Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

O médico empreendedor

4 de agosto de 2020

Compartilhe
O Médico empreendedor

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, para garantir a sobrevivência de qualquer negócio, se diferenciar é essencial.

Diante do cenário atual, ser um médico empreendedor pode ser esse passo além no caminho da diferenciação.

As faculdades de medicina não costumam tratar sobre o tema empreendedorismo. Isso faz com que a formação do futuro médico seja muito voltada para a parte técnica e pouco atenta quanto aos aspectos financeiros da rotina médica.

Por que falar sobre empreendedorismo?

Em linhas gerais, empreender é o processo de implementação de um novo negócio ou de realizar mudanças em iniciativas que já existem. É um conceito muito usado no âmbito empresarial, mas que também é essencial na área da saúde.

Para ser empreendedor, é indispensável unir uma boa dose de coragem, mas também de criatividade e até mesmo de imaginação. Dizemos isso porque o empreendedor precisa oferecer algo diferente do que a sua concorrência oferece, precisa ter um produto ou serviço atraente para o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, lucrativo do ponto de vista financeiro.

Seguindo este raciocínio, também não podemos deixar de perceber que algumas outras características são também muito importantes para ter sucesso no empreendedorismo. Entre elas estão a autoavaliação, a autocrítica e o conhecimento do mercado no qual o seu empreendimento está inserido.

O médico empreendedor

O empreendedorismo na medicina só vem ganhando a sua real dimensão no Brasil em tempos recentes. Até pouco tempo atrás, a maioria dos médicos se preocupava quase que exclusivamente com a sua formação técnica e não dava muita importância, até mesmo por conta da agenda corrida, para o seu espírito empreendedor.

Na medicina, a credibilidade é um pilar fundamental para a carreira e, sem uma boa formação, não há credibilidade. O conhecimento também é muito importante porque o campo do empreendedorismo é muito mais do que simplesmente abrir uma empresa, mais também ter novas idéias, vencer obstáculos e superar desafios.

A compreensão adequada dos processos de operação, dos sistemas, das tecnologias e das finanças podem proporcionar um empreendimento lucrativo e sólido, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos pacientes e abre espaço para voos ainda mais altos nesse segmento tão importante.

Você está preparado para os desafios de ser um médico empreendedor?

Aproveite essa matéria e faça uma auto avaliação. Como estão as suas habilidades abaixo?

  • Noções básicas de finanças
  • Domínio das novas tecnologias
  • Gestão de pessoas

Após esse momento, você conseguirá identificar as oportunidades de melhoria para se tornar um excelente médico empreendedor.

Dica Brumed: faça cursos, leia livros, ouça Podcasts e participe de grupos de Networking para preencher as lacunas que não foram estudadas na Escola Médica.

Com essa iniciativa você não só vai adquirir novos ensinamentos, mas também vai conhecer cases de sucesso e descobrir as melhores soluções para as suas necessidades e expectativas como profissional.

Quer conhecer mais sobre a franquia Brumed? Clique aqui para saber mais.