O setor automotivo faturou R$1.634 milhão no mercado de franquias ao longo do primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para quem gosta da área e está pensando em abrir o próprio negócio, as franquias deste segmento oferecem vantagens como investimento acessível e atuação flexível.
Ao contrário do que muita gente pensa, o setor automotivo é muito mais amplo do que a atuação em oficinas. Além dos serviços de mecânica, é possível trabalhar com estética automotiva, vistorias, compra, venda e aluguel de automóveis, entre outras possibilidades. Confira:
Assim como em qualquer outro segmento do franchising, não basta apenas ter afinidade com o setor automotivo para ter uma unidade de sucesso. É verdade que gostar do segmento de atuação já é meio caminho andado para ter bons resultados, mas o mercado de franquias requer atributos um pouco mais específicos para fazer a operação deslanchar, como você a seguir.
Na loja física ou prestando serviços onde o consumidor estiver. As franquias do setor automotivo são muito flexíveis e se adaptam ao perfil do empreendedor. Foto: Unsplash
Quem vai abrir uma franquia no setor automotivo precisa ter em mente que essa área é muito concorrida e a depender do local da unidade já podem existir outras empresas que atuam no segmento com anos de funcionamento, ou seja, já existe uma identificação com os clientes que não vão trocar um serviço de confiança por qualquer outra empresa que chegar.
Por isso, é importante conhecer o mercado, especialmente o local de instalação da unidade, para compreender quais soluções podem ser oferecidas e de que forma a franquia pode suprir as necessidades dos consumidores.
Mas fique tranquilo! A franqueadora auxilia o franqueado durante todas as etapas do negócio, ainda mais na definição de aspectos tão importantes para a operação, como escolha do ponto comercial e área de atuação da unidade.
Franqueados sem experiência no setor que investiram também conseguem ter uma unidade de sucesso não só pelo respaldo constante da franqueadora, mas porque a franquia exige uma série de responsabilidades que devem ser seguidas, como a padronização, que garantem o bom funcionamento da operação e, consequentemente, bons resultados.
Dessa forma, o principal trabalho do franqueado do setor automotivo é cumprir as exigências da franqueadora e aplicar o padrão em todos os processos da unidade.
Na prática, a padronização do mercado de franquias existe por um motivo: porque o modelo de negócio já foi testado e aprovado pelos consumidores. Daí a importância de ser bem criterioso no cumprimento das normas.
Para saber mais sobre as responsabilidades da franqueadora e do franqueado, clique aqui.
Qualquer empresa da área de serviços depende de uma equipe qualificada para entregar um bom trabalho, e com o setor automotivo não é diferente.
Estamos falando de um item essencial para a locomoção das pessoas, o automóvel, ou seja, não dá para brincar em serviço! Justamente por ser um bem caro é importante ter o máximo de cuidado e atenção para evitar possíveis erros e qualquer contratempo que possa prejudicar o consumidor.
Como falamos anteriormente, o setor automotivo é bem flexível. Além dos vários serviços oferecidos o franqueado também pode escolher qual modalidade tem mais a ver com seu perfil empreendedor.
A loja física é a opção mais tradicional, mas a unidade home office é uma oportunidade para quem não quer depender de uma grande equipe ou prefere economizar no investimento.
Mas calma! Optar pela modalidade home office no setor automotivo não significa que você vai atender os clientes na sua casa. Nesse caso, o termo “home office” só quer dizer que a franquia não possui uma loja física e que os serviços são direto na casa do cliente ou onde ele preferir ser atendido.
Essa modalidade permite que cada vez mais empreendedores invistam no setor automotivo por conta da administração facilitada e do baixo investimento. É que franquias da modalidade home office se enquadram nas microfranquias, negócios de até R$105 mil.
O fato de conduzir a unidade da própria casa e trabalhar sozinho reduz os gastos da operação já que não é necessário gastar com aluguel do ponto comercial, salário dos funcionários, entre outros encargos envolvidos na loja física.
O setor automotivo faturou R$1.634 milhão no mercado de franquias durante os três primeiros meses deste ano. A possibilidade de crescimento atrai diversos empreendedores para este segmento que oferece inúmeros serviços. Foto: Unsplash
Acquazero
Investimento inicial: a partir de R$18 mil
Faturamento médio mensal: R$70 mil
Retorno do investimento: de 3 a 24 meses
Banca do Automóvel
Investimento inicial: a partir de R$69 mil
Bono Pneus
Investimento inicial: a partir de R$390 mil
Faturamento médio mensal: R$200 mil
Retorno do investimento: de 24 a 48 meses
Della Via Pneus
Investimento inicial: a partir de R$470 mil
DryWash
Investimento inicial: a partir de R$3 mil
Retorno do investimento: de 1 a 24 meses
Evydhence
Investimento inicial: a partir de R$17.250
Retorno do investimento: de 6 a 12 meses
Impacto Prime
Investimento inicial: a partir de R$780 mil
Jet Oil
Investimento inicial: a partir de R$121 mil
Localiza
Investimento inicial: a partir de R$920 mil
Lubrax +
Investimento inicial: a partir de R$58 mil
Multifilmes
Investimento inicial: a partir de R$92.990
Faturamento médio mensal: R$70 mil
Retorno do investimento: de 9 a 12 meses
Investimento inicial: a partir de R$350 mil
Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
Plena Visão Vistoria Veicular
Investimento inicial: a partir de R$105 mil
Investimento inicial: a partir de R$18 mil
Taxa de franquia: 25% de royalties
Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Rech Tratores
Investimento inicial: a partir de R$840 mil
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