Ilustração - Blog Franchise Store

O que fazer para atingir as metas em 2015

O ano está quase acabando, chegou a hora de fazer um balanço e estabelecer as metas para 2015. Por isso, aproveito o momento para dar uma dica importante: ao pensar nas metas, não defina apenas aonde a empresa quer chegar, mas principalmente como cada um deve agir para chegar lá. Não há estratégia que funcione sem um plano de ação.

Para deixar claro como a equipe deve atuar para atingir as metas, é necessário dedicar muita atenção a dois aspectos fundamentais do negócio: PROCESSOS e TREINAMENTOS. Os processos indicam o caminho a ser trilhado; e os treinamentos ensinam, na prática, como os processos devem ser executados para equipe ganhar eficiência e qualidade. Parece simples, mas são nesses dois pontos que a maior parte das empresas costuma escorregar.

Listamos 7 perguntas que vão ajudá-lo a avaliar se os Processos e os Treinamentos realizados hoje são adequados para garantir que a sua empresa atinja as metas estabelecidas para 2015:

1.Qual foi a última vez que os processos de cada uma das áreas da sua empresa foram revistos e atualizados? Por acaso, não seriam necessários novos processos para executar as novas tarefas que a empresa vai se propor a cumprir em 2015?

2.Você enxerga possibilidades de melhorias nos processos atuais? Caso a resposta seja sim, o que te impede de colocar as melhorias em prática?

3.Todos os funcionários, inclusive os recém-contratados, conhecem os processos que devem ser seguidos para executar o trabalho de forma eficiente e com qualidade, sem perder tempo?

4.Os processos estão descritos de forma clara e com linguagem adequada ao perfil de colaboradores que irá executá-los? Ou eles seguem uma linguagem padrão, sem se preocupar com o seu uso no dia-a-dia?

5.Qual é o objetivo dos treinamentos dados aos funcionários? Eles sempre estão em sintonia com o cumprimento das metas de cada colaborador?

6.Os funcionários sabem o que se espera deles e estão preparados para agir de acordo com essa expectativa? Caso a resposta seja não, o que eles ainda precisam aprender para realizar seu trabalho com mais qualidade e eficiência?

7.Com que periodicidade os treinamentos são dados? Esse intervalo é suficiente para que cada colaborador corrija seus eventuais erros e mude de postura a tempo de alcançar as metas que lhe foram impostas?

Ainda dá tempo de aprimorar processos e treinar a equipe ainda este ano para que, em 2015, sua empresa atinja todas as metas e vá ainda mais longe.