Ilustração - Blog Franchise Store

Vencendo no mercado de franquias

Atualmente, no mercado de franquias, podemos ver as empresas lutando cada vez mais pelo seu espaço, e para alcançar um melhor posicionamento na mente dos consumidores.

 

Empresários batem cabeça com o marketing para saber qual é a melhor estratégia, que pode posicionar a sua marca e trazer cada vez mais candidatos e consumidores que se interessem pela proposta do seu empreendimento. No caso de franquias emergentes que estão lutando para crescer, até a melhor estratégia de marketing pode fazer com que o produto ruim falhe mais rápido.

Primordialmente, o franqueado precisa ter uma base sólida no seu negócio, uma base que diminua a necessidade de uma abordagem de alto investimento em marketing, recomendada por muitos especialistas. Ao aderir a princípios básicos de franquia, será mais fácil recrutar candidatos qualificados, aprimorar e manter os níveis de satisfação dos franqueados e estabelecer um programa de franquias de qualidade.

O franchising não é um modelo de negócio complexo quando a franquia está bem estruturada e administrada. Porém, alguns fundamentos do franchising são ignorados, os problemas decorrem a relação entre o franqueador e seus franqueados se torna tensa. Isso pode resultar na necessidade de os advogados se envolverem, o que, em alguns casos, leva a acordos de franquia mais restritivos, o que, por sua vez, exige que o franqueador exija conformidade adicional do franqueado. O pior erro que um franqueador emergente pode cometer é esperar uma campanha de marketing cara para superar as deficiências de um programa de franquia falho. Para aqueles franqueadores que querem atrair mais candidatos qualificados para franqueados, construir uma marca mais forte e exercer influência positiva sobre seus franqueados, existem alguns fatores que devem ser bem analisados.

 

  • É preciso avaliar se seus franqueados são lucrativos. É de suma importância que haja uma análise periódica dos relatórios do franqueado e um acompanhamento sobre os ganhos médios ou o percentual ROI. Este é o requisito mais importante para uma franquia de sucesso.
  • O Franqueado indiscutivelmente precisa entregar o prometido.
  • Utilize a análise de desempenho do franqueado para identificar retornos financeiros do franqueado e os principais insumos.
  • Requisitos rigorosos de qualificação do franqueado com base em padrões realistas que não são comprometidos.
  • Sempre educar os franqueados sobre o mercado e seus concorrentes, e o desempenho do sistema e do setor, em vez de deixá-los à deriva.
  • Não canibalize os mercados e evite possíveis problemas de invasão. Isso pode prejudicar a imagem da sua marca e, principalmente, gerar prejuízos para o seu bolso.

 

Estudos de mercado devem ser feitos para identificar os melhores mercados potenciais para o crescimento.Os critérios devem incluir a construção da marca, fatores competitivos e a capacidade de fornecer suporte ao franqueado. Existem maneiras de determinar se a franquia está de acordo com esses itens, incluindo a realização de auto-auditorias objetivas e detalhadas e pesquisas de satisfação de franquias realizadas por uma empresa confiável. Se a franquia não atender a nenhum desses itens de alguma forma, forma ou maneira, a abordagem deve ser para resolver os problemas primeiro, para que o marketing da oportunidade de franquia possa ser lançado de uma base sólida.