Trabalhar pela internet é algo cada vez mais comum, e nem só quem é funcionário tem essa vantagem. Quem é dono do próprio negócio também pode administrar a empresa de casa, sem a necessidade de manter uma operação física para ter sucesso.
A grande prova de que isso é possível é o mercado de franquias que tem no home office o carro chefe de muitas operações. Podendo escolher negócios de diversos segmentos, o franqueado digital encontra vantagens que vão muito além da possibilidade de trabalhar em casa, como você verá a seguir.
Assim como franqueados tradicionais, o franqueado digital é alguém que comprou uma unidade de franquia, sendo que a única diferença é que a operação é digital ao invés de física.
Como franqueado digital, o empreendedor também tem acesso às vantagens oferecidas pela franqueadora, como:
– Know how adquirido pela marca ao longo dos anos, já que uma marca de franquia é uma empresa consolidada, testada e aprovada pelo mercado
– Treinamento e suporte constante oferecido pela franqueadora. Todo novo franqueado passa por um treinamento sobre como administrar a unidade, mesmo não tendo experiência prévia no assunto
– Consultoria jurídica e de comunicação. Todos os franqueados da rede, independentemente do tamanho da operação, têm acesso à equipe jurídica e de comunicação da matriz.
– Escolha do ponto comercial. Quando a operação é física, a franqueadora ajuda o empreendedor a escolher o ponto ideal para que a unidade tenha sucesso, mas como estamos falando de franquias digitais, então o empreendedor terá ajuda para administrar o negócio da própria casa.
Para ser um empreendedor de sucesso não é necessário investir milhares de reais em operações enormes: é possível lucrar com operações de baixo investimento com as microfranquias. Foto: Pixabay
Sim!
Na prática, o franqueado digital adquire uma microfranquia, ou seja, operação de até R$90 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Isso acontece porque franquias digitais são bens mais econômicas do que operações tradicionais (acima de R$90 mil).
Pense o seguinte: a franquia digital não necessita de um espaço físico para funcionar e tudo pode ser administrado da sua própria casa. Só aí já é possível economizar com o aluguel e outras despesas envolvidas numa unidade física.
Outro ponto positivo da microfranquia é que ela não precisa de funcionários, sendo que o franqueado digital pode ser o único funcionário da empresa.
Mas atenção!
Para quem nunca trabalhou sozinho sendo o próprio chefe é preciso tomar alguns cuidados antes de entrar de cabeça nessa empreitada:
Trabalhar em casa é muito mais confortável do que cumprir horário no escritório. É uma verdade, mas isso não significa que haverá pouco trabalho para fazer. Pelo contrário!
O franqueado digital pode até ser o próprio chefe, mas ele também é o único funcionário da empresa, ou seja, tudo depende do desempenho de uma única pessoa.
Para evitar problemas durante o home office, o franqueado digital deve definir uma rotina de trabalho e segui-la com a mesma obrigação que teria se fosse funcionário de outra empresa.
Para quem trabalha em casa, é tentador ficar de pijama o dia todo. O trabalho até pode funcionar assim para algumas pessoas, mas o ideal é que o franqueado digital troque de roupa para mais um dia de trabalho.
Esse é um grande problema para qualquer empreendedor, mas para o franqueado digital a atenção deverá ser redobrada.
Por estar na própria casa, o franqueado deverá se atentar para o que entra como despesa da empresa ou pessoal.
Por exemplo: o café da tarde entra em qual tipo de despesa? Se você definiu que o período da tarde é horário de trabalho então essa refeição conta como despesa da unidade.
Pode parecer pouco, mas é preciso ter cuidado com os pequenos detalhes para que as contas não saiam do controle!
Antes de investir no franchising é importante conhecer os principais termos do mercado e suas definições. Foto: Pixabay
Se você é novo no mercado de franquias, separamos algumas definições importantes que fazem parte desse setor. Confira:
É quem detém os direitos sobre a marca.
Exemplo: quem compra uma unidade do McDonald’s não vira dono da marca, apenas da unidade que adquiriu.
É o empreendedor que adquiriu uma unidade de franquia, seja tradicional ou de operação micro.
Franquia no valor de, no máximo, R$90 mil.
Valor unitário cobrado pela franqueadora durante a assinatura do contrato de compra, a taxa de franquia dá “licença” para que o franqueado utilize o nome e os serviços da marca.
Valor estipulado pela franqueadora para manter a unidade funcionando por seis meses (ou mais, dependendo do tamanho da operação).
Investimento cobrado em operações físicas para reformar o ponto comercial escolhido e deixar a unidade com a “cara” da marca.
Informações como taxa de franquia, capital de giro e capital de instalação devem ser oferecidas pela franqueadora na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Maior franquia de produtos fit on-line da América Latina, a Brasil Nutri Shop oferece três modelos de franquia: padrão (R$9 mil), personalizado (R$12 mil) e master (R$15 mil).
Todas as modalidades permitem atuar no modelo home office e não exigem CNPJ do franqueado nem espaço para estoque dos produtos (a franqueadora cuida de tudo!).
Investimento mínimo: a partir de R$9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$9 mil
Faturamento médio: a partir de R$10 mil
Retorno do capital: a partir de 12 meses
Loja de semijoias femininas e masculinas, a Mazze é referência em vendas do setor no sul do Brasil.
A franquia trabalha com o modelo home based e pode ser administrada 100% on-line.
Com 150 unidades em operação no país, não é necessário ter CNPJ para ser franqueado da rede.
Investimento mínimo: a partir de R$9 mil
Faturamento médio: R$10 mil
Capital de giro: R$500
Maior franquia de marketing digital do mundo, a WSI tem parcerias com empresas de renome do mundo digital.
A franquia oferece sistema de marketing digital, acesso à rede global de consultores e treinamento permanente aos franqueados.
Dentre os produtos da rede estão: display e remarketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, web analytics, web design e desenvolvimento de sites, otimização de site, e-mail marketing, entre outros serviços de marketing digital.
Investimento inicial: R$59,8 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$15 mil.
Retorno de capital: 16 meses