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A importância de saber vender em franquias

O mercado de franquias está diretamente ligado ao varejo, onde o maior foco sempre serão as vendas. Mesmo que sua franquia ofereça um serviço, também é necessário a captação de clientes e consequentemente a venda desse serviço. Por isso se espera de qualquer gestor, necessariamente, a habilidade de vender.

 

O auxiílio de uma boa equipe é essencial, porém, se o franqueado não souber como vender seu produto ou serviço, o resultado não será o mesmo. Isso porque o gestor é quem dá o correto direcionamento para sua equipe, que precisa de uma lideraça em vendas e ser treinada através do conhecimento pleno da marca e do produto.

Porém, nem todos os franqueados tem a vocação para ser um bom vendedor. E essa necessidade, muitas vezes, não é esclarecida nos processos de franquia por parte da franqueadora. Nos treinamentos, o know how transferido, é ensinado bastante sobre a gestão da unidade franqueada, a administração do negócio e outras particularidades operacionais que cabem em manuais são bem trabalhadas. Mas, dificilmente se consegue desenvolver, em pouco tempo, a capacidade de vender. Por isso é tarefa do franqueado buscar esse conhecimento antes mesmo de adquirir sua unidade franqueada e ir desenvolvendo a habilidade das vendas durante toda a sua vida profissional.

É bom pontuar pontos fortes e fracas para poder trabalhar com mais especificação as suas deficiências. Você pode ser um bom comunicador mas ter medo de promover demais seus produtos. Sendo assim, a confiança na sua empresa e no que ela oferece dá, espontaneamente, o valor para sua marca. Saber em que pontos ela é melhor do que a concorrência e explorar tais benefícios. Também não acredite que vender bem é empurrar o estoque encalhado no cliente que não precisa daquele produto. Se você oferecer exatamente os produtos e serviços que o comprador precisa, ele o verá como um consultor, voltando a procurá-lo. Porém, se ele sentir que você está ansioso para ‘desovar’ itens que ele não precisa, ficará irritado e procurará seu concorrente.

É essencial dedicar um bom tempo para o pós-venda e à fidelização de clientes. Você precisa vender e vender muitas vezes, tanto para novos consumidores quanto para pessoas que já compraram os seus produtos. Por isso, fidelizar é de extrema importância. Crie um bom relacionamento com seus clientes, aprendendo quais são seus hábitos de consumo e conseguindo oferecer produtos ou serviços que superem suas expectativas.

Por fim, é importante aprender a comprar bem para vender melhor ainda. Participe de treinamentos de compras e gerenciamento de estoque e não se afaste dessa gestão, tão importante para que seu negócio flua. Vender é importantíssimo, mas, se você não tiver o que entregar, de nada adiantou todo o seu esforço.

 

Fonte: Jornal do Comércio