42 redes estrangeiras abriram franquias no Brasil em 2013

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 42 redes estrangeiras abriram sua primeira franquia no Brasil em 2013. Elas representam 15% do total de marcas que entraram no mercado brasileiro de Franchising naquele ano.

Algumas grifes internacionais já atuavam no Brasil há algum tempo, mas não com franquias – como é o caso de Adidas, Calvin Klein, Samsung e Tommy Hilfiger. Outras só desembarcaram por aqui no ano passado mesmo, como Desigual e GAP. A maior parte das redes estrangeiras está nos setores de Alimentação, Vestuário e Beleza.

 A crise econômica de 2008, que afetou importantes mercados como os Estados Unidos e alguns países da Europa, diminuiu o poder aquisitivo da população e consequentemente o consumo. Desde então, as empresas foram em busca de economias mais aquecidas – como era o caso do Brasil naquela época.

“O Brasil já perdeu um pouco da atratividade que teve no fim da década passada, pois hoje o crescimento econômico é mais moderado”, afirma Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store. “Mas temos um público consumidor relevante que ainda motiva os investidores a continuar trazendo suas marcas para cá.”

Esse processo de instalação de redes estrangeiras trouxe um beneficio para o franchising. “A grande concorrência com marcas internacionais fez com que as redes nacionais buscassem se aprimorar para competir”, diz Filomena. Outro efeito foi o aumento da demanda por pontos comerciais, principalmente em Shopping Centers.

Para os interessados em abrir uma franquia de uma marca internacional no Brasil, Filomena explica: “A vantagem de ser franqueado de uma marca estrangeira, é, além de a marca ser uma novidade na região, há a oportunidade de crescer junto com ela em um novo país.” Por outro lado, o ponto de atenção é saber se o franqueador conhece bem o mercado brasileiro e o perfil do consumidor nacional.

Confira a lista de 42 redes estrangeiras que abriram franquias em 2013:

Segmento

Marcas

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

Abuelagoye

Acessórios Pessoais e Calçados 

ADIDAS

Alimentação 

Benihana

Vestuário

Calvin Klein

VESTUÁRIO

CARO CUORE

Beleza, Saúde e Produtos Naturais 

Centro Maximo Ravenna

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

CHUNGO

vestuário

DESIGUAL

vestuário

ECKO

Alimentação 

ELNOBLE 

VESTUÁRIO

ETIQUETA NEGRA

Acessórios Pessoais e Calçados 

FENDI – Italia

Alimentação 

Flying Pan – BF retail group

vestuário

GAP

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

GARRET

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

HotDog on Stick

Beleza, Saúde e Produtos Naturais 

HYPOXI

Comunicação, Informática e Eletrônicos 

INXPRESS

Alimentação 

JHONNY ROCKETS

Vestuário

Kappa

Alimentação 

La Caballeriza

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

LAVAZZA ITALIAN COFFEE

Construção e Imobiliárias 

LDC – LOJA DO CONDOMÍNIO 

vestuário

Lolita, o Lu By Loita ahi

VESTUÁRIO

Montagne

Acessórios Pessoais e Calçados 

MORPH

serviços 

Mri latin America – EUA

VESTUÁRIO

Paula Cahen D’Anvers

Alimentação 

Piola

VESTUÁRIO

Rapsodia

Alimentação 

Red lobster – Grupo Darden

Acessórios Pessoais e Calçados 

SAMSONITE

Comunicação, Informática e Eletrônicos 

SAMSUNG

Acessórios Pessoais e Calçados 

SWAROVSKI

Alimentação 

TACOTENTO

Alimentação 

THE CRÊPE CAFÉ

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

The Haagen-Dazs Shoppe Co.

vestuário

TOMMY HILGHIFER

Alimentação 

TONYROMA’S

Alimentação 

VAPIANO

Acessórios Pessoais e Calçados 

ZENIT

Serviços Automotivos 

Ziebart

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::