Tendências e insights para o mercado de franquias em 2022

O modelo de trabalho de uma franquia é uma das vantagens mais reconhecidas e por quem busca a independência financeira. Investir em franquias em 2022 é uma ótima aposta para quem quer começar a empreender e mudar de vida. Com a gradual retomada da economia e melhores projeções para os números do mercado do franchising, segundo relatório recente da Associação Brasileira de Franchising, o cenário econômico se mostra promissor. No final de 2021, o setor do franchising já começou a demonstrar um comportamento mais estável, com um crescimento otimista em relação ao ano de 2020. O número de faturamento, redes, unidades e empregos passou a apresentar aumentos, mostrando uma recuperação frente aos impactos da pandemia. A suspensão das medidas restritivas do isolamento social, modernização e readequação das franqueadoras, a retomada da rotina presencial e hábitos dos consumidores são alguns dos fatores que colaboram com esse pensamento otimista para as franquias em 2022.

 

O empreendedorismo no Brasil

Uma pesquisa mostra que, em 2022, uma parcela significativa dos jovens brasileiros têm o sonho de empreender. O desejo de ter o próprio negócio surge pela possibilidade de alcançar um padrão de vida desejado sem precisar depender de um emprego fixo e convencional. Os dados da mesma pesquisa revelam uma significativa força do mercado de trabalho direcionado ao empreendedorismo jovem no ambiente digital, alimentada principalmente pelo cenário pandêmico e digitalização das coisas. O forte abalo sofrido pela economia deixou o mercado de trabalho bastante fragilizado, exigindo criatividade e dinamismo para que as pessoas pudessem se reinventar e empreender. É por esse motivo que as franquias em 2022 ganham ainda mais potência.  Uns veem no empreendedorismo uma forma de seguir a carreira de negócios tão desejada, outros veem como uma alternativa para ganhar renda e mudar de vida.

 

Match entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso 

Ao investir em uma franquia o empreendedor já ganha vantagens muito importantes em relação a iniciar um negócio isolado e sozinho. Isso porque, com uma franquia, já se adquire um modelo de negócio, produto e/ou serviço já testado e consolidado no mercado. 

O franqueador oferece acesso a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, experiência no cenário da pandemia e o conhecimento de outros empresários experientes. Por esses motivos, os empreendedores iniciantes que buscam negócios de sucesso tendem a investir em franquias em 2022. 

No franchising os empreendedores encontrarão modelos de negócios muito mais resilientes, digitalizados e com troca de experiências e lições da pandemia, o que é muito positivo para o desenvolvimento do setor econômico nos próximos anos. 

O mercado de trabalho ainda se encontra em um ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora, que apesar de desafiadora, é bastante promissora como já falamos aqui.

 

O que podemos esperar? 

No mês de março a Associação Brasileira de Franchising realizou o Pós-IFA 2022, um evento para discutir os aprendizados obtidos no Congresso da International Franchise Association (IFA), um dos eventos mais importantes do mercado de franquias do mundo. Durante este evento a ABF debateu as tendências e principais ideias que estão rolando no mercado franchising americano, especulando desafios, oportunidades e aprendizados que podem ser úteis para a realidade brasileira das franquias em 2022

 

Pessoa escrevendo em um caderno com o notebook aberto ao lado

 

O atual cenário econômico exige esforços redobrados para entender as dinâmicas do mercado. É nítido que o atual momento do franchising requer responsabilidades e mudanças, principalmente no que diz respeito à relação com aos novos hábitos de consumo e soluções frente aos avanços tecnológicos exigidos pelos consumidores. Vamos comentar sobre alguns elementos-chave para as franquias em 2022 discutidos em um dos maiores eventos do mercado de franquias:

 

Aliança entre franqueador e franqueado

Na relação franqueador e franqueado cada um possui um papel definido em que ambas as partes participam ativamente. O relacionamento entre franqueador e franqueado é uma parceria que necessita de comprometimento mútuo, pois o crescimento de um depende, necessariamente, da construção conjunta de uma cultura organizacional.  Na dinâmica das franquias em 2022, o franqueado precisa do suporte do franqueador para operar sua unidade, elemento que faz todo o diferencial para se ter sucesso.

 

As pessoas são a marca

É muito importante que o franqueado se debruce para compreender aquilo que está investindo: entender todos os processos e escutar todas as pessoas que fazem parte da marca, desde os fornecedores aos colaboradores internos e externos do empreendimento. O consumidor da franquia também deve ser observado, pois é ele quem alimenta a cultura e os valores que a marca tem para oferecer. As pessoas, mais do que nunca, enxergam nas marcas pessoas reais com posicionamentos e atitudes nas quais elas se identificam. Por isso, estude e compreenda a cultura por trás daquilo que quer investir.

 

Tecnologia como aliada

 

Um notebook, smartphone, relógio inteligente e um tablet em cima da mesa

A tecnologia é uma aliada, mais do que nunca, para os novos modelos de negócios e padrões de consumo que estão surgindo. A forma de relacionamento entre o cliente e o vendedor sofreu uma migração considerável para o ambiente online com a pandemia e o distanciamento social. As empresas têm percebido que esses hábitos serão mantidos daqui para frente. As dinâmicas da relação de compras e vendas se ampliaram, porém é inevitável dizer que ao mesmo tempo também houve a perda de autenticidade na relação cliente e vendedor, pois os contatos virtuais são diferentes do presencial A volta gradual ao presencial está se consolidando, mas é possível que o modelo híbrido de trabalho seja uma possibilidade bastante tangível e o ambiente online pode ser vantajoso e deve ser utilizado a favor das franquias em 2022.

 

Educação financeira

Outro ponto de extrema importância é a atenção à educação financeira para os franqueados. Para realizar uma melhor gestão dos negócios e contar de forma mais eficiente com o suporte oferecido, é obrigatório conhecer o básico sobre finanças e administração, pois a educação é um elemento chave para que os negócios prosperem. O sucesso de um negócio depende das condições de mercado, das condições locais, dos concorrentes existentes, vários fatores que devem ser compreendidos e manejados pelo empreendedor. 

 

Momento promissor no franchising

Nesse momento de oscilações econômicas, uma das alternativas mais seguras para quem quer ter o seu próprio negócio é investir em franquias em 2022, um sólido e cauteloso modelo de negócios.  Mais estável que o ano de 2021 que foi repleto de adaptações e mudanças, em 2022 as projeções para o mercado são bastante favoráveis e apontam crescimento em relação ao ano passado. Há opções para vários bolsos e diferentes perfis de empreendedorismo, para conhecer basta você clicar aqui.