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Startup de educação chega a 1 milhão de usuários

20 de abril de 2018

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Criada em Cuiabá, Estuda.com conquista outros estados e já é utilizada em mais de 300 instituições no Brasil

 

Da vontade de ajudar o irmão a estudar para o Enem, nasceu um negócio que conquistou o mercado. O analista de sistemas Carlos Pirovani fundou a Estuda.com, uma startup que já chegou a um milhão de usuários e está presente em mais de 300 escolas em todas as regiões do Brasil.

“Ter um milhão de usuários já é um acontecimento para qualquer startup. Para nós, que tivemos que superar o fato de virmos de um estado sem tradição de tecnologia, é especialmente gratificante”, diz Pirovani, que criou a startup junto ao programador Vitor Freitas. A marca foi atingida no dia 23 de março, mesma data em que a empresa recebeu seu primeiro aporte financeiro, realizado pela Garan Ventures, de Brasília.

O cenário para a proposta da startup é propício: as edtechs, como são conhecidas as novs empresas de tecnologia educacional, são referência mundialque seguem a trilha aberta pelas fintechs. A ideia é expandir a atuação da Estuda.com no Brasile entrar em outros países da América do Sul. Segundo estudos, o mercado deve movimentar US$ 252 bilhões ao redor do mundo até 2020.

“De fato, o setor educacional está aquecido como um todo no Brasil, com diversas instituições de ensino médio e superior listadas na bolsa, por exemplo. Há um potencial econômico muito grande na área”, avalia Pirovani.

 

Trajetória

A Estuda.com, trouxe um sistema inovador para uma prática tradicional entre estudantes que vão prestar o Enem e vestibulares: o estudo e resolução de provas antigas.”Os alunos perdiam tempo baixando as provas e corrigindo manualmente, além de não conseguirem analisar o desempenho, o que dificultava o direcionamento do estudo”, explica Pirovani.

O modelo chamou a atenção de escolas de ensino médio e fundamental II, que encontraram na plataforma uma ferramenta para facilitar o processo de criaçãos gestão de avaliações, além da identificação de pontos fracos e fortes dos alunos.

A partir de um banco de questões com mais de 70 mil itens, os professores economizam tempo na hora de montar avaliações, inclusive com possibilidade de adaptar ou incluir novas perguntas. A startup também tem uma tecnologia de leitura de cartões de respostas que pode ser realizada por meio de smartphones ou scanners e acelera o processo de correção das provas. “Nós permitimos a equipe pedagógica a se concentrar nos aspectos educacionais ao facilitarmos a gestão dos suportes utilizados nesse processo”, explica o sócio da Estuda.com.

Hoje, 41,2% dos usuários da Estuda.com são da região sudeste, e apenas 10,4% da região Centro Oeste. Até o final do ano, a expectativa da startup é estar presente em 400 escolas, atingir 2 milhões de usuários e alcançar um faturamento de R$ 2 milhões.

 

Sobre a Estuda.com

Startup de educação. Por meio de uma plataforma própria, a Estuda.com quantifica o desempenho de estudantes de ensino, ensino médio, fundamental II e pré-vestibulandos através de provas, simulados e listas de exercícios, online ou impressas, entregando relatórios detalhados.