Ilustração - Blog Franchise Store

Saúde e Segurança no Trabalho: os erros mais comuns nas empresas

Para garantir que os colaboradores possam desempenhar suas funções de maneira segura, a empresa deve ter uma área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Assim, as medidas de prevenção são implementadas e acompanhadas de forma correta para evitar acidentes de acordo com cada função.

Porém, nem sempre tudo acontece dessa forma e isso traz alguns problemas para a empresa.

Vamos ver abaixo alguns erros comuns que envolvem a Área de Saúde e Segurança no trabalho:

– Deixar de cumprir as exigências legais: não possuir os documentos necessários como Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), instalações sanitárias precárias, ausência de área de convivência, falta de equipamento de proteção individual (EPI), atestados de saúde ocupacional (ASO) vencidos ou inexistentes, etc.

– Ausência de uma gestão de SST: é o compromisso da empresa com a redução de acidentes de trabalho e com atividades para promover a saúde dos trabalhadores.

– Falta de organização para gerir SST: pouquíssimas empresas possuem um software que seja eficiente para gerenciar o PCMSO, os ASO’s, o absenteísmo, o fator acidentário de prevenção (FAP), o uso de EPIs, a realização de ações educativas, bem como o monitoramento dos trabalhadores com doenças crônicas não transmissíveis.

– Não validar os resultados de análises ambientais e outras documentações importantes para a segurança dos processos da empresa como planilha de campo, certificado de calibração, relatório laboratorial que geram os laudos de insalubridade e periculosidade.

– Não treinar os trabalhadores expostos a riscos ambientais e/ou periculosos e e nem realizar a reciclagem periódica de forma adequada, gerando assim possíveis riscos e falha nos controles conforme requisito da NR-01, NR-06, NR-
09, NR-15, NR-16.

– Não incluir no planejamento e não treinar a liderança e o pessoal da área de Recursos Humanos como parte da gestão do PPRA e controle dos trabalhadores.

Na SST é preciso enxergar todo o cenário de rotina da empresa e atuar com dedicação e cuidado para a prevenção de acidentes de trabalho.

Como estão os processos em sua organização? Esperamos que essas dicas possam te ajudar a corrigir pontos importantes para a saúde e a segurança dos seus colaboradores.

Clique aqui e invista em uma franquia de medicina do trabalho.