O mercado de franquias no Brasil

 O Brasil é um dos maiores países para o franchising, se destacando como o quarto maior país do mundo em número de redes de franquia e o sexto maior em número de unidades franqueadas. Hoje já são cerca de 130.000 unidades de franquias.

 

O franchising cresceu nos últimos anos, com taxas superiores ao PIB e uma evolução gradual no setor. Muitos segmentos no Brasil utilizam o franchising como estratégia de expansão de seus negócios e já possuem grande número de marcas, como o segmento de alimentação. Mas o Brasil ainda possui regiões em potencial para serem desenvolvidas e há espaço para novas redes em diferentes mercados. O que percebemos é que, cada vez mais, haverá uma seleção natural das marcas que estão mais bem estruturadas para atuar no franchising.

Atuar no franchising é desafiador, os empresários precisam estar preparados para trabalhar o engajamento de seus franqueados, contando com o apoio da franqueadora para que a unidade atinja os resultados esperados. Porém, o mercado de franquias está em desenvolvimento, com muitas empresas iniciantes e um grupo significativo de marcas em um estágio maduro rumo a consolidação.

O sistema hoje contribui para o desenvolvimento do país, já são mais de 50 anos de história e o assunto franquias é muito presente na mídia brasileira de negócios e empreendedorismo, além dos diversos portais e mídias que tratam exclusivamente do mercado de franquias no Brasil.

A ABF, fomenta o mercado de franquias no Brasil e representa os interesses do setor junto ao governo. A ABF reúne mais de 1000 associados, entre eles redes de franquia, franqueados e fornecedores do franchising, como por exemplo, empresas especializadas na expansão de franquias.

Apesar de todo o crescimento e evolução do setor, o mercado de franquias no Brasil ainda é bastante fragmentado. A média de unidades por rede ainda é baixa e o Brasil representa uma média de 43 unidades por rede de franquia, enquanto países como EUA e Japão tem uma média de 200 unidades por rede aproximadamente. A expectativa para 2018 é que o número de franquias continue aumentando cada vez mais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *