Guia prático: vale a pena investir em uma franquia?

Quando o assunto é abrir o próprio negócio, surge logo a dúvida: começar do zero ou comprar uma franquia? Com um modelo diferenciado de negócio, a franquia traz consigo o conhecimento e a experiência já adquiridas e testadas previamente por uma marca, o que pode reduzir os percalços ao longo do percurso. Já no negócio próprio, o empreendedor precisa, muitas vezes, começar do zero, tornando sua marca conhecida e testando novos caminhos para fazer o empreendimento alavancar. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor de franchising encerrou 2022 com faturamento de R$ 211 bilhões, o que representa um crescimento de 14,3% se comparado ao ano anterior.

Se você planeja investir nessa área, a dica é buscar informações e conhecer bem o mercado em que irá atuar. Para apoiar você, trazemos abaixo algumas orientações para te auxiliar.

Como as franquias funcionam

Em uma franquia, existe uma relação de interdependência entre o detentor do modelo inicial e o investidor, isto é, o empreendedor que embarca no novo negócio. Nesse modelo, o dono do negócio paga para usar a marca e o conhecimento já adquirido e testado anteriormente pelo criador da marca que, em troca, fornece o suporte necessário para que o empreendimento vá adiante.

Conheça os modelos de franquias existentes no mercado

O mundo do franchising traz diversos modelos de negócios, adaptáveis às condições financeiras e às expectativas de quem quer ingressar no segmento. A seguir, você conhece os principais deles, de acordo com dados da ABF.

Franquia unitária

Neste modelo, o franqueado abre uma unidade de negócio em um local pré-determinado pelo franqueador, como um quiosque em um shopping ou uma loja em um centro comercial. 

Franquia master

O master franqueado, ou subfranqueador, pode abrir ou terceirizar para outros empreendedores várias unidades franqueadas em uma determinada região. Aqui, o master franqueado é quem assume os contratos com o franqueador e, também, recebe parte do valor da taxa de franquia e dos royalties (quantia paga ao proprietário pelo direito de uso) cobrados dos franqueados, além de se responsabilizar pelo treinamento e suporte a esses terceiros.

Franquia de Desenvolvimento de Área (DA)

O franqueado desenvolvedor de área recebe o direito de exploração de uma região específica, na qual abrirá mais de uma unidade em um determinado período. Cada uma delas terá um contrato de franquia com o franqueador, e o DA poderá vender unidades em sua região e receber parte do valor cobrado em taxas ou royalties.

Franquia store in store

Também conhecida como business in, esse modelo de franquia permite que o empreendedor tenha uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro, como uma cafeteria dentro de uma livraria, ou uma loja de roupas instalada em um hotel, por exemplo. Aqui, a ideia é valorizar os dois negócios, aumentando o fluxo de clientes e potencializando o faturamento. 

Microfranquias

Conhecidas pelo baixo custo operacional, operação simplificada e com atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, as microfranquias costumam ter um retorno de capital rápido e compatível ao investimento feito inicialmente.

Neste modelo, o investimento exigido é de até R$ 105 mil, segundo a referência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em muitos casos, a operação da microfranquia não depende de um ponto comercial e o franqueado pode trabalhar de casa ou atender diretamente no endereço do cliente. Neste caso, ela é chamada de home-based, como venda de cosméticos, serviços de marketing digital e educação a distância.

Ramos de negócios que oferecem franquias

Com opções em diferentes segmentos, as franquias permitem que o franqueado escolha um determinado segmento mesmo sem ter experiência na área, já que ele recebe todo o suporte necessário do franqueador. Listamos, abaixo, alguns dos segmentos disponíveis:

  • Alimentação
  • Casa e construção
  • Comunicação, informática e eletrônicos
  • Entretenimento e lazer
  • Hotelaria e turismo
  • Limpeza e conservação
  • Moda
  • Saúde, beleza e bem estar
  • Serviços automotivos
  • Franquias de serviços educacionais

Dentre as inúmeras opções, é preciso levar em conta alguns pontos importantes na hora de fazer a sua escolha. Ao ingressar em uma rede, o franqueado deve ter a clareza de que o trabalho desenvolvido deve seguir padrões e normas previamente estabelecidos e que passará a fazer parte de um grupo que tem um objetivo em comum: alcançar o sucesso.

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Fonte: Meu Bolso em Dia.