Os candidatos a franqueados tem a oportunidade de conhecer de perto a rotina de trabalho da marca, e tudo isso sem gerar nenhum custo para o possível investidor
Iniciar um empreendimento é sempre um desafio. Independente de você apostar em uma franquia, onde você trabalha com um modelo de negócio já testado, não é uma garantia de sucesso ou de afinidade com o negócio. Partindo disso, algumas franquias estão começando a optar pelo test drive.
No test drive, o candidato a franqueado passa alguns dias em uma franquia conhecendo de perto o modelo de negócio, desde a gestão, e em alguns casos começando a realmente atuar na unidade e descobrir se realmente tem afinidade com aquele tipo de negócio.
Essa estratégia tem trazido ótimos resultados, e já esta sendo adotadas pelas redes de franquias. Afinal, investir em uma franquia não é fácil, exige muito planejamento e o test drive possibilita a experiência com o negócio antes mesmo de assinar o contrato.
Diogo Cordeido de Oliveiro, diretor executivo da SUAV, conta que essa é uma ótima oportunidade do candidato testar se o negócio escolhido tem o seu perfil. A SUAV oferece aos candidatos o test drive desde que entrou para o franchising em 2016.
“O candidato a franqueado poderá ir até uma loja SUAV, já pré-agendado, onde irá conhecer a operação funcionando. Serão três dias de imersão entendendo os fluxos diários, prestação de serviço oferecido pela franqueadora e clareza no funcionamento da operação. Tudo isso acompanhado pela nossa equipe de suporte e pelo franqueado da unidade escolhida que mostrará o dia a dia da empresa”, diz o empresário que frisa que o candidato é quem escolhe a loja onde pretende passar pelo teste. Esse serviço é oferecido gratuitamente pela franqueadora, outro diferencial da empresa, já que algumas redes cobram pelo serviço, e caso o candidato desista ou não seja aprovado o dinheiro não é devolvido.
A identificação com a operação é de extrema necessidade para quem busca ser dono do próprio negócio e através do test drive, o franqueado consegue se atentar como que o negócio é conduzido e ter a visão exata dos serviços oferecidos pela sua marca.
Diogo conta que em média 20% dos candidatos desistem da franquia após o test drive. “No entanto, esse número é muito baixo, pois eles acabam percebendo que não possuem perfil para o negócio, um dos fatores eliminatórios da seleção de franqueados, pois se percebermos que o candidato não possui perfil para identificação da opção ele acaba sendo cortado”, afirma. O modelo de franquias test drive é uma forma de trazer candidatos mais preparados e decididos para uma rede.
Confira também: Centro Britânico lança modelo inovador de franquia