Ilustração - Blog Franchise Store

Tecnologia digital: você está acompanhando essa tendência?

A tecnologia digital mudou completamente a forma como consumimos bens e serviços, e até mesmo como nos relacionamos com outras pessoas. 

No mundo dos negócios, a tecnologia digital se faz presente ao longo de toda jornada de compra do consumidor, desde uma simples busca no Google até o pós-venda. 

Falar de tecnologia digital não é mais pensar no futuro, mas elaborar estratégias no presente para atrair e fidelizar compradores.

Graças a esse novo cenário, diversos empreendimentos conseguiram elevar o patamar dos negócios e aumentar a competitividade do mercado. 

A seguir, conheça mais sobre a tecnologia digital, suas principais características e vantagens.

O que é a tecnologia digital?

A tecnologia digital, também conhecida como tecnologia da informação e comunicação (TIC) é um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada. 

As ferramentas de tecnologia digital são usadas nas mais diversas áreas, como varejo, indústria, setor de investimentos, educação, medicina, entre muitos outros. 

Através das TICs é possível obter resultados mais assertivos em menos tempo e com menores chances de erros já que a máquina (o computador, por exemplo) é instruído para realizar atividades específicas e pré-determinadas.

Vantagens da tecnologia digital

Homem com notebook

Se antes a adesão à tecnologia digital poderia ser uma escolha, hoje é uma obrigação das empresas. Cada vez mais exigentes, os consumidores já esperam esse diferencial e prezam por uma experiência de compra inovadora, segura e eficiente. Foto: Unsplash

 

Investir em tecnologia digital deixou de ser uma alternativa para acompanhar os negócios e tornou uma realidade que precisa fazer parte do cotidiano de qualquer empresa. 

Operacionalizar o trabalho não é a mesma coisa que abrir mão de colaboradores em detrimento das máquinas, mas sim otimizar as atividades e torna-las mais eficientes. 

A tecnologia digital oferece diversas vantagens ao negócio, desde pequenos empreendimentos até multinacionais. Confira!

1) Assertividade nos resultados 

Uma das principais vantagens da tecnologia digital é a assertividade nos resultados

Ao desenvolver comandos específicos para a máquina ler, catalogar, armazenar, entre outras funções, o trabalho passa a ser mais eficiente e, como consequência, os resultados também. 

Você vai ver mais adiante que um dos principais recursos da tecnologia digital é o machine learning (aprendizado de máquina, em português). 

Através dessa ferramenta é possível ensinar a máquina a “pensar” e executar comandos, reduzindo o tempo para a realização das atividades. 

Mas isso não significa que a mão de obra humana será deixada de lado. É verdade que a máquina consegue apresentar menos erros do que nós, mas isso não significa que a tecnologia digital seja perfeita. 

Só é possível ter sucesso com a tecnologia digital se houver uma pessoa por trás (o programador, por exemplo) desenvolvendo comandos que façam sentido não só para a máquina, mas também para as aplicações no dia a dia da empresa.

2) Monitoramento de ações 

Esqueça os papéis e formas manuais de documentar o trabalho. 

A tecnologia digital consegue monitorar qualquer ação da empresa de maneira automática, gravando as informações em seu próprio sistema interno ou até mesmo na nuvem. 

Dessa maneira, o controle da produtividade passa a ser mais eficiente, permitindo aos gestores analisarem melhor quais pontos podem ser melhorados no dia a dia do trabalho.

3) Segurança de dados 

É impossível falar de tecnologia digital sem comentar sobre a segurança de dados e a maneira como essa área vem evoluindo numa velocidade surpreendente. 

Antes, muitos arquivos ficavam armazenados em papéis, pen drives ou qualquer outro tipo de formato que poderia comprometer as informações, seja por acidentes ou por vazamento de dados. 

Agora, a tecnologia digital garante uma maior segurança de dados não apenas em termos “físicos” (se as informações estiverem na própria máquina, por exemplo), mas também na nuvem. 

O armazenamento de dados em nuvem passou a ser a principal escolha para as empresas que conseguem resolver dois problemas de uma vez só: a segurança de

dados e, ao mesmo tempo, o compartilhamento de informações com todos os colaboradores onde quer que eles estejam. 

Com a pandemia, ficou evidente que muitos negócios sofriam de um mesmo problema:  informações, documentos e outros arquivos não estavam ao alcance de todos, o que prejudica a produtividade como um todo. 

Graças ao avanço da tecnologia digital em termos de segurança de dados, toda a empresa consegue ter acesso às informações necessárias para realizar o trabalho, seja presencialmente ou a distância.

4 tecnologias digitais para ficar de olho

Pessoa digitando códigos de programação em notebook

Chatbot, machine learning, omnichannel. Todos esses recursos são frutos da tecnologia digital e apresentam algo em comum: tornam a rotina das empresas e dos consumidores muito mais prática. Foto: Unsplash

 

Já deu para perceber que a tecnologia digital não é o futuro, ela é o presente. 

Você provavelmente usa ferramentas da tecnologia digital no seu dia a dia sem nem perceber, e para tornar o entendimento mais fácil separamos 4 exemplos de tecnologias digitais para você conferir e ficar de olho.

1) Chatbot 

Você acabou de entrar num site qualquer e automaticamente apareceu uma caixinha perguntando “Posso te ajudar?”. 

Esse é um clássico exemplo de chatbot, um robô virtual programado para responder as principais dúvidas dos clientes e resolver problemas sempre que necessário. 

Em muitas empresas, esse tipo de tecnologia digital é a principal ferramenta de atendimento ao cliente: ao invés de perder tempo no telefone ou até mesmo presencialmente, o chatbot consegue resolver tudo através de alguns cliques. 

2) Machine learning 

Também conhecido como aprendizado de máquina, o machine learning é um dos principais recursos da tecnologia digital. 

Com ele, é possível ensinar a máquina a “pensar” e desenvolver respostas com base em cenários pré-determinados. 

De forma resumida, o computador aprende e desenvolve as próprias perguntas e respostas com base em informações inseridas anteriormente. Assim, consegue prever as principais dúvidas e problemas que podem acontecer.

3) Omnichannel 

Essa é uma das principais tecnologias digitais utilizadas no varejo, e sua aplicação é otimizada a cada dia. 

Através do omnichannel, todos os canais de comunicação da empresa são integrados, aumentando a conversão e o atendimento ao cliente. 

Para saber mais sobre essa e outras características do varejo, clique aqui.

4) Realidade virtual 

A realidade virtual é outra tecnologia digital muito presente no varejo e nas plataformas de e-commerce. 

Através dela, é possível conferir o produto com uma qualidade tão real que parece que você está “provando” ou conferindo o resultado final pessoalmente. 

Com o avanço das compras digitais, a realidade virtual se fez ainda mais necessária e presente em nossos hábitos de consumo. 

Agora que você já sabe que a tecnologia digital é fundamental para negócios da atualidade, está na hora de implementar essas estratégias na sua empresa. 

Para tornar essa tarefa mais eficiente, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.