Ilustração - Blog Franchise Store

Repasse de franquias pode ser alternativa para franqueados na crise

A crise não foi um grande agravante para o mercado de franquias. Apesar do cenário catastrófico da economia brasileira, o setor de franquias cresceu de maneira considerável, e segundo a ABF cada vez mais surgem novos negócios franqueados no Brasil.

 

No entanto, o aumento na quantidade de unidades franqueadas junto com o contexto econômico de crise fez com que alguns franqueados não suportassem as demandas de sua unidades, e optaram por deixar o mercado. É então, que muitos encontram no repasse a solução para não perder dinheiro. O repasse de franquias hoje, é uma prática comum, previstas nos contratos e é uma opção tanto para quem deseja vender quanto para quem busca um negócio estabelecido. O empresário tem que encontrar um comprador interessado e aguardar a aprovação o franqueador para depois lidar com as burocracias e documentos da nova negociação. Porém, fazer a venda de uma franquia em operação é relativamente simples.

Os últimos anos foram marcados por um boom no mercado de franchising, fazendo surgis novos empresários que apostam nesse modelo de negócio. Porém, a facilidade de abrir uma franquia não esta atrelada com o sucesso empresarial, os empresários precisam analisar o investimento meticulosamente, caso contrário a franquia pode ser um fracasso. Hoje, existem poucas empresas especializadas nesse segmento. Essa modalidade de venda de empresas pode ser uma saída para evitar que negócios fechem as portas e prejudiquem franqueadores e franqueados. Os honorários de uma franquia pode girar entre 5% a 7% do valor total da negociação e deverá ser pago no ato da assinatura do contrato de compra e venda.

Com o crescimento cada vez maior na quantidade de unidades franqueadas, é necessário que o mercado de franchising se desenvolva e esteja preparado para o repasse de franquias. Essa modalidade de venda pode ser uma saída possível para evitar que esses negócios fechem as portas e prejudiquem franqueadores e franqueados. Muitas dessas franquias de repasse possuem bons resultados financeiros, fazendo com que sejam uma boa opção para o investidor.

 

Confira também: Oportunidade de negócio: Escola Delivery de Idiomas