Unsplash

 

O empreendedor sabe exatamente quanto vai gastar

Pense em tudo que envolve a abertura de uma empresa: gastos jurídicos, despesas de construção e reforma, salário de funcionários, entre outros. 

São muitos processos para acompanhar e, às vezes, as coisas podem sair do controle e acabar custando o dobro do que você pretendia gastar. 

Esse tipo de problema não acontece no franchising porque toda unidade tem um custo inicial pré-determinado pela franqueadora.

Entram no investimento inicial despesas como:

  • Taxa de franquia 
  • Taxa de royalties (se houver) 
  • Capital de instalação 
  • Capital de giro

Ou seja, o empreendedor sabe exatamente quanto vai investir e para onde vai cada despesa. Mais um motivo que faz do franchising um investimento seguro!

Essas e outras informações referentes ao funcionamento da unidade estão na Circular de Oferta de Franquia (COF), disponibilizada pela franqueadora a todo novo franqueado.

Treinamento, suporte e know-how

Mesmo quem não tem experiência como empreendedor ou até mesmo com o segmento que decidiu investir no franchising não terá problemas durante a operação. 

É dever da franqueadora prestar treinamento a todos os novos franqueados e suporte constante à unidade. Isso inclui auxílio com questões jurídicas, de comunicação, marketing, entre outros assuntos. 

Esse é um dos motivos que fazem do franchising um investimento seguro para novos empreendedores: não é preciso ter conhecimento na área para ser dono de uma unidade de sucesso!

Uma das vantagens desse setor é poder aprender com a experiência da própria franqueadora que compartilha seu know how com todos os franqueados. Afinal, uma empresa que se torna franquia conhece seu mercado e se posicionou de tal forma a ponto de se tornar referência na área. 

Nada melhor do que investir com profissionais que realmente entendem do assunto, não é mesmo?

Negócio escalável

Já que franqueado e franqueador trabalham para o crescimento da rede como um todo, um dos objetivos de quem investe no franchising é, de certa forma, o crescimento, e o que não faltam são ferramentas para tornar essa ideia possível. 

O franchising possibilita que o empreendedor cresça de modo escalável, sempre respeitando seus limites de investimento e conhecendo a fundo o mercado em que pretende expandir. 

Já deu para perceber que não faltam motivos para apostar no mercado de franquias já que esse, além de ser um investimento seguro, é uma opção que oferece retornos reais ao empreendedor. 

Quer investir no mercado de franquias? Clique aqui e encontre a marca ideal para você!