Ilustração - Blog Franchise Store

Seletti Culinária saudável participa pela 2ª vez da ABF Franchising Expo Nordeste

O Seletti Culinária Saudável, rede de franquias número 1 de fast food saudável, aposta no desenvolvimento dos estados do nordeste do Brasil para alavancar seu crescimento. Pensando nisso, participa pela 2ª vez da ABF Franchising Expo Nordeste, principal feira de franquias da região, que acontece entre os dias 04 e 07 de Novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), localizado em Recife (PE).

De acordo com Léo Barros, gerente de expansão do Seletti, o plano traçado pela rede prevê a abertura de pelo menos nove unidades, uma em cada capital dos estados da região, até 2019. Isso representa um investimento de mais de R$ 4 milhões. No total, a rede quer chegar à marca de 150 lojas dentro deste mesmo período somando operações em outras regiões do país.

A rede de culinária saudável conta com uma loja em atividade em Recife (PE) e mira, ainda, a abertura de novas unidades em Maceió (AL), Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN) e Aracajú (SE).

Para Barros, o nordeste do país reserva grandes oportunidades. “O potencial turístico da região, o estilo de vida local, o clima e o espírito litorâneo fazem com que haja um grande número de pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar”, avalia o executivo. Além disso, o mercado de alimentação saudável é um dos mais promissores e deve superar os R$ 40 bilhões de acordo com uma projeção feita pela consultoria Euromonitor. O valor representa o triplo do tamanho que esse mercado tinha há dez anos.

Segundo pesquisas, o brasileiro está mais criterioso na hora de escolher os alimentos, selecionando opções mais nutritivas. A tendência é mundial e vem se acentuando com a ampliação da expectativa de viver mais da população em geral. Não basta ter uma vida prolongada. É preciso que ela seja também saudável e prazerosa e os alimentos desempenham um papel-chave para que isso aconteça.

Justamente por todas essas características, a rede de alimentação saudável busca parceiros nas cidades de interesse. Léo Barros explica que, acima de tudo, o Seletti procura investidores que possam estar envolvidos no dia a dia da operação. “O importante é que o empreendedor acompanhe o dia a dia da loja e siga sempre o padrão recomendado pela franqueadora para que a loja tenha um bom desenvolvimento e rentabilidade”, avalia. Além disso, o executivo recomenda que o investidor se identifique com o conceito da marca e esteja antenado com questões relacionadas à saúde e bem-estar.

Barros ainda alerta que é importante também que o interessado faça uma avaliação de sua vida financeira antes de realmente entrar no negócio e que trace metas para desenvolvimento de mercado. “O Seletti oferece suporte em uma série de áreas, desde treinamento à equipe, passando por marketing, jurídico, até seleção de ponto comercial. Há consultoria para todas as ações, mas é preciso que o franqueado coloque a mão na massa para desenvolver sua clientela”.

Além do foco em expansão, a participação na principal feira de franquias do Nordeste servirá como vitrine para o modelo compacto da marca, a Seletti Fit. Segundo o executivo, o objetivo é fazer com que o Seletti possa crescer além dos shoppings centers, como em postos de gasolina, academias de ginástica, supermercados, entre outros locais. Barros explica que montar uma operação compacta traz vantagens, como gestão, administração e operação mais simples, mão de obra reduzida, menu diferenciado e adaptado ao formato de negócio, além da questão do ponto comercial. “Nossa expectativa inicial é ter três unidades abertas em mercados estratégicos, como São Paulo, Rio de Janeiro e no nordeste, no segundo semestre de 2015”, revela Barros, que completa: “A estratégia é escolher a dedo esses centros comerciais menores e conseguir, com o formato reduzido, uma capilaridade maior para exposição da marca e, automaticamente, facilitar a sedimentação do Seletti nesse mercado”. A franqueadora prevê, também para 2015, a estreia de outro modelo de operação: a loja de rua, que vai contar com serviço delivery e café da manhã.

Renata Cavellucci, gerente de marketing do Seletti, ressalta que a rede conta com diferenciais de destaque no mercado de alimentação saudável, especialmente quando se trata das praças de alimentação dos shoppings centers. “Somos pioneiros em oferecer refeições completas, sempre preparadas com ingredientes selecionados e frescos, temperos naturais, preparo livre de frituras e cardápio para livre escolha, porém sempre com indicações das combinações que podem formar o prato mais saudável. É super difícil ver esse tipo de proposta na maior parte dos shoppings do país”, avalia.

O projeto de crescimento é pautado pelas boas perspectivas de mercado. De acordo com um estudo feito pela Euromonitor, 2014 é marcado pela maior consciência dos consumidores quanto à importância da alimentação saudável. A preferência por uma refeição balanceada não está ligada apenas às estatísticas de obesidade e ao aumento da população com sobrepeso, mas ao fato de que uma alimentação mais saudável pode estender a expectativa de vida e melhorar a qualidade do dia a dia. Esse hábito, cada vez mais cristalizado, vem se refletindo no ambiente de negócios. De acordo com as previsões, a venda de produtos com redução de sal, açúcar e gorduras deve crescer 6,9% na América Latina, assim como produtos sem glúten e lactose.  “Esses relatórios endossam o conceito da nossa operação e mostram que, de fato, a alimentação saudável vem se tornando essencial à vida dos brasileiros. No Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas têm uma grande preocupação com o corpo, por conta da localização litorânea da capital”, finaliza Cavellucci, que acredita que a tendência virou realidade e está se consolidando com muita rapidez.

Virada de Mestre 2014:

Na segunda edição do “Virada de Mestre”, primeiro reality show empresarial a capacitar uma rede franqueadora na estruturação e expansão do negócio, o Seletti Culinária Saudável foi a marca escolhida para receber consultorias especializadas que totalizam R$ 1 milhão nas áreas de Gestão Franqueadora, Expansão da Rede, Gestão de Franquias e Educação Empreendedora. A rede de fast food saudável terá a oportunidade de, durante seis meses, melhorar suas práticas de gestão e construir uma marca ainda mais consolidada com especialistas no mercado de franchising de 16 companhias que atuam voluntariamente no desenvolvimento de áreas essenciais para a expansão do negócio. “Ser a rede franqueadora vencedora para participar do Virada de Mestre 2014 é, literalmente, transformador. Conseguiremos, em um tempo muito menor e com as melhores diretrizes possíveis, com a consultoria de profissionais renomados, levar o negócio a um patamar que imaginaríamos alcançar somente daqui alguns anos de muito trabalho. O aprendizado vai ser intenso e altamente benéfico. Estamos muito entusiasmados com esta conquista e preparados para implementar as ações em toda a rede Seletti!”, avalia Luis Felipe Campos, diretor e idealizador do Seletti Culinária Saudável.

A escolha da franqueadora contemplou um processo de seleção prévio com a comissão julgadora do programa, formada por seus idealizadores – Papaya Filmes em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) – e consultores do reality show. A evolução das consultorias com o Seletti é transmitido em 26 episódios, divulgados semanalmente, que registram as melhorias na rede em cada uma das quatro áreas – Gestão Franqueadora, Expansão da Rede, Gestão de Franquias e Educação Empreendedora.  O reality show é exibido na página da web da Virada de Mestre – www.viradademestre.com.br.

:::Saiba mais sobre a franquia Seletti:::

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::