9 dicas para abrir uma franquia de sucesso

1. Tenha afinidade com a área: esse é o primeiro passo para orientar sua escolha, afinal de contas, para ter sucesso nos negócios, é importante que você entenda do assunto e goste do que faz, não é mesmo?
 

2. Escolha marcas consolidadas: evite escolher marcas e segmentos recém-surgidos e que estejam “na moda”, pois eles podem acabar sumindo com a mesma rapidez com que apareceram. É sempre mais seguro abrir uma franquia com um nome que as pessoas já conhecem e que já possui um público fiel.

3. Faça um investimento que caiba no seu bolso: o investimento inicial necessário para abrir uma franquia varia muito dependendo da marca e do ramo de atividade, mas é possível encontrar opções com investimento inicial de menos de R$25 mil. Indicamos que você explore suas possibilidades com calma e escolha por um negócio financeiramente viável para você.
 

4. Pesquise muito: há um velho ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição, portanto, pesquise com calma, peça ajuda, converse com profissionais e esteja ciente de todos os pontos importantes antes de tomar sua decisão. Procure a empresa franqueadora, tire todas as suas dúvidas e, se possível, converse com outras pessoas que já têm negócios com as marcas que você está considerando.
 

5. Participe dos cursos oferecidos: as franqueadoras geralmente oferecem cursos, oficinas e workshops para os interessados em investir na marca. Aproveite essa oportunidade para entender melhor suas possibilidades de negócio, fazer novos contatos e aprender muito.
 

6. Elabore um bom plano de negócios: é fundamental que você considere todos os custos que terá ao abrir seu negócio e não apenas o valor inicial de investimento. É preciso colocar na ponta do lápis gastos com documentação, contratação de pessoal, entre outras coisas, além de ter uma ideia aproximada de quando terá retorno sobre o seu investimento, ou seja, quando seu negócio começará a “se pagar”.
 

7. Organize a documentação necessária: abrir uma empresa pode ser um processo burocrático e cansativo se você não entender muito bem o processo ou se não tiver toda a documentação organizada. Nossa dica é que você fique atento aos prazos e documentos necessários e que não hesite em pedir ajuda a um profissional se julgar necessário.
 

8. Avalie bem antes de escolher o seu ponto de venda: é fundamental que você conheça muito bem o seu produto e o público que deseja atingir antes de escolher a localização do seu negócio, pois o ponto de venda deve ser um lugar de fácil acesso aos seus consumidores. Logo, questões como segurança, local para estacionamento, proximidade da concorrência, entre outros, devem ser considerados nessa etapa.
 

9. Seja presente: já ouviu falar que “os olhos do dono é que engordam o gado”? Isso significa que você precisa fazer parte do dia a dia do seu negócio e nunca deixar que outra pessoa cuide dele para você. Você é a pessoa que mais entende do seu negócio, já que se dedicou tanto a entendê-lo. E é também a pessoa mais interessada em fazê-lo dar certo, não é verdade? Lembre-se: sua presença é fundamental para o seu sucesso!

 

Fonte: Mercado Pago