Ilustração - Blog Franchise Store

Rede Fórmula de academias chega a 13 unidades com resultados acima do esperado

 

 

Consolidada no mercado de franquias, a Fórmula Academia conta com todo o suporte e know how do Grupo Bodytech, o maior no setor Fitness do Brasil.

Segundo informações da IHRSA Latin American Report 2012, entidade internacional do mercado fitness, a área apresenta uma enorme capacidade de crescimento. O total de academias no país aumentou 30%, chegando a 23,4 mil e o faturamento do setor fitness e de bem-estar subiu 10%, alcançando a marca de R$ 2,45 bilhões. A Fórmula está no mercado com um modelo de negócio altamente rentável, de baixo custo operacional e com rápido retorno de investimento para atender essa nova demanda no Brasil.

Com o investimento inicial a partir de R$ 1 milhão (inclusos taxa de franquia + instalação + capital de giro) é possível ter o faturamento médio mensal de R$ 100 mil a R$ 180 mil, com lucro líquido de até 35% (de R$ 35 mil a R$ 63 mil) de acordo com o tamanho de cada academia.

Em razão da estratégia de pré venda, iniciada 1 a 2 meses antes da inauguração da academia, antecipando assim a entrada dos novos alunos com a oferta de planos promocionais de inauguração super atrativos e descontos especiais, consegue-se iniciar o funcionamento da academia já com cerca de 200 a 300 alunos matriculados em planos semestrais e anuais (promoção válida para planos de longo prazo).

Com este ramp up agressivo e de curva positiva acentuada, é possível atingir o break even aproximadamente no segundo mês de operação. Algumas unidades sequer utilizaram capital de giro no start up, dado que já inauguraram com 400 a 500 alunos inscritos. 

Com esta estratégia, a marca consegue se manter de 50 a 70% acima da meta estimada. Como as simulações de viabilidade financeira são feitas de maneira conservadora, a expectativa, que era atingir a meta de 20 a 30% nos primeiros 30 dias de operação do total do número de alunos e/ou faturamento bruto na maturidade (final do primeiro ano de operação), na realidade tem acontecido no primeiro dia de funcionamento.

Como o fator crítico de academias é o start up da operação e, consequentemente, o primeiro ano, a Fórmula consegue assim alavancar rapidamente nesta fase inicial e diminuir consideravelmente o prazo de retorno do investimento, inicialmente previsto para 36 meses.

Com 13 academias em operação, entre franquias e próprias, a Fórmula já está presente em 5 estados, e conta com mais de 10 mil alunos.

Para saber mais sobre as franquias Fórmula Academia, clique aqui.