Ilustração - Blog Franchise Store

Seletti Culinária Saudável quer crescer em quatro reigiões do Brasil

O Seletti Culinária Saudável, rede pioneira em alimentação saudável no Brasil, participa pela 5ª vez consecutiva da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que acontece entre os dias 04 e 07 de Junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, para ampliar ainda mais a presença da rede no país.

De acordo com Léo Barros, gerente de expansão do Seletti, a meta é de que a rede cresça, aproximadamente, 50%. Isso quer dizer que em 2014 serão assinados cerca de 17 contratos.“A projeção é encerrar este ano com 50 lojas, entre abertas e contratadas”, afirma o executivo.  O plano global de crescimento da marca prevê chegar a 150 operações em todo o Brasil até o ano de 2017 de maneira sustentável.

Para 2014, o planejamento do Seletti tem como focos principais a consolidação e fortalecimento da rede no Sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Sul do país e crescimento reforçado nos estados do Nordeste e Centro Oeste.

O Seletti Culinária Saudável tem, atualmente, 33 unidades em operação. São 31 restaurantes na região Sudeste, que contemplam São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Minas Gerais. As outras duas unidades estão no Distrito Federal e em Pernambuco. Na mira, aparecem: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); cidades do interior de São Paulo, como São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas, além de Santos, no litoral; Rio de Janeiro (RJ); Vitória e Vila Velha (ES); Fortaleza (CE); Recife (PE); Natal (RN); Aracajú (SE); Maceió (AL); João Pessoa (PB); Salvador (BA); Teresina (PI); Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). “A ideia é ter pelo menos duas novas lojas em São Paulo, três no Rio de Janeiro e uma em cada capital do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sul. Isso deve resultar em um aporte de R$ 9 milhões para inauguração de, no mínimo, 17 lojas”, afirma Barros.

O interesse por todas essas regiões e capitais é reflexo de um estudo feito pela Euromonitor intitulado “As dez tendências globais de consumo para 2014”. O ano, de acordo com o relatório, será marcado pela maior consciência dos consumidores quanto à importância da alimentação saudável. A preferência por uma refeição balanceada não está ligada apenas às estatísticas de obesidade e ao aumento da população com sobrepeso, mas ao fato de que uma alimentação mais saudável pode estender a expectativa de vida e melhorar a qualidade do dia a dia. Esse hábito, cada vez mais cristalizado, vem se refletindo no ambiente de negócios. De acordo com as previsões, a venda de produtos com redução de sal, açúcar e gorduras deve crescer 6,9% na América Latina, assim como produtos sem glúten e lactose.

O Brasil Foods Trends 2020, por exemplo, identificou as exigências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos, que foram agrupados em categorias. Entre elas, estão: sensorialidade e prazer; saudabilidade e bem-estar; conveniência e praticidade; confiabilidade e qualidade; e sustentabilidade e ética.

“Relatórios como esse endossam o conceito da nossa operação e mostram que, de fato, a alimentação saudável vem se tornando essencial à vida dos brasileiros. No Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas têm uma grande preocupação com o corpo, por conta da localização litorânea da capital. Em São Paulo, o bem-estar torna-se primordial, pois as pessoas desejam render mais em suas atividades. No Nordeste as pessoas também se preocupam muito com o melhor desempenho do organismo, praticam muito esporte e precisam estar com a saúde em dia para isso. O que era tendência virou realidade e está se consolidando com muita rapidez”, avalia Luis Felipe Campos, diretor e idealizador do Seletti Culinária Saudável.

A franqueadora prevê, para 2015, a estreia de dois novos modelos de operação: loja de rua, que vai contar com serviço delivery e café da manhã, e a unidade compacta, cujo piloto está em teste e apresenta como benefícios maior capilaridade, ideal para academias, centros comerciais, universidades e postos de gasolinas.

Novo Formato – Modelo compacto

De olho em todas as possibilidades de crescimento, Luis Felipe Campos, mira uma nova modalidade de loja. A ideia é iniciar a expansão da marca também por meio de modelo compacto, que exigirá investimento menor. A unidade piloto já está em operação em uma Loja de Conveniência na zona oeste da cidade de São Paulo. O executivo comemora o sucesso da primeira fase de operação do modelo.

Segundo Campos, a ideia de montar um modelo compacto de operação apresenta vantagens, como a gestão, administração e operação, mais simples, mão de obra reduzida, menu diferenciado e adaptado de acordo com o formato de negócio, além da questão do ponto comercial. A expectativa é de que outras três unidades sejam inauguradas em mercados estratégicos, como São Paulo e Rio de Janeiro, em 2015. “A estratégia é escolher a dedo esses centros comerciais menores e conseguir, com o formato reduzido, uma capilaridade maior para exposição da marca e, automaticamente, facilitar a sedimentação do Seletti nesse mercado”, avalia o executivo.