71% planejam gastar, principalmente, com a compra de máquinas, equipamentos e reforma das instalações, segundo pesquisa feita pelo Sebrae-SP
Para os pequenos e médios empresários paulistas, o pior da crise já passou e grande parte dos empreendedores do estado pretende investir nos negócios em 2010, segundo pesquisa feita pelo Sebrae-SP. O estudo constatou que 72% dos donos de empresa acham que no próximo ano o faturamento irá crescer e 71% planejam gastar, principalmente, com a compra de máquinas, equipamentos e reforma das instalações.
A maioria dos entrevistados (51%) espera aumentar o número de empregados e 80% vão lançar novos produtos e serviços no ano que vem. Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP, afirma que aspequenas e médias empresas (PMEs) devem aproveitar a retomada da economia para alavancar os negócios. “Após passarem por um ano difícil, os empreendedores têm perspectivas favoráveis. Eles precisam se manter informados e se capacitar para atuar em mercados concorridos”, diz.
Balanço
A queda do consumo foi citada por 66% das PMEs como a principal dificuldade enfrentada em 2009, seguida pelo pagamento de impostos (59%) e aumento dos custos (57%).
A pesquisa constatou também que durante este ano 72% das empresas paulistas aperfeiçoaram produtos e serviços, 61% passaram a oferecer novos itens e 51% substituíram os fornecedores.
![]()
Quer receber mais notícias como esta? Cadastre-se aqui!