Ilustração - Blog Franchise Store

Mercado Nordestino se destaca em redes no Franchising

Região ocupa a terceira posição do País em números de redes e unidades

 

O Franchising é um mercado que se encontra em constante ascensão. Mesmo com a crise, o mercado de franquias continuou forte e se destacando em números de crescimento. Algumas regiões se destacam por atraírem diversas marcas e contribuírem para o crescimento do setor de franchising, uma delas é o nordeste do país. Segundo a ABF, houve um aumento de 10% no número de redes que atuam na região e atualmente, 645 marcas operam no mercado nordestino. O número de unidades não fica para trás e possui uma expansão de 7%, totalizando 13.196 pontos de venda.

“A cada ano provamos que o Nordeste tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da regional Nordeste da ABF, Leonardo Lamartine.

Em termos de faturamento a região atingiu R$ 22,5 bilhões, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo perído do ano anterior. A maioria das redes nordestinas atua nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (28,9%), Alimentação (25,7%), e Moda (12,5%), dads que demonstram que a região está em linha com o mercado nacional.

A região atrai pelo clima quente e a forte participação no setor de serviços, todos os estados possuem potêncial para crescer economicamente nos próximos anos, refletindo a recuperação da economia.

De acordo com o diretor da ABF Nordeste, Leonardo Lamartine, “o Nordeste é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e a crescente interiorização das marcas no País favorece a região Não apenas nas capitais, mas também nas cidades menores do interior nordestino, há consumidores para as mais diversas marcas, formando um novo mercado potencial. É preciso aproveitar as oportunidades”, afirma.

Confira também: Setor de franquias faturou R$ 163,3 bilhões em 2017