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Geração de leads: o que é e como fazer para alavancar seu negócio

4 de novembro de 2021

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Pessoas escrevem em quadro branco sobre geração de leads

A geração de leads é uma etapa fundamental para o funil de vendas de qualquer empresa. 

De maneira geral, quando alguém visita seu site é apenas mais um visitante, mas quando é possível obter informações sobre essa pessoa – e-mail, telefone, idade, etc. – aí você passa a ter um lead. 

Na prática, lead é qualquer pessoa que demonstra interesse pela sua empresa, seja através do download de um e-book ou entrando em contato através de um CTA (call to action) disponível na página.

Existem diferentes tipos de leads e diversas maneiras de atraí-los. A seguir, vamos te explicar como a geração de leads funciona na prática e como implementar na sua empresa. Confira!

O que é geração de leads

Geração de leads é uma estratégia desenvolvida pelo marketing e pelo departamento de vendas para atrair e qualificar clientes em potencial. 

Nem todas as pessoas que entram em contato com a empresa se tornarão clientes, mas quando existe a possibilidade de um lead se tornar consumidor da marca é necessário criar estratégias para que a venda aconteça

Confira a seguir os diferentes tipos de leads que uma empresa pode ter:

Tipo de leads

O caminho que os leads fazem para chegar até a empresa nem sempre é o mesmo. 

Por isso, existem diferentes tipos de leads e diferentes categorizações. Essas categorias são importantes para definir estratégias para geração de leads e, consequentemente, reter o cliente.

Marketing Qualified Lead (MQL)

Esse tipo de lead é um potencial cliente que foi definido pelo marketing. 

Essa pessoa provavelmente baixou mais um material rico do seu site (como um e-book, por exemplo) ou participou de algum curso gratuito da sua plataforma. 

É interessante ficar atento para esse tipo de lead porque é mais do que nítido que essa pessoa tem interesse no que a empresa oferece.

Sales Qualified Lead (SQL)

Após ser categorizado como MQL, esse lead está apto para realizar uma compra, e é aí que o time de vendas entra em ação. 

Para chegar nessa categorização a equipe de marketing leva em conta os acessos e principais interações que o lead teve na página, especialmente as que envolvem preços, fundamentais para geração de leads SQL.

Sales Accepted Lead (SAL)

Depois de passar por toda essa jornada para definir o lead, o SAL é um SQL que muito provavelmente vai comprar da sua empresa. 

Além de demonstrar interesse, esse tipo de lead tem intenções reais de compra.

Ferramentas para geração de leads

Duas pessoas olhando para notebook e escrevendo em cadernos de anotação

Ter uma forte presença digital é o primeiro passo para fazer a geração de leads com eficiência. O desenvolvimento de materiais ricos para a audiência é outro fator fundamental para atrair e qualificar novos leads. Foto: Unsplash

 

A geração de leads pode ser feita de diversas formas e por meio de diversos canais, confira: 

– Site;

– Blog; 

– Redes sociais; 

– E-mail marketing, entre outros. 

É importante disponibilizar materiais ricos para a audiência sempre que possível, mesmo quando os visitantes do site ou seguidores das redes sociais não se tornem clientes efetivamente. 

Vale lembrar que materiais ricos são conteúdos mais densos do que um simples post no blog: um curso gratuito é um material rico, por exemplo.

Importância da geração de leads para sua empresa

Como atrair um cliente que você não conhece? Pode ter certeza que é uma tarefa complicada. 

Além de ser uma etapa importante para o ciclo de vendas das empresas, a geração de leads é fundamental para solucionar um problema do cliente.

Ao oferecer as informações que ele precisa, como um e-book gratuito, por exemplo, é possível entender quais são suas dúvidas, quais motivos o levaram até a página da empresa, o que o manteve na página, qual sua intenção de compra, etc. 

Ao atrair o lead e classificá-lo, a empresa consegue compreender melhor quais são suas necessidades e como convertê-lo em cliente de uma maneira mais assertiva. Isso poupa tempo e investimento do time de vendas e marketing porque as estratégias passam a ser pensadas exatamente para clientes em potencial.

Geração de leads em pequenos negócios

Muitos empreendedores pensam que gerar leads é coisa para grandes empresas, mas isso não é verdade. 

A geração de leads é fundamental para empreendimentos de todos os tamanhos e áreas de atuação, especialmente os pequenos negócios que geralmente têm um orçamento apertado e não podem gastar investimentos com bobeira. 

Através da geração de leads é possível atrair e reter clientes em potencial e, consequentemente, aumentar a renda do negócio.

Geração de leads no mercado de franquias

Pessoas apontando para notebook

É possível afirmar que a geração de leads é uma das principais estratégias das franqueadoras para atraírem novos franqueados. Sem isso, não seria possível vender franquias nem conquistar o consumidor final. Foto: Unsplash

 

No mercado de franquias, a geração de leads é ainda mais importante não só do ponto de vista do consumidor final, mas também quando falamos de venda de franquias, ou seja, negociações entre franqueadora e franqueados. 

Sem uma boa geração de leads capaz de atrair franqueados não existe venda de unidades e, portanto, não existe atendimento ao consumidor final. 

Perceba que no franchising a geração de leads é um processo que envolve toda a estrutura de vendas da rede, ou seja, sem boas estratégias a própria continuidade dos negócios pode ser comprometida. 

Para quem trabalha no ramo de franquias, é necessário ter uma presença digital forte e recorrente não apenas para atrair potenciais franqueados, mas também para estar sempre na mente dos consumidores. 

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