Ilustração - Blog Franchise Store

Saiba quais foram os destaques da feira de franquias

*Por Filomena Garcia

Quem visitou a ABF Franchising Expo 2015, feira de franquias que aconteceu na semana passada em São Paulo, pôde perceber que, mesmo em um momento turbulento da economia, o Franchising brasileiro continua forte e vigoroso. O evento atraiu um público numeroso e qualificado, interessado em conhecer as melhores oportunidades do setor e ávido por novidades.

A feira deste ano reforçou algumas tendências já percebidas em edições anteriores. Uma delas é a crescente participação de marcas do setor de Beleza e Saúde. Clínicas de estética, lojas de cosméticos, esmalterias e marcas que oferecem serviços de depilação, sobrancelhas e afins marcaram presença no evento e chamavam a atenção dos investidores.

Redes focadas em alimentação saudável também se multiplicam, ano a ano, na ABF Franchising Expo. Há desde restaurantes que focam em “fresh food” até empórios que vendem apenas produtos naturais. A demanda por uma vida mais saudável impulsiona esses negócios, ganhando a simpatia de consumidores ávidos pelos produtos e investidores que querem aproveitar essa oportunidade, como no caso da franquia Empório Döll.

Além das tendências que atingem segmentos mais tradicionais, como Alimentação e Beleza, apareceram novidades também no setor de Serviços. Há uma diversidade cada vez maior de negócios nessa área. Serviços de troca de óleo e locação de equipamentos foram ofertados por marcas estreantes na feira, como Brastemp (que divulgou no evento sua franquia de locação de purificadores de água).

O visitante da feira também pôde perceber que, de forma geral, muitas marcas se preocuparam em oferecer diversos formatos de franquia – lojas tradicionais, lojas compactas, quiosques e até mesmo food trucks. Aliás, os caminhões foram a grande novidade da ABF Franchising Expo. Muitas marcas instalaram food trucks na praça de alimentação da feira, reforçando a ideia que esse modelo pode ajudar o franqueado a faturar não apenas com as vendas nas feirinhas gastronômicas, mas também em eventos.

Para quem quer investir em franquias, a ABF Franchising Expo 2015 foi uma ótima oportunidade de conhecer as marcas que atuam no Franchising brasileiro, conversar com os franqueadores e se preparar para escolher o modelo de negócio que mais combina com seu perfil e sua capacidade de investimento.

Quem não conseguiu visitar a feira, ainda tem a chance de pesquisar informações de quase 1.000 franquias aqui no site. Ou então, pode realizar uma assessoria gratuita, na qual um consultor da Franchise Store tira as suas dúvidas sobre o mercado gratuitamente.

Bons negócios!

 

*Filomena Garcia é sócia-diretora da Franchise Store, especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. Co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios” e “Marketing para Franquias”.