Ilustração - Blog Franchise Store

O mercado de franquias

 

Franchise Store, empresa que mais comercializa franquias no mundo, anuncia que fechou o ano de 2010 com um crescimento de 25% com relação a 2009. Em dois anos de operação a loja passou de 20 para mais de 70 marcas, vendeu cerca de 460 franquias dos mais diversos segmentos, gerou 3.600 empregos diretos, comercializou 260 pontos comerciais e movimentou R$ 225 milhões na abertura de novos negócios. No total, foram 60 workshops realizados ao longo de 24 meses, com participação de mais de 5 mil investidores.
 

Estudo realizado em 2010 pela Franchise Store aponta que 80% dos investidores que compram franquias têm ensino superior completo. Do total, 57% investem mais de R$ 100 mil no negócio e 15%, acima de R$ 250 mil. No ano passado só 49% dos franqueados aplicavam mais de R$ 100 mil. “Os dados comprovam o que vemos no dia-a-dia: o setor de franchising é visto cada vez mais como um setor de investimento muito seguro”, garante Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store.
 

Mais de 43% dos compradores de franquias na Franchise Store têm até 30 anos. “A geração Y quer gratificação instantânea. Ter o próprio negócio é uma forma de se conseguir retorno financeiro mais rápido do que esperar anos para subir de cargo numa grande empresa”, comenta Filomena. Nos últimos cinco anos o percentual de jovens que planeja abrir seu próprio negócio dobrou.

As regiões Norte e Nordeste foram responsáveis por 21% das vendas da Franchise Store este ano – aumento de 29% em relação ao ano passado.

A alimentação foi o setor de destaque com 26% de ocupação de mercado, seguido de vestuário com 11% e de saúde e beleza com também 11% de ocupação.

Em 2011 a Franchise Store pretende chegar a 100 marcas e crescer 20% em relação o ano anterior.