Ilustração - Blog Franchise Store

Novas tendências no setor de casa e construção

Casa e construção se destaca como um dos segmentos mais representativos do país. A capacidade produtiva do país, e o desenvolvimento nacional anda paralelo ao desempenho do setor. Além de ter importante papel social, criando oportunidades de emprego e renda para o Brasil.

 

Impulsionado por financiamento e programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, o setor de construção civil teve um crescimento significativo em 2012. Após esse período os números caíram, devido a economia e política instável do país. Apesar de ser um segmento sólido, que passou por momentos de forte expansão, novas tendências surgem cada vez mais, fazendo os setores se reinventarem para uma melhoria efetiva do setor

 

Conheça algumas tendências em negócios para o segmento de casa e construção.

  • Aplicação de porcelanato líquido 3D
  • Nanotecnologia do concreto
  • Contour Crafting
  • Imagens térmicas
  • Concreto autocurável
  • Concreto permeável
  • Tinta que absorve energia solar
  • Faça você mesmo: tendência comportamental de reparar construções

 

Uma tendência que vem crescendo no setor são as práticas sustentáveis como a utilização de materiais ecológicos e gestão de resíduos nas obras. Muitas construtoras também desenvolve projetos voltados para a eficiência energética, uso de recursos naturais, automatização de serviços e construção de novos sistemas multimodais e de distribuição nas cidades.

Também ganham espaço no setor, a oferta de serviços agregados como a entrega de produtos sem custo, treinamento gratuito para uso de materiais e dicas de reformas. A oferta de capacitações a distância para operários da construção civil também tem contribuído para a diminuição da falta de qualificação técnica, um dos principais problemas do setor.

A construção enxuta, baseada no princípio Just In Time, contribui para o corte de processos que não agregam valor às obras, favorecendo a manuntenção contínua do ritmo produtivo e a realização eficiente do trabalho, unindo atividades complementar simultaneamente.

Os empreendedores da construção devem investir no planejamento do negócio para que possam enfrentar futuros desafios. O segredo do sucesso é a elevação da produtividade, redução de custos e a eficiência na gestão.