Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Líder ou empreendedor? Saiba qual perfil você tem

12 de fevereiro de 2021

Compartilhe
Homem pensando se é líder ou empreendedor

Costumamos ouvir dizer que o empreendedor que possui características de um líder, provavelmente terá mais sucesso.

Mas afinal, para começar um negócio, é preciso ser um líder?

Com quase 20 anos de experiência na gestão de franquias de sucesso, nossa resposta é: não necessariamente!

Caso o empreendedor não possua essas características, ele pode buscar um sócio que assuma esse papel.

Apesar de alguns líderes terem um estilo voltado para a inovação e alguns empreendedores terem a capacidade de motivar um grupo de pessoas a trabalharem em um objetivo comum, há diferenças entre os dois conceitos.

É preciso entender, também, que não há uma necessidade do empreendedor ser líder, nem do líder ser empreendedor.

Existe uma série de distinções entre liderança e empreendedorismo, porém elas não se opõem, mas se complementam, se cultivadas em conjunto.

O empreendedorismo e a liderança estão ligados ao poder. O empreendedor tem o poder de fazer, enquanto o líder tem o de influenciar.

Um líder tem a capacidade de influenciar os outros por meio de sua cooperatividade, respeito e empatia. Esse poder, portanto, é derivado da sua autoridade moral que foi reconhecida e concedida pelos outros.

O empreendedor tem a capacidade de agir sobre coisas e também sobre os outros, como objeto de ação. Possui empatia e seu poder vem da acumulação de atributos como força, conhecimento e propriedade.

A maior virtude do empreendedor é a coragem, enquanto a do líder, é a moderação

Tanto líder quanto empreendedor possuem temperamento persistente e mantêm a motivação por longo tempo, apesar das adversidades. Porém, o líder, em geral, é mais sensível a riscos. Isso faz com que ele aja mais no sentido de evitá-lo do que de enfrentá-lo. Já o empreendedor é mais tolerante e lida melhor com situações sobre as quais não tem controle.

Enquanto o líder pondera, avalia e busca, o empreendedor age rapidamente. A consequência disso é que ele comete mais erros e está mais propenso à ansiedade. Em contrapartida, ele é rápido para corrigir o curso de suas ações caso estas não estejam trazendo o resultado esperado.

Ao longo da vida é o empreendedor quem aprende mais em razão do acúmulo de conhecimento

Em qualquer negócio, a presença de um líder é fundamental. É por meio dele que os valores e a cultura de uma organização serão passados. É ele quem indica o direcionamento da empresa e guia a equipe para onde ela deve ir.

E você? Qual o seu perfil descrito nesta matéria mais se aproxima da sua personalidade?

Quer saber mais sobre a franquia? Acesse aqui!