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Transformação digital: Sua franquia está preparada?

Você está por dentro das tecnologias do momento? A Internet faz as tendências da comunicação e do mercado mudarem constantemente. Investir na modernização do negócio é um requisito mínimo para qualquer empreendedor que quer sucesso com sua empresa. Bons negócios são aqueles que estão preparados.

 

A transformação digital, por si só, já é um fator que torna a concorrência entre marcas ainda mais acirrada, por mais que a modernidade seja acessível a grande parte das empresas, aquelas que possuem os mais modernos formatos de produção e as melhores estratégias de marketing se sobressaem. O franchising é um mercado que se beneficiou com a revolução digital. Graças à Internet, empresas do âmbito do franchising lançam campanhas com a mesma possibilidade de impacto para públicos de localidades totalmente diferentes. Graças à tecnologia, a padronização das unidades é possível e a qualidade da produção e entrega dos produtos pode ser controlada. Mas, o mercado de franquias é um mercado de ampla concorrência. As empresas mais bem preparadas, vencem. Os empreendedores mais antenados, adaptam seu negócio ao que há de mais moderno na tecnologia.

O Marketing Digital: novas formas de entender e atingir consumidores
A ascensão da Internet não apenas aproximou pessoas, mas deu a elas voz e representatividade. Possibilitou aos usuários a pesquisa dos produtos que mais conseguem suprir suas necessidades, em meio à grande oferta do mercado. Hoje, se destaca o negócio que mais considera os anseios do consumidor. Que proporciona valor de marca por garantir que o seu produto oferece o que o consumidor está buscando.

O marketing digital coloca o cliente no centro e está preocupado com sua experiência em relação à marca: não apenas com a compra. Até porque a Internet e as redes sociais permitem uma grande interação entre uma empresa e seus clientes, ou potenciais consumidores. Existe a possibilidade de conhecimento das vontades dos usuários. Seja através do contato direto de uma página do Facebook com seus fãs, ou pelo envio de e-mails com promoções a usuários cadastrados. São muitas as estratégias de comunicação que podem (e devem) ser utilizadas por uma rede de franquias na web. Por isso, estar ligado nas tendências do marketing digital é o mínimo que o time de comunicação de uma empresa deve fazer. E estar atento é saber que novas ferramentas surgem o tempo todo.

 A Comunicação Interna: o potencial da tecnologia como elo para franquias
Canais de comunicação eficientes são um must em redes de franquias. Afinal, franquias de sucesso são aquelas que se expandem mantendo um controle de qualidade e um padrão em todas as suas unidades. Para que isso seja possível, a comunicação é essencial. E ela deve ser prática, acessível e rápida. Deve tornar o contato de franqueadores e franqueados mais fluido. Seu potencial alcança até as ferramentas de suporte de uma rede, bem como a análise de qualidade das lojas e o controle de fornecedores. Com a evolução das tecnologias, os canais de comunicação se aprimoram. A utilização de boas plataformas online em franquias pode fazer toda a diferença nas suas ligações. Por quê? Porque sistemas falhos podem comprometer o trabalho de franqueados, fazendo com que a qualidade de determinadas unidades decaia e a imagem da franquia se enfraqueça perante ao público.

A Produção da Empresa: eficiência para o negócio, qualidade para o consumidor
Esta parte é mais específica de cada empresa e seu segmento de mercado, mas tem influência total na forma como seu produto será apresentado e consumido. A transformação digital é uma constante Revolução Industrial – novos formatos de produção são criados a todo momento. A empresa mais bem equipada acaba ganhando até nos mínimos detalhes. A velocidade de suas máquinas e a praticidade de seu manuseio podem não parecer tão diferentes entre tecnologias não tão atuais, mas os números no final compensam. A qualidade dos produtos tende a aumentar, mas o que acaba importando também é a quantidade de produção – afinal, a demanda de consumo tende a aumentar mais e mais. Se você é um empreendedor, não esqueça de ficar atento a isso: faça revisões com periodicidade e não tenha medo de investir em equipamento.

É importante, afinal que na gestão de um negócio, haja flexibilidade para aceitar o novo. Empreendedores que prezam sempre pelo tradicional muitas vezes acabam ficando para trás. Falando de tecnologia, o time que está ganhando deve fazer alterações, sim. Caso contrário, não deve se surpreender se a virada acontecer.