Ilustração - Blog Franchise Store

Saiba das vantagens que a tecnologia proporciona para o setor de imóveis

A tecnologia sempre abriu portas para novas oportunidades e simplificou a vida para nós. Rompeu barreiras e nos ajudou a repensar o mundo, tornando a vida mais fácil e conveniente, mais rápida e flexível de muitas maneiras. Em nenhum lugar seu impacto pode ser visto tão claramente como no contexto dos tempos atuais, porém a tecnologia adotada durante este período, trouxe benefícios para o setor de imóveis.

As medidas restritivas de circulação de pessoas geradas pela Covid-19, um contágio sem precedentes e de rápida propagação, fez com que a maioria dos governos e da indústria reagisse rapidamente, procurando meios alternativos para garantir que o risco mínimo fosse causado para proteger a economia e os mercados.

É aqui que a tecnologia entrou em cena para o resgate, fornecendo soluções para os desafios do dia a dia. Desempenhando um papel importante, a tecnologia tem contribuído enormemente para salvaguardar nosso ambiente socioeconômico.

Principais benefícios trazidos pela tecnologia ao setor de imóveis

A tecnologia mitigou com sucesso os efeitos do surto repentino da Covid-19, abordando os vários desafios que surgiram após a imposição de medidas restritivas de circulação de pessoas.

Capacitou os funcionários a trabalhar em casa e a permanecer conectados, facilitando o funcionamento e as operações das empresas.

Permitiu que as informações estivessem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todos, garantindo ao mesmo tempo que a segurança individual permanecesse intacta.

Também no Brasil, as empresas tiveram que recorrer ao uso de tecnologia para se manterem operacionais. Embora a tecnologia tenha participado do setor imobiliário de diversas maneiras, à luz da situação atual, o setor de imóveis foi forçado a aumentar a sua dependência dela.

Durante esse período crítico, a tecnologia apoiou e atendeu muito a diversos interesses e propósitos de partes interessadas na compra de imóveis e ajudou a manter a continuidade dos negócios. A tecnologia preencheu com sucesso a lacuna entre desenvolvedores e compradores nestes tempos incertos.

Atualmente, os processos que envolvem apartamentos à venda em Sp mudaram para plataformas online. As plataformas digitais estão conectando compradores a vendedores na segurança do lar. Dados e análises provaram ser um salvador para o setor de imóveis.

O uso da Proptech melhorou a gestão imobiliária (REM), ajudando os negócios a serem mais rápidos e ágeis. Isso tornou muito mais fácil gerenciar fluxos de trabalho complexos e integrar informações relacionadas a imóveis à venda.

A construção digital redefiniu os parâmetros da construção de uma forma revolucionária. Em vez de tijolo e argamassa, está usando dados para controlar e gerenciar propriedades de construção por meio de BIM, Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, modelagem de realidade, etc.

A tecnologia simplificou o processo de pesquisa, visualização e compra de propriedades, permitindo que os agentes atendam melhor os clientes, fechando negócios com mais rapidez, com verificações de conformidade robustas e dados programados no local.

A robótica e a automação cognitiva estão sendo implantadas no lugar da mão de obra para construir em grande velocidade, escala e capacidade, tudo com custo e erro reduzidos.

Isso ajudou a continuar com o trabalho ininterrupto, sem comprometer os padrões de referência de qualidade e precisão e aumentou significativamente a produtividade e a eficiência operacional.

Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina aplica algoritmos para selecionar mecanicamente informações pertinentes dos dados, levando a um aumento efetivo na eficiência de compra e venda de propriedades imobiliárias.

O aprendizado de máquina está sendo usado para calcular o valor do cliente; planejar ciclos de fechamento; prever bolhas de mercado; realizar análises de investidores e identificar incongruências de caixa.

O aprendizado de máquina também está sendo usado para estimar o valor comercial de um imóvel, eliminando, consequentemente, a necessidade de avaliação de propriedades em termos de avaliações.

Drones

Drones são amplamente utilizados para avaliar e pesquisar locais, especialmente aqueles com terrenos perigosos. Os drones estão ajudando os desenvolvedores acelerando o processo de mapeamento de terrenos e criação de imagens 2D e 3D para medições precisas.

Os drones também estão sendo utilizados para obter imagens de propriedades que os compradores possam visualizar com informações visuais, a um custo econômico.

Pré-moldados

A tecnologia de pré-moldados é uma abordagem segura, eficaz e econômica que está sendo empregada para construir imóveis, especialmente habitações acessíveis. É útil para evitar atrasos devido à falta de mão de obra, sem comprometer a qualidade.

A principal vantagem dessa tecnologia é que ela ajuda a economizar cerca de metade do tempo que seria necessário para construir de forma convencional.

Impressão 3D

A impressão 3D garante que as casas sejam fabricadas de maneira mais rápida, econômica e segura.

Considerada uma solução viável para enfrentar a crise habitacional nos países em desenvolvimento, é considerada uma opção econômica para a construção de moradias.

Isso inclui materiais de origem local, garantindo que fatores como logística e disponibilidade sejam sustentados.

Visão para o futuro

Dado o fato do mundo pós Covid-19 ter um “novo normal”, as empresas do setor de imóveis ao aderir a estas tecnologias têm demonstrado prudência e prontidão para o futuro.

As imobiliárias protegeram as partes interessadas e os interesses dos consumidores de riscos ao adotar tecnologias de uso sustentável, ecologicamente corretas e com eficiência energética.

Essas inovações tecnológicas abrirão o caminho para um planejamento bem-sucedido de construção e gerenciamento de projetos, levando a uma construção mais enxuta, valor de custo otimizado, melhor qualidade e produtos de engenharia de valor.

É evidente que essas considerações não abrangem de forma alguma o universo enorme de vantagens que a tecnologia proporcionou, proporciona e continuará a proporcionar ao setor de imóveis.

No entanto, só pelo que foi abordado neste artigo já é possível compreender o quão importante têm sido as ferramentas tecnológicas para o setor imobiliário, especialmente durante este período sombrio que o mundo tem vivenciado por causa do surto pandêmico causado pelo novo coronavírus.

E você, achou interessante o nosso artigo sobre as vantagens que a tecnologia proporciona para o mercado de imóveis ao facilitar a compra e venda de casas, apartamentos e terrenos?

Caso tenha sido interessante para você, vale a pena saber que irá gostar ainda mais de conferir as nossas redes sociais! Siga a gente e se mantenha atualizado sobre tudo o que temos preparado para você!

Clique aqui e conheça também uma franquia do setor de casa e construção!