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Expansão de franquias: 5 dicas para te ajudar a crescer sem complicação

Quando se trata de expansão de franquias é preciso estar com o modelo de negócio bem estruturado e um bom preparo interno para chamar a atenção de potenciais investidores. Ao tomar esse passo, o gestor da empresa deve estar preparado para se tornar um franqueador e vender seu “peixe” a potenciais investidores.

Ainda mais se tratando do franchising, modelo que permite conquistar novos mercados com mais facilidade. Para isso, é fundamental estar com todas as adequações necessárias – estruturais, jurídicas, financeiras – para ter credibilidade junto a potenciais investidores e evitar possíveis falhas na operação das unidades e, consequentemente, riscos para a reputação da marca.

Muitos empreendedores ficam inseguros sobre o momento certo para fazer a expansão de franquia. Porém, mesmo com o cenário não tão favorável por conta da pandemia da covid-19, as redes de franquias estão crescendo. 

Mesmo sentido os efeitos dos impactos no segmento de franquias, alguns setores tiveram crescimento como por exemplo o de saúde, bem-estar e beleza (6,1%) e casa e construção(19,6%). 

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram abertas 3,3% mais unidades de franquias no primeiro trimestre de de 2021 do que em relação ao mesmo período de 2020. Esses dados animam empreendedores na hora de decidir sobre a expansão de franquias em 2022.

Estamos iniciando 2022 com a expectativa de aumento da cobertura vacinal e, mesmo que a sua franquia não esteja enquadrada nestes setores, e você pretende investir na expansão de franquias é necessário fazer uma análise prévia. 

Trazemos algumas dicas que vão ajudar a decidir o melhor caminho para a expansão de franquia.

Você sabe o que é a expansão de franquias?

Objetivos claros é a nossa primeira dica! 

Você tem um negócio e certamente quer vê-lo crescer, não é mesmo? 

Quando se trata de expansão de franquia é preciso estar com o modelo de negócio bem estruturado para chamar a atenção de potenciais investidores e assim atingir um crescimento real.

No setor de franchising, a expansão de franquia nada mais é do que dar concessão do direito de replicar seu negócio para investidores.

No processo de expansão, a franqueadora (detentora da marca)  e franqueados  fazem acordos onde tem metas e prazos a cumprir, suporte da franqueadora para implementação da uma nova unidade, escolha do ponto (caso a franquia seja física) e todo know-how da empresa. 

Em contrapartida, o franqueado que paga uma taxa para expandir o negócio, adquirindo direitos e podendo utilizar toda estrutura e recursos disponibilizados pela rede. Tudo isso é firmado em contrato entre duas partes e também é elaborada pela franqueadora a COF (Circular Oferta de Franquia).

Por que analisar o negócio é tão importante para a expansão de franquias?

A segunda dica é ter um olhar analítico sobre as finanças

Homem segurando gráfico em ambiente digital

Analisar a estrutura e a parte burocrática da empresa são fundamentais para o processo de expansão de franquias. Foto: FreePik

 

Muitos empreendedores ficam inseguros sobre o momento certo para fazer a expansão de franquia, mas lembre-se: o franchising é um modelo que permite conquistar novos mercados com mais facilidade. 

Isso traz um sentimento de esperança já que ainda estamos na pandemia, certo? Mas vamos nos ater aos fatos? Para dar esse passo tão importante, é preciso ter um olhar cirúrgico sobre a marca como um todo.

Expandir franquia não é apenas abrir mais unidades e conceder direitos de uso da sua marca sem critérios, o que inclusive pode gerar resultados negativos para o seu negócio.

É importante fazer uma análise de viabilidade da sua empresa, somente desta forma você irá descobrir se é viável neste momento investir na expansão da franquia.

Atenção ao planejamento financeiro e viabilidade econômica

Não pule esta etapa, ela é crucial para seu negócio!  Como está a saúde financeira da sua empresa? Tem metas a longo e curto prazo? 

Para ajudar nessa definição, é importante saber como está o mercado atual do seu negócio, o volume de vendas e os custos operacionais. Essas informações vão te notar no momento da expansão de franquias de maneira sustentável. 

O planejamento financeiro a curto prazo mostra o cenário atual da sua empresa e o planejamento financeiro a longo prazo dará projeções de gastos e receitas, e um horizonte de até onde você pode ter recursos para aguardar o retorno financeiro da expansão de franquia. 

Outro ponto é ter metas realistas que possam ser atingidas. Isso evitará maiores transtornos.

Vamos falar sobre outra parte tão importante quanto: a parte jurídica burocrática

Terceira dica para descomplicar a expansão de franquias

Sendo um franqueador, é importante revisar se todos os processos burocráticos do seu negócio estão em conformidade com as leis vigentes dentro da área de atuação da sua franquia. 

 

  • Existe a necessidade de serem feitas adaptações legais?
  • Como andam as obrigações legais da sua empresa? 
  • Tributos, questões trabalhistas, autorizações de órgãos competentes estão ok? 
  • Quais processos precisam ser avaliados e padronizados?
  • Como está o branding da sua marca?

Ao pensar na expansão de franquias, seu negócio deve estar em conformidade com as leis das franquias .

Se tiver dúvidas, procure especialistas na área para fazer uma análise e um plano de expansão de franquia possível de acontecer com segurança e menos riscos.

Vantagens da expansão de franquia

Quarta dica: pense nas vantagens que a expansão de franquia pode trazer para o seu negócio!

Agora que você já tem uma base analítica da sua franquia, deve querer saber das vantagens em expandir sua franquia, não é mesmo?

Expandir sua franquia tem que ser bom para ambas as partes. Além disso, a expansão de franquias é um processo de investimento bem baixo, se compararmos a montar um negócio do zero. 

A divisão de responsabilidades entre franqueados e franqueadores ajuda na expansão do negócio. Quando os acordos são cumpridos entre essas duas partes, além de dividir responsabilidades, os lucros também são divididos. 

O processo de expansão de franquias ocorre de maneira mais rápida através do franqueamento, o que faz que seu negócio se posicione ainda mais e tenha maior visibilidade no mercado, o poder de competitividade aumenta e podemos notar um baixo risco quando você escolhe bem os investidores para sua franquia.

Já ouviu falar do geomarketing?

Isso será uma parte bem importante na expansão da sua franquia. O geomarketing avalia detalhadamente com o uso de inteligência de dados quais são os melhores pontos comerciais para instalar novas unidades, diminuindo a chance de fechar o negócio caso ele seja local. 

No campo digital, existem também meios de mensurar a atingir clientes certos, obtendo resultados positivos para o seu negócio.

Pense na pulverização do seu negócio, delegando de forma correta e dando suporte necessário ao seu franqueado. O investimento e capital de giro são de responsabilidade do franqueado. O franqueador ganha tempo e praticidade pois está escalando seu negócio.

Atrair investidores certos e alinhados ao propósito do seu negócio

Homem com dardo na mão apontando para o alvo

É importante a escolha dos investidores que estejam alinhados aos objetivos do seu negócio para o processo de expansão de franquia. Foto: FreePik

 

A quinta dica é de ouro!

Vamos imaginar uma situação: tenho uma escola e quero expandir como franquia. Mas qual seria o melhor caminho a seguir? 

Como já falamos no início, todo empresário sonha em expandir seu negócio, mas o receio em dar grandes passos às vezes impedem a evolução. 

No momento de atrair investidores interessados no seu negócio é preciso pensar no perfil desejado. Construa uma persona que tenha a cara do seu negócio e possa fazer uma expansão de franquias de forma positiva. Mas como seria isso? 

Voltando ao exemplo da escola que mencionamos acima, atrair um investidor que se interessa pelo ramo de moda, por exemplo, não vai agregar muito para quem quer expandir no ramo de escolas, não acha?

Então, se você pensa em investir na expansão de franquias pense no perfil do franqueado. Faça as seguintes perguntas:

  • Qual a formação ele deve ter?  
  • Tem perfil inovador ou não está disposto a correr riscos?  
  • Tem experiência no ramo de franquias ou no setor que deseja expandir?

Evite o desperdício de tempo e pense na afinidade com o segmento! 

Assim como os investidores buscam franquias que tenham seu perfil, o franqueado deve ter em mente se os propósitos estão alinhados, sejam financeiros, ideológicos e operacionais.

Acredite que a expansão de franquias é possível!

Se conecte sempre com seus franqueados. Comunicação é a palavra chave! 

Auxilie seu franqueado na jornada, em todos os processos, acompanhe o cotidiano, troque informações e tire dúvidas. 

Invista na capacitação constante, mudanças podem ocorrer no meio do caminho, mas manter o padrão de qualidade é essencial para uma expansão de franquias de forma rentável e positiva.

Então, se fossemos resumir, a grande sacada da expansão de franquias é conhecer bem seu negócio financeira e operacionalmente, e atrair investidores certos que estejam dentro da persona que você deseja para expandir sua franquia.

Além disso, nunca deixe de trabalhar bem o marketing da sua empresa e o relacionamento com seus clientes. 

Um franqueador que pensa em expandir deve mostrar um bom posicionamento de marca, organização operacional, bons processos de gestão, ouvir e fidelizar seu cliente sempre. 

Segurança é a palavra chave que irá atrair  investidores para sua franquia expandir, por isso, conquiste-os! 

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