Ilustração - Blog Franchise Store

O que você deve saber antes de investir em uma franquia de Limpeza e Conservação

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de limpeza e conservação está em primeiro lugar no ranking dos que mais cresceram no primeiro trimestre no ano com 65%, frente ao mesmo período do ano passado. Impulsionado pela PEC das Domésticas, muitas empresas surgiram no mercado para atender essa demanda. Mas o que os investidores interessados nesse setor devem saber antes de fechar o contrato com uma empresa do ramo? Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo está há 22 anos atuando diretamente com esse mercado e dá algumas dicas valiosas que podem evitar futuras dores de cabeça.

1º – Experiência do franqueador

“É importante obter informações de quem está no comando da franquia: experiências, conhecimentos, trajetória empresarial, objetivos, visão, comportamento.  Quando voamos com o céu limpo, não temos a preocupação de saber quem é o piloto, mas quando o tempo fecha a primeira coisa que queremos saber é se o piloto tem condições técnicas e emocionais para decolar. O mesmo acontece com as empresas, precisamos saber se em momentos mais delicados teremos um profissional com capacidade estratégica para manter o eixo. No caso do setor de Limpeza e Conservação essa avaliação deve ser ainda mais detalhada, pois muitas empresas surgiram pela oportunidade do mercado e o franqueador pode não ter um nível confiável de conhecimento a cerca do setor: legislação, atuação, técnicas, processos, gestão de pessoas, entre outras qualificações”.

2º – Autoavaliação

“Quando compramos uma franquia estamos certos de que teremos o apoio necessário, o know-how para conduzir o negócio. Mas também devemos ter em mente a importância de fazer uma autoavaliação para identificar se está preparado para ingressar nesse ramo de atuação. Nesse caso, as primeiras perguntas são tenho habilidade para lidar diretamente com profissionais da limpeza? Para gerenciar o funcionamento da equipe? Pois, a chave do sucesso está em como a faxineira se apresenta para o cliente e como desenvolve o trabalho. Sendo assim, tê-las bem treinadas, motivadas e despertar o sentimento de pertencimento nelas é a garantia de excelentes resultados”.

3º – Certifique-se sobre as formalizações dos contratos

“Um dos pontos mais relevantes é ter certeza que a empresa contrata todas as funcionárias no formato CLT, garantindo todos os benefícios como vale-transporte, vale-refeição, férias. É uma maneira de evitar dores de cabeça no futuro. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas no setor estão atuando apenas como uma ponte entre o cliente e as diaristas – o que pode trazer sérios problemas para a empresa e eu até arrisco dizer que para o cliente, pois, a funcionária pode alegar vínculo trabalhista. Por isso, meu conselho é sempre se certificar como a empresa age nesse sentido”.

4º Prova dos 9

“Comparar os números que você está tendo acesso com as informações que você leu em matérias na imprensa. Garantir que os pontos que chamaram a sua atenção não foram estrategicamente pensados para servir apenas como isca. Esses cuidados irão te proporcionar segurança na hora de aplicar o seu capital no negócio”.

 

5º – Saber lidar com criticas

“Nesse setor a perfeição é uma avaliação individual, ou seja, cada um gosta de limpar de uma maneira diferente e vai avaliar o quão próximo está do jeito como a pessoa faz e gosta. Por essa razão, é preciso saber lidar com críticas de clientes, ou melhor, é preciso mostrar que o serviço é profissional com equipamentos que conseguem mostrar a eficiência dos produtos e técnicas. Certamente o cliente além de entender vai passar a elogiar o profissionalismo do serviço”.

Renato Ticoulat Neto é um empresário experiente em limpeza. Ex-Diretor da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), da Associação Brasileira de Franchising (ABF), da Associação Brasileira de Facility (ABRAFAC) e professor de limpeza sustentável da Universidade Secovi, lançou o Sistema de Franquia chamado Limpeza com Zelo.

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::