Franquias de alimentação: Conheça as 10 maiores marcas do Brasil e os resultados de crescimento do setor.
No franchising, um dos setores que mais crescem e também um dos mais procurados para iniciar no sistema é o de alimentação. Prova disso, é dar uma simples voltinha na praça de alimentação dos shoppings centers brasileiros, ali estão reunidas as principais marcas que fazem parte do mercado de franquias.
O setor de alimentação sempre foi um dos mais fortes e resilientes quando comparado com os demais. As redes estão acompanhando as novas tendências de mercado e investindo no novo perfil do consumidor, que está em busca de uma alimentação mais saudável. Mas também não deixam de lados aqueles que ainda preferem seguir uma linha mais fast food.
De acordo com balanço realizado no 2º semestre de 2019, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação foi um dos que mais se destacaram, ao registrar, durante o terceiro trimestre deste ano, um faturamento maior do que R$ 10 bilhões.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que as famílias brasileiras gastam em média R$ 658,23 por mês com alimentação, sendo R$ 442,27 com alimentos consumidos em casa e os demais R$ 215,96 com alimentação fora de casa. Ou seja, 32,8% dos gastos dos brasileiros em alimentação foram feitos fora do lar.
Anualmente, a ABF lança um estudo sobre o mercado de alimentação dentro do setor de franquias, em parceria com a Galunion Consultoria. Dados da pesquisa mostram de que há cerca de 762 marcas de franquias de alimentação, 27,2% de todo o setor. O faturamento teve um crescimento de 7%, saltando para R$ 45,8 bilhões em 2018.
Separando por segmentos, Alimentação Saudável segue crescendo, com variação positiva de 25,92%. Grelhados vem a seguir, com 19,41%, e Cafeteria e Snack, com 17,05% de variação.
Cerca de 34 mil lojas em operação no país são franquias de alimentação. O segmento segue crescendo no Brasil. Em 2018, foram abertas 10,28% de unidades e fechadas 3,15%. Houve também um repasse de 2,53%.
Mais da metade (52%) revelaram que pretendem apostar em lojas de menu reduzido para continuar a crescer durante a recuperação econômica. Quiosques vêm em segundo lugar na preferência (49%), e restaurantes exclusivamente para deliverys são a prioridade para 44%.
Vistas como porta de entrada no mercado de trabalho para jovens, as franquias de alimentação focadas em sanduiches são as que mais concentram trabalhadores. No ano passado a média era de 46 colaboradores, seguidas por redes de outros tipos de culinária, que envolvem Árabe e Padaria, com 34 trabalhadores. Em terceiro lugar estão as marcas do tipo Asiática e Grelhados, ambos com média de 17 funcionários.
Cerca de 60% das redes disseram que monitoram as tendências de saudabilidade para adaptar cardápios, como sem glúten, baixo sódio e clean label. Mais da metade (52%) pensa na customização do cardápio pelo cliente como tendência para os próximos anos. Já 48% apontam para veganismo e vegetarianismo como áreas que devem ganhar ainda mais espaço.
No estudo da ABF, foi relatado que 78% das marcas entrevistadas pretendem investir em delivery nos próximos anos. Na edição passada do levantamento, esse número era de 66%. Disponibilizar pedidos on-line também é prioridade para 68%, ante os 53% do ano passado.
E não é para menos! O delivery é muito importante para redes de alimentação. Para ter uma ideia, 37% do total do faturamento das marcas de culinária asiática veio do delivery em 2018. Em pizzas e massas foi 35% e deve alcançar 40% em 2019. Já alimentação saudável, que teve 14% do faturamento em 2018 baseados no delivery, espera aumentar para 20% este ano.
Isso demonstra uma maior preocupação do mercado com a entrega, o que requer atenção de quem vai investir em franquias de alimentação, pois o delivery demanda custos e operações diferenciadas do atendimento no balcão ou nas mesas. As embalagens precisam ser pensadas para manter o alimento com as mesmas especificações de quando é servido na loja e também precisa ser preparado para “viajar”.
Até pouco tempo atrás, a mão de obra era um impeditivo para esse tipo de serviço, pois as maiores demandas em serviços de delivery costumam acontecer em horários específicos, dependendo do tipo de prato. Atualmente, com os serviços de entrega por aplicativo, ficou mais fácil para as empresas franqueadas aderirem ao modelo, tendo como representante um entregador terceirizado.
A tecnologia, no entanto, não se restringe à entrega. Soluções para o atendimento no balcão também têm sido consideradas pelas redes. Quem visita praças de alimentação já pode ter sido abordado com menus de papel, mas agora, 47% pretendem trocar isso por iPads. Aqueles quiosques e autoatendimento das redes de fast food também devem se estender para mais operações, porque é a segunda prioridade para 41% das franquias.
Para aqueles que desejam ingressar nas franquias de alimentação é preciso levar em conta algumas dicas importantes, pois o futuro franqueado deve ter em mente que trabalhará de domingo a domingo e ainda comandará o fogão e as panelas no início do negócio, até que tudo esteja regulamentado e funcionando da melhor maneira possível. Confira pontos importantes:
Se quiser saber mais sobre como abrir sua franquia de alimentação, não deixe de falar com nossos especialistas.
Confira também as 10 maiores franquias de alimentação do Brasil, em número de unidades, de acordo com dados a ABF:
Além destas, o franchising conta com diversas opções, das mais variadas, e que ainda possuem um amplo mercado para expansão. Confira alguns exemplos:
A rede nasceu em 2016 e já tem 52 unidades em funcionamento no Brasil e 4 unidades nos Estados Unidos. O diferencial é a receita da pizza que, como o próprio nome sugere, é diferente da pizza convencional. Com um conceito de pizza individual, a rede garante que o sabor e experiências são únicos.
Investimento mínimo: a partir de R$ 250.000,00
Capital de giro: R$ 60.000,00
Faturamento médio: R$ 100.000,00
Previsão de retorno: 36 meses
Um novo conceito de padaria, com mais de 47 tipos de pães. Nasceu em 2017 para atender aos clientes de Alphaville e já tem cinco unidades em funcionamento. Veja:
Taxa de franquia: R$ 25.000,00
Faturamento médio: a partir de R$ 33.000,00
Previsão de retorno: 36 meses
No mundo todo, o segmento de alimentação é muito representativo dentro do setor de franquias. A revista Franchise Times divulga um estudo anual com as 200 maiores franquias dos Estados Unidos. Separamos as 10 maiores, em faturamento, das franquias de alimentação. Confira: