
As regiões Sudeste e Sul são os maiores pólos de consumo do país. Por isso, por muito tempo, as redes buscaram expansão somente nas cidades dentro destas regiões. Mas o forte crescimento econômico do Nordeste nos últimos tempos levou muitas redes de franquia a elegerem a região como foco do seu plano de expansão.
Nos últimos anos, praticamente todas as capitais já foram exploradas pelas redes que buscam conquistar a região. Para atingir novos consumidores, a estratégia agora é expandir para outras cidades. “A tendência desta expansão é de que o foco saia das capitais e se voltem para as grandes cidades do interior do Nordeste. É importante mapear a região para saber onde a marca de adequa melhor ao público consumidor daquela área”, aconselha Filomena Garcia, Sócia-Diretora do Grupo Cherto Consultoria.
Filomena também explica que não há um segmento específico que mais cresça, mas pontua os de alimentação (por ser o de maior número de marcas do franchising), serviços, beleza e saúde e calçados e acessórios. “Outro fator importante, depois de planejar a expansão, é a adequação dos produtos para o público consumidor, que algumas vezes podem ser diferentes dos hábitos dos consumidores de onde a rede já é consolidada”, explica Filomena.
Mas os interessados em investir na região devem ficar atentos.Filomena faz uma observação muito importante a este respeito. “As marcas que já se consolidaram no Nordeste são uma forte concorrência para quem chega agora. Elas conhecem bem os hábitos de consumo do local e já são conhecidas pelo público consumidor. É preciso fazer um estudo de mercado antes de levar a marca para lá”, finaliza a Diretora.
Confira 16 franquias que pretendem expandir para o Nordeste: