Ilustração - Blog Franchise Store

Um roteiro completo para os 60 dias que antecedem a compra de uma franquia

Um levantamento feito pela Franchise Store mostra que uma pessoa interessada em adquirir uma franquia leva, em média, 60 dias para tomar sua decisão. “É um bom prazo para pesquisar o mercado, analisar as franquias compatíveis com seu perfil e refletir sobre sua escolha”, afirma Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store. Para ajudar o empreendedor a tomar uma decisão consciente nesse prazo, a Franchise Store preparou um roteiro completo para o investidor cumprir durante os dois meses que antecedem a compra de uma franquia:

Dia 1: Quem está decidido a empreender deve questionar se o sistema de franquias é realmente a melhor alternativa para o seu caso. Conheça o conceito de franchising: http://www.franquia.com.br/franchising/oqueefranchising#sthash.Ym7UziSH.dpbs

Dia 2: Para que você não espere demais do franqueador e, por outro lado, não subestime o seu trabalho como franqueado, é importante saber exatamente qual é o papel de cada uma das partes: http://www.franquia.com.br/franchising/papeldofranqueadoefranqueador

Dia 3: Entenda como funcionam as leis que regem o sistema de franquias: http://www.franquia.com.br/franchising/leisdofranchising

Dia 4: Embora a franquia seja um negócio já testado e aprovado, sempre há o risco de não dar certo. Ajuste suas expectativas: http://www.franquia.com.br/artigos/quando-as-expectativas-nao-condizem-com-a-realidade

Do dia 5 ao dia 9: Avalie sua real situação financeira. Quanto dinheiro você verdadeiramente possui para investir em uma franquia, sem comprometer o orçamento da sua família? Esse cálculo já inclui o capital de giro necessário? Se necessário, verifique também quais são os bancos que oferecem financiamentos para compra de franquias e as taxas que eles praticam nessas linhas de crédito: http://www.franquia.com.br/noticias/bancosoferecemlinhasdecredito

Do dia 10 ao 12: Defina com que tipo de negócio você tem mais afinidade. Prefere ter um restaurante ou uma academia? Uma cafeteria ou uma agência de viagens?

Do dia 13 ao dia 17: Com o foco um pouco mais definido, pesquise as principais franquias do mercado no Portal da Franchise Store e também em guias como o da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Dia 18: Venha visitar a Franchise Store e receba uma assessoria gratuita. Os nossos gerentes podem tirar suas dúvidas sobre o mercado de franquias e apresentar as marcas que mais combinam com seu perfil. Nosso escritório fica na Avenida Paulista, 1337, 11º andar. Não é necessário agendar uma reunião.

Do dia 19 ao 21: Tente reduzir sua lista de opções a, no máximo, duas marcas. Para selecionar as franquias, é importante sempre ter em mente tanto os aspectos racionais do negócio (valor de investimento, prazo de retorno e rentabilidade) como também os emocionais (afinidade com o segmento, empatia com a marca, atração pelo modelo de negócio).

Do dia 22 ao dia 26: Visite lojas das marcas que você selecionou e observe o negócio agora com um olhar empreendedor. As lojas têm bastante movimento? Os produtos estão bem dispostos na vitrine? O atendimento é atencioso? Qual é a sua impressão sobre essas empresas?

Do dia 27 ao dia 31: Chegou a hora de definir qual franquia você realmente quer comprar. Dentre as marcas que você pesquisou, qual delas combina mais com seu perfil, oferece um bom suporte ao franqueado e ainda tem nível de investimento e de lucratividade compatíveis com sua expectativa?

Dia 32: Faça uma reunião com a equipe de expansão da empresa franqueadora, agora para debater melhor se as suas expectativas são compatíveis com o que a marca oferece e vice-versa. É a hora de aprofundar a discussão, tirando dúvidas técnicas e financeiras.

Do dia 33 ao dia 42: A equipe de expansão da empresa franqueadora deve mandar uma ficha de qualificação para você preencher com seus dados. Cabe a você levantar toda a documentação necessária e garantir que não haja qualquer restrição de crédito em seu nome.

Do dia 43 ao dia 48: Depois que entregar os documentos, a empresa avaliará você. Caso você tenha um ponto comercial disponível, a rede também analisará o imóvel e sua localização. Caso não tenha, a empresa pode buscar um ponto só depois que você assinar um pré-contrato. Entenda como as franqueadoras avaliam os candidatos a franqueados: http://www.franquia.com.br/artigos/como-as-franqueadoras-avaliam-o-candidato-a-franqueado

Do dia 49 ao dia 59: Você deve recebera Circular de Oferta de Franquias (COF), pedir a ajuda de um advogado para analisar o contrato e anotar as eventuais dúvidas para discutir com o franqueador. Por lei, você tem ao menos dez dias de prazo para avaliar a COF. Nesse documento, também constam alguns telefones de franqueados que estão na rede e outros que já fecharam ou repassaram suas lojas. Converse com eles e tente descobrir se a franqueadora realmente entrega o que promete.

Dia 60: Faça uma reunião final com o franqueador. Neste dia, você e ele tirarão as dúvidas que restarem. Caso você seja aprovado pelo franqueador e também confirme sua intenção de ingressar na rede, chegou a tão sonhada hora de assinar o contrato. Parabéns!

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::