Ilustração - Blog Franchise Store

Tecnologia mudando a forma de educar os jovens

Você é pai ou mãe de mais de um filho, provavelmente já reparou nas diferenças entre eles. Mesmo fazendo parte do mesmo ambiente familiar e que tenham sido criados do mesmo jeito, há grandes diferenças. Até onde a tecnologia pode ajudar na educação desses jovens?

 

 

Assim como você já deve ter observado em seus próprios filhos, cada criança tem suas facilidades e dificuldades. Enquanto um apresenta uma facilidade enorme em matemática, o outro se realiza nas aulas de artes e produz trabalhos incríveis com as cores. É aí que a proposta do ensino customizado entra para virar o jogo e tirar 100% de aproveitamento de todos os alunos, independentemente da disciplina. Como isso é possível? Me acompanhe que te explico.

 

O que é educação customizada?

Há vários nomes para designar a mesma coisa: ensino customizado, educação personalizada, aprendizado personalizado e etc., mas o princípio é o mesmo. A educação customizada é o ajuste da programação do currículo escolar e da estrutura da escola para atender às necessidades individuais de cada aluno. Isso tudo é feito por meio da tecnologia.

Há alguns dias, um dos homens mais influentes do mundo, Bill Gates, o criador da Microsoft, revelou que sua fundação filantrópica, a Bill & Melinda Gates Foundation, já investiu mais de 240 milhões de dólares em startups que usam a tecnologia voltada ao ensino customizado. Bill Gates explicou que compreende que as pessoas apresentam progressos em velocidades diferentes e, por isso, resolveu incentivar o conceito.

O dono da Microsoft acredita que, nos moldes do ensino tradicional, quando um aluno está adiantado em relação ao conteúdo apresentado para todos, ele se sente entediado. Porém, quando o aluno está atrasado, o impacto é ainda maior: “são usados termos e conceitos que criam a impressão do ‘eu não sou bom nisso ’“, explica.

O que acontece depois, todos nós já sabemos: um aluno desmotivado porque não se acha suficientemente inteligente tende a se tornar indisciplinado na tentativa de esconder sua dificuldade de aprendizado. É uma bola de neve!

 

Como a tecnologia pode ajudar para que os alunos tenham 100% de aproveitamento escolar

O uso da tecnologia no ensino customizado tem a finalidade principal de empoderar o educador com recursos digitais que vão possibilitar a criação de planos pedagógicos personalizados. Isso quer dizer que o plano de aula de cada aluno será criado baseado em seu desempenho e progresso em determinada disciplina escolar.

Esse molde permite que o professor passe menos tempo explicando um conteúdo geral e comece a agir como um tutor particular para cada um de seus alunos. Assim, ele consegue focar nas necessidades individuais de seus alunos dentro da sala de aula.

 

A tendência está só se fortalecendo

Nem só dos startups depende o progresso da educação personalizada. Empresas grandes e impactantes como o Google já estão fazendo sua parte com louvor. Considerada uma das empresas mais importantes e expressivas do Vale do Silício, o Google já disponibilizou uma plataforma para integrar professores e alunos em um ambiente online.

A ideia do Google Sala de Aula é usar menos papel e mais interatividade, fortalecendo a caracterização e a relevância da educação personalizada. A concepção da plataforma foi baseada no que citamos acima: um professor focado nas necessidades de cada um de seus alunos para que, juntos, possam atingir o melhor aproveitamento possível do conteúdo programático.

Nunca a tecnologia esteve tão presente em nossas vidas. No ambiente familiar, no trabalho e agora nas escolas, a tecnologia vem se mostrando um recurso essencial para elevar a qualidade de ensino das nossas escolas. Além disso, as futuras gerações que ocuparão o mercado de trabalho em alguns anos estarão cada vez mais preparadas para habitarem um mundo totalmente digital, vide a velocidade com a qual o conceito de internet das coisas está se desenvolvendo. Será por meio da tecnologia que muito em breve poderemos perceber um novo brilho nos olhos dos alunos que reencontrarão uma motivação nova para continuarem a aprender, sem que ninguém os obrigue.

O benefício da tecnologia no ensino customizado já será aparente na capacitação dos professores. Entretanto, depois que o ensino customizado se tornar uma realidade nas escolas, nos tornaremos capazes de mensurar um aumento qualitativo dos profissionais que passaram por esse tipo de formação e que agora estão prontos para tomar as rédeas do mercado de trabalho. Serão profissionais criativos, que não têm dificuldades em sair de suas zonas de conforto e que encontrarão pela frente um mundo novo de possibilidades de tornar o mundo um lugar melhor.

Se interessou? Então conheça a marca que visa mudar a educação do Brasil e a vida dos jovens com ensino de tecnologia.
.

Clique aqui e seja um franqueado Buddys.