Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Negócio sustentável: o que é e como ter o seu

8 de junho de 2021

Compartilhe

Mais do que uma tendência de mercado, ter um negócio sustentável é praticamente uma obrigação de empresas que querem se manter atualizadas sobre as principais demandas da sociedade.

A sustentabilidade é uma pauta urgente que influencia diretamente toda nossa vida, inclusive sua continuidade a longo prazo – estamos falando de milhares de anos, mas já é possível observar algumas mudanças drásticas no planeta, tais como:

  • Aumento da temperatura global;
  • Derretimento acelerado das calotas polares;
  • Maior frequência de incêndios florestais;
  • Plástico nos oceanos, afetando a vida marinha.

Sabe o que todos esses eventos têm em comum? A melhora desse cenário depende exclusivamente das nossas ações, e é aí que entra o negócio sustentável.

Pequenas ações para desenvolver um negócio sustentável

Você não precisa ser um expert em sustentabilidade para ter um negócio sustentável. Simples atitudes são suficientes para contribuir para uma perspectiva mais positiva, eco friendly e saudável para todos, confira!

Diminuir o uso de papel na empresa

Ter um negócio sustentável é mais fácil do que você imagina.

Reduzir a quantidade de papéis ou até mesmo anular esse comportamento já é uma realidade em muitas empresas graças à digitalização de processos. Se tudo pode ser feito e armazenado digitalmente não faz sentido gastar papel, ocupar espaço e prejudicar o meio ambiente.

Por mais que o papel possa ser reciclado é necessário ter em mente que nem todos os municípios possuem estrutura adequada de coleta de lixo e, posteriormente, local para reciclagem. 

Mesmo tendo um processo rápido de decomposição (de 3 a 6 meses), evitar o descarte de papel na natureza é uma ótima iniciativa para ter um negócio sustentável.

Uso responsável de água e energia

Vários painéis solares instalados em um negócio sustentável

Investir em painéis solares é uma ótima alternativa para diminuir a conta de energia e contribuir com boas práticas ambientais. Apesar de ter um alto custo, os painéis fotovoltaicos têm vida útil de até 25 anos. Foto: Unsplash

 

Acompanhar de perto todos os processos da empresa é fundamental para colocar em prática um negócio sustentável.

Corrigir vazamentos e evitar desperdícios no dia a dia são pequenas ações que podem ajudar na economia financeira e sustentável da água – nem precisamos mencionar o quanto esse recurso é importante, não é mesmo? O fato de ser um bem esgotável torna ainda mais urgente a implementação dessas atitudes.

E nada de fazer faxina com mangueira! Troque a água pela vassoura, finalize a limpeza com panos molhados e reutilize a água sempre que possível.

Outro ponto que deve ser ressaltado é o uso eficiente de energia

A maioria das empresas funciona com ar condicionado, computadores e outros equipamentos ligados na tomada diariamente. Pode parecer óbvio, mas tirar todos os equipamentos da tomada no final do expediente pode contribuir para o meio ambiente e também para uma conta de luz mais barata no final do mês.

Para reduzir ainda mais o uso de energia o recomendado é investir em painéis solares, recurso capaz de gerar eletricidade a partir da luz do Sol. Esse tipo de energia limpa pode reduzir a conta de luz em até 95%!

Apesar de ser um investimento muito caro, os painéis solares possuem vida útil longa (média de 25 anos) e são verdadeiros amigos do meio ambiente: você produz o necessário para o que seu negócio sustentável vai consumir.

Mas para quem quer começar por pequenas ações, trocar lâmpadas tradicionais por opções LED já garantem um bom resultado em termos de economia e durabilidade.

Compromisso com a reciclagem

Várias garrafas plásticas amassadas para reciclagem de um negócio sustentável

O plástico demora mais de 400 anos para desaparecer completamente no meio ambiente. Enquanto isso não acontece, milhares de peixes, tartarugas e outros animais marinhos correm risco de vida ao ingerir esses materiais. Foto: Unsplash

 

Quando a utilização de produtos de difícil composição (como plástico e vidro, por exemplo) é inevitável, a reciclagem passa a ser a alternativa mais importante para o negócio sustentável.

Separe bem os materiais e faça o descarte em locais apropriados para garantir que a reciclagem seja feita.

Certificar o destino correto desses materiais reduz sua circulação no meio ambiente e também suas consequências. O plástico leva mais de 400 anos para se decompor e, enquanto isso, prejudica a vida animal, principalmente as espécies marinhas que morrem por causa da ingestão desse produto ou por ficarem enroladas nesses materiais.

Você pode até pensar que pequenas atitudes individuais pouco influenciam na melhora desse cenário, mas se todo negócio sustentável fizer sua parte, nem que seja um pouquinho, já estaremos caminhando para o equilíbrio ambiental.

Apoie causas sustentáveis

Ter consciência ambiental é ótimo, mas por que não contribuir para o crescimento de causas e instituições que fazem uma diferença ainda maior?

Seja por meio de trabalho voluntário ou doações financeiras, ter um negócio sustentável não se limita às próprias atitudes. Existem por aí muitas ONG’s e iniciativas privadas que se propõem a mudar radicalmente a situação em que nos encontramos.

Pequenas doações são de grande ajuda, especialmente para um assunto que, apesar da importância, ainda tem pouca mobilização social. Quem sabe seu negócio sustentável não vira um grande exemplo a ser seguido?

Estimulem outras pessoas a fazerem o mesmo

Que tal criar uma campanha interna para incentivar os colaboradores a reduzirem o consumo de plástico e outros materiais que prejudicam o meio ambiente?

O negócio sustentável é um conjunto de atitudes que envolvem desde o planejamento estratégico da empresa até o engajamento do time nas causas que a organização decide apoiar.

Além de colocar em prática ações sustentáveis, a empresa também pode assumir a responsabilidade de conscientizar a equipe, o bairro onde está instalada, os clientes, fornecedores, enfim, todos os envolvidos na rotina da organização. Afinal, necessidades tão urgentes não são solucionadas sem uma grande rede de apoio.

Agora que você já conhece os principais pilares de um negócio sustentável ficou mais fácil de implementar as atitudes na sua empresa!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o texto nas redes sociais e incentive mais pessoas a contribuírem para um mundo melhor a partir de negócios sustentáveis.

Para saber mais sobre negócios promissores e oportunidades de investimento clique aqui.