Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Multifranqueadora ou franquia tradicional? Entenda as diferenças neste artigo

1 de junho de 2021

Compartilhe
Mulher e homem de frente para quadro branco com anotações sobre a multifranqueadora

No mercado de franquias, algumas marcas se especializam em diversos segmentos ao mesmo tempo e permitem investimentos em unidades da mesma área ou de mercados completamente diferentes. Estamos falando da multifranqueadora, uma rede com diferentes marcas disponíveis.

Enquanto franqueadoras tradicionais variam nas modalidades de negócio oferecidas, a multifranqueadora oferece um leque variado de opções não só na modalidade, mas também nas marcas e nos segmentos de negócio.

Para quem já possui uma operação no franchising e decide variar os investimentos, optar pela multifranqueadora é a melhor escolha pelas vantagens oferecidas em termos de gestão e segurança do empreendimento.

Se uma empresa vira franquia por ter conhecimento de mercado suficiente para replicar seu modelo de negócio, a multifranqueadora tem ainda mais vantagens a oferecer aos franqueados ou multifranqueados da rede, como você verá a seguir.

Multifranqueadora do mesmo segmento ou de segmentos diferentes?

Como falamos anteriormente, a multifranqueadora pode ser especializada em apenas um segmento (franquia de alimentação, por exemplo) ou de áreas diferentes (franquias de alimentação e de casa e construção).

Quanto mais variedade existir na multifranqueadora mais distintos serão seus franqueados já cada segmento requer um perfil diferente de investidor. No entanto, é fato que investir no mercado de franquias não exige do franqueado experiência na área.

Na multifranqueadora, existe ainda mais segurança no investimento e outras facilidades prestadas ao franqueado ao longo da operação, como treinamento e suporte. O grande diferencial é poder contar com uma franqueadora que entende não só de um, mas de vários segmentos do franchising, compartilhando seu know how na área que for de maior interesse do franqueado

Vantagens de redes que operam com diferentes marcas

Pessoas apontando para tela de notebook

As obrigações da multifranqueadora com seus franqueados ou multifranqueados é a mesma: treinamento, suporte e compartilhamento de know how são algumas das vantagens oferecidas para quem investe em operações de franquias. Foto: Unsplash

 

Assistência durante a negociação da franquia

Imagine a seguinte situação: você sempre quis ter uma franquia de alimentação, escolheu a marca que mais tem a ver com seu perfil e está pronto para comprar a unidade, mas durante a negociação do contrato percebeu que esse segmento não tem muito a ver com você.

Se a negociação é feita com uma multifranqueadora é possível que a rede tenha outras opções para você investir sem ser no mercado de alimentação. Muito mais fácil do que começar sua pesquisa pela franquia ideal do zero de novo!

Além disso, a multifranqueadora também auxilia o franqueado na escolha do melhor ponto comercial, do perfil dos funcionários, na modalidade do negócio, entre outras características difíceis de assimilar para quem não possui nenhuma experiência como empreendedor.

Vale ressaltar que as obrigações da multifranqueadora para com o franqueado estão previstas na Lei das Franquias e também na Circular de Oferta de Franquia (COF). Para quem pretende investir no franchising, conhecer esses documentos é fundamental para ter uma operação livre de problemas!

Treinamento inicial e reciclagem

Outro ponto positivo de investir no mercado de franquias é poder contar com treinamento antes de iniciar a operação e reciclagem da equipe sempre que necessário.

Como o franchising é a porta de entrada para muitos empreendedores de primeira viagem, garantir que a operação tenha sucesso é ainda mais importante. E como ter certeza de que tudo vai dar certo sem auxiliar o franqueado durante o caminho? Impossível!

O treinamento inicial oferecido pela multifranqueadora garante que o franqueado e os funcionários da unidade estejam preparados para executar os padrões desenvolvidos pela rede, aumentando as chances de ter uma operação bem sucedida.

Know How para administrar a unidade

Se tem uma coisa que a multifranqueadora sabe fazer é criar oportunidades para que cada vez mais empreendedores tenham um negócio rentável. Prova disso está na sua experiência de mercado e em sua maneira de passar todo o conhecimento acumulado aos franqueados.

Quanto mais didática e acessível for a transferência de know how da multifranqueadora, maior será a assimilação dos empreendedores. Essa etapa do negócio é importante porque sem a padronização o mercado de franquias não existiria!

Modelos de negócio franqueáveis dão certo justamente porque seguem um padrão desenvolvido, testado e aprovado pelo mercado. Portanto, essa é a tarefa número um do franqueado: garantir que o padrão da multifranqueadora será mantido.

Para auxiliar nesse processo, além do treinamento, a multifranqueadora pode disponibilizar manuais operacionais com as melhores maneiras de conduzir a unidade para obter os melhores resultados. E em caso de dúvidas o franqueado pode sempre contar com o suporte da rede, como você verá a seguir.

Funcionalidades no dia a dia da operação

Pessoa colando post-its coloridos com anotações em quadro branco

Experiência, conhecimento de mercado e equipe capacitada estão entre os principais diferenciais da multifranqueadora. Foto: Unsplash

 

Mesmo empreendedores experientes também podem contar com a multifranqueadora ao longo de toda operação da franquia com suporte e outras funcionalidades úteis na rotina da unidade.

Em muitas marcas, o suporte fica disponível 24 horas por dia, tudo para tornar a jornada do franqueado ainda mais simples e fácil. 

Auxílio direto na administração do estoque, negociação com fornecedores, prestação de serviços em comunicação e marketing, e ajuda na administração de modo geral são algumas das outras vantagens oferecidas pela multifranqueadora que garantem mais segurança na gestão da franquia.

Agora que você já sabe dos principais pontos que diferenciam a franquia tradicional da multifranqueadora, compartilhe esse texto em suas redes sociais para ajudar mais pessoas a ficarem por dentro do assunto!

E se seu intuito for investir no mercado de franquias com ajuda especializada para escolher a opção ideal para seu perfil, clique aqui.