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Rede de academias Fórmula já tem 30 unidades em 10 estados

Em 2011, a academia Fórmula, que pertence à Bodytech Company, iniciou seu processo de expansão. A estratégia da empresa previa a inauguração de unidades próprias (nas principais capitais) e franquias (nas cidades de médio porte). O objetivo era crescer com rapidez e dar capilaridade à rede. Funcionou. A empresa inaugurou, em menos de três anos, 30 unidades em 10 estados brasileiros. “Em pouco tempo, a Fórmula se tornou uma das maiores redes de academias do país”, afirma Mario Esses, diretor geral da Fórmula.

Hoje, a marca está presente na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. São 30 unidades em funcionamento e outras 30 operações já contratadas, que serão inauguradas até o fim de 2015. “Em muitas cidades, a Fórmula já chega como a principal academia da região, mas nem por isso tem um custo mais elevado que as outras”, conta Esses. As mensalidades custam a partir de R$ 129.

Um dos principais diferenciais do modelo de negócio da Fórmula é que o franqueado não precisa comprar os equipamentos para a academia. Ele aluga os materiais – o que reduz significativamente o valor da abertura de uma unidade. Além disso, esse modelo permite atualização constante do maquinário. A cada cinco anos, a empresa substituiu os equipamentos, garantindo que os alunos tenham contato sempre com a tecnologia de ponta.

A estrutura de uma unidade Fórmula inclui sala de musculação, espaço cárdio, sala de Indoor Cycle e sala para aulas coletivas. “Uma proposta inovadora, simples, padronizada com base no conceito full service, low cost, low price”, diz Esses.

Com esses diferenciais, a empresa se destacou tanto em capitais como em cidades do interior. “A Fórmula cresceu depressa por ter um modelo de negócio que atende tanto as expectativas dos alunos (que em muitos lugares não encontravam uma academia de qualidade a baixo custo) quanto dos investidores (que querem aproveitar o potencial do segmento fitness)”, justifica Esses.

Uma rede robusta e em forte expansão beneficia tanto os franqueados atuais como aqueles que aderirem à rede a partir de agora. “Com 30 unidades em funcionamento e um número expressivo de alunos, a Fórmula agora tem mais força para conquistar melhores condições junto a fornecedores e também possui mais recursos para investir em Marketing e tornar a marca ainda mais conhecida em todo país”, afirma Esses. “Toda a rede só tem a ganhar com a expansão.” A Fórmula deve encerrar 2014 com 40 unidades abertas em 13 estados.