Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 42 redes estrangeiras abriram sua primeira franquia no Brasil em 2013. Elas representam 15% do total de marcas que entraram no mercado brasileiro de Franchising naquele ano.
Algumas grifes internacionais já atuavam no Brasil há algum tempo, mas não com franquias – como é o caso de Adidas, Calvin Klein, Samsung e Tommy Hilfiger. Outras só desembarcaram por aqui no ano passado mesmo, como Desigual e GAP. A maior parte das redes estrangeiras está nos setores de Alimentação, Vestuário e Beleza.
A crise econômica de 2008, que afetou importantes mercados como os Estados Unidos e alguns países da Europa, diminuiu o poder aquisitivo da população e consequentemente o consumo. Desde então, as empresas foram em busca de economias mais aquecidas – como era o caso do Brasil naquela época.
“O Brasil já perdeu um pouco da atratividade que teve no fim da década passada, pois hoje o crescimento econômico é mais moderado”, afirma Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store. “Mas temos um público consumidor relevante que ainda motiva os investidores a continuar trazendo suas marcas para cá.”
Esse processo de instalação de redes estrangeiras trouxe um beneficio para o franchising. “A grande concorrência com marcas internacionais fez com que as redes nacionais buscassem se aprimorar para competir”, diz Filomena. Outro efeito foi o aumento da demanda por pontos comerciais, principalmente em Shopping Centers.
Para os interessados em abrir uma franquia de uma marca internacional no Brasil, Filomena explica: “A vantagem de ser franqueado de uma marca estrangeira, é, além de a marca ser uma novidade na região, há a oportunidade de crescer junto com ela em um novo país.” Por outro lado, o ponto de atenção é saber se o franqueador conhece bem o mercado brasileiro e o perfil do consumidor nacional.
Confira a lista de 42 redes estrangeiras que abriram franquias em 2013:
|
Segmento |
Marcas |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
Abuelagoye |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
ADIDAS |
|
Alimentação |
Benihana |
|
Vestuário |
Calvin Klein |
|
VESTUÁRIO |
CARO CUORE |
|
Beleza, Saúde e Produtos Naturais |
Centro Maximo Ravenna |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
CHUNGO |
|
vestuário |
DESIGUAL |
|
vestuário |
ECKO |
|
Alimentação |
ELNOBLE |
|
VESTUÁRIO |
ETIQUETA NEGRA |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
FENDI – Italia |
|
Alimentação |
Flying Pan – BF retail group |
|
vestuário |
GAP |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
GARRET |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
HotDog on Stick |
|
Beleza, Saúde e Produtos Naturais |
HYPOXI |
|
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
INXPRESS |
|
Alimentação |
JHONNY ROCKETS |
|
Vestuário |
Kappa |
|
Alimentação |
La Caballeriza |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
LAVAZZA ITALIAN COFFEE |
|
Construção e Imobiliárias |
LDC – LOJA DO CONDOMÍNIO |
|
vestuário |
Lolita, o Lu By Loita ahi |
|
VESTUÁRIO |
Montagne |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
MORPH |
|
serviços |
Mri latin America – EUA |
|
VESTUÁRIO |
Paula Cahen D’Anvers |
|
Alimentação |
Piola |
|
VESTUÁRIO |
Rapsodia |
|
Alimentação |
Red lobster – Grupo Darden |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
SAMSONITE |
|
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
SAMSUNG |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
SWAROVSKI |
|
Alimentação |
TACOTENTO |
|
Alimentação |
THE CRÊPE CAFÉ |
|
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados |
The Haagen-Dazs Shoppe Co. |
|
vestuário |
TOMMY HILGHIFER |
|
Alimentação |
TONYROMA’S |
|
Alimentação |
VAPIANO |
|
Acessórios Pessoais e Calçados |
ZENIT |
|
Serviços Automotivos |
Ziebart |