Ilustração - Blog Franchise Store

Perfil do franqueado Spedini é essencial para sucesso de franquia

O alcance do sucesso de uma franquia passa por alguns importantes fatores, dentre eles a escolha do franqueado que tenha o perfil condizente com o negócio. Nesse processo, cada marca desenvolve um padrão de itens essenciais para que a parceria firmada entre franquia e franqueadora se torne um case bem sucedido.

Na Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, mais importante que experiência, itens como espírito empreendedor e tempo para dedicação ao negócio são avaliados nos candidatos a abrir uma unidade da rede.

“Buscamos identificar pessoas empreendedoras e entusiasmadas com a perspectiva de se tornarem empresários bem sucedidos”, afirma Romano Fressato Neto, gerente Comercial da Spedini.

Para se tornar um franqueado, a rede pede que o candidato tenha, preferencialmente, no mínimo 21 anos, 2º grau completo, além de conhecimentos básicos em matemática financeira, contabilidade e administração de empresas. “Apesar de a franqueadora oferecer todo o apoio necessário para a condução do negócio, essas tarefas são rotineiras e, por isso, essenciais ao franqueado”, explica o executivo.

Outras aptidões buscadas pela Spedini nos interessados em se tornar franqueados da rede são a facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal; senso de organização; habilidade em delegar tarefas, além de possuir relativo senso de liderança.

A expectativa de investimento realizado para a abertura de uma unidade da rede é de cerca de R$ 600 mil (incluído taxa de franquia), sem contar o ponto comercial. O faturamento médio mensal de uma franquia é de R$ 125 mil e a rentabilidade varia de 12% a 20%. Atualmente, a Spedini conta com 20 unidades distribuídas em praças de alimentação de shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.