Quem aposta em ter uma franquia precisa entender que a boa relação entre franqueados e franqueadores é fundamental para obter os melhores resultados com o negócio. Os diferentes modelos de franchising são sistemas validados e testados. Por isso é tão importante seguir todas as recomendações e orientações da rede.
Vamos te mostrar como funciona a relação entre franqueados e franqueadores
e os principais pontos de atenção para sua franquia ter resultados satisfatórios.
O que é uma franquia?
Franquia, ou franchising, é uma forma de negócio que usa o direito de outra marca, ou seja, compartilha dos produtos e formato de um modelo de negócio. É aquela loja que você observa que se encontra em diferentes pontos da cidade, estados e até outros países.
De um lado está o proprietário da marca (franqueador) e do outro investidor (franqueado) responsável por gerenciar o negócio. O mercado de franchising oferece muitas opções, para diferentes investimentos e modalidades de atuação. Uma das principais vantagens de ter uma franquia é justamente ter o respaldo do franqueador para o melhor desenvolvimento do negócio, de acordo com o processos estabelecidos pela rede.
O modelo de franquia começou no Brasil desde 1954 e com o tempo foi crescendo e se consolidando como uma opção de negócio de menor risco. A primeira franquia brasileira foi a Escola de Idiomas Yázigi Internexus.
Existem alguns modelos de franquias diferentes para analisar antes de investir:
Franquia Master – O franqueado não só utiliza o direito da marca, como também tem autorização para obter novos investidores para a marca.
Franquia de desenvolvimento de área – O franqueado fica responsável por toda região, desenvolvendo a marca em uma determinada região.
Franquia Unitária – O franqueador cede ao franqueado o direito de uso de uma determinada loja ou espaço na WEB ( para o caso de lojas online).
Qual a responsabilidade de franqueado e franqueador?
Existe uma relação muito importante entre franqueados e franqueadores que precisa ser mantida com confiança e é baseado nas leis. Antes de iniciar um contato com um franqueador, analisar a reputação, documentação e demais aspectos que envolvem a aquisição.
O franqueador é o dono da marca. É o responsável por todo o processos de sistematização para que a marca siga os padrões adotados por todas as franquias de uma rede.
Faz parte da responsabilidade do franqueado, fornecer todos os documentos necessários, garantir o treinamento dos funcionários como está previsto por lei e disponibiliza a COF (Circular de Oferta de Franquia), o documento que descreve todos os detalhes de investimento, direitos do franqueado e deveres do franqueador.
Quando se trata do franqueado, os fatores principais mudam um pouco. O franqueado é o responsável indireto da marca, ou seja, é aquela pessoa que vai receber os direitos de utilizar o produto ou serviço. O franqueado deve fazer o investimento financeiro no início, analisar os documentos disponibilizados e aprender como operar a marca escolhida.
Para o franqueado, é uma boa oportunidade de tirar do papel o antigo sonho de se transformar no próprio chefe. Mas não se engane: É necessário manter uma boa relação com o franqueador para que o franqueado para não tenha problemas.
Quais são os direitos e deveres do franqueado?
Muita gente quer entrar no mercado de franchising e se pergunta como funciona a franquia no que diz respeito à direitos e deveres. Como qualquer parceria jurídica, existe um contrato entre os franqueados e franqueadores que discrimina direitos e deveres entre as partes do negócio.
Entre os direitos dos franqueados, está utilizar o suporte e treinamento que deve ser fornecido pelo franqueador, além de ter também o recebimento da COF no prazo correto.
Franqueados têm liberdade para recrutar e contratar a equipe de funcionários. No entanto, deve sempre comunicar aos franqueadores sobre o andamento do negócio. Os franqueadores podem e devem cobrar dos franqueados a responsabilidade de seguir todos os padrões de operação e prestação de serviços. É importante que o franqueado entenda porque no franchising não é permitido fazer alterações no modelo sem prévio consentimento do franqueador.
Pagar as taxas específicas dos franqueadores nas datas corretas evita possíveis problemas. Ambos, franqueadores e franqueados, precisam obedecer severamente o que está acordado na documentação que viabiliza e comprova a parceria e uso da marca. Sem documentação assinada, não existe direitos e nem deveres. Logo, não existe negócio.
Como manter uma boa relação entre franqueados e franqueadores?
A relação entre franqueados e franqueadores pode direcionar o futuro de um negócio. Representar uma franquia com uma marca consolidada é uma responsabilidade grande, principalmente em manter o padrão de qualidade já estabelecido.
Confira 4 dicas para manter uma boa relação no seu negócio de franquia:
- Observe outras lojas e tenha contato com outros franqueados para avaliar a qualidade e a maneira que o franqueador age na sua operação
- Se atente a COF e tudo o que está detalhado no documento
- Mantenha uma boa comunicação com o franqueador/franqueado
- Mantenha o seu franqueador atualizado sobre o retorno financeiro da sua loja
- Converse com o franqueador sobre ações de marketing local
A comunicação é fundamental para a boa relação entre franqueados e franqueadores. Caso você queira ir mais à fundo em qual o papel de cada parte, sugerimos a leitura deste artigo que aprofunda ainda mais as responsabilidades de ambas as partes.