Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Covid 19: Conheça os impactos da pandemia na economia

21 de abril de 2020

Compartilhe
Covid 19 e a economia

Além das milhares de mortes que vem nos assustando nos últimos dias, o noticiário internacional informa que o Covid-19 já está provocando danos gravíssimos à economia de todos os países do globo.

Mas, afinal, quais as medidas que o governo brasileiro está adotando, em parceria com bancos e com a iniciativa privada para minimizar o problema?

Em um cenário de instabilidade e insegurança, os governos de vários países têm tentado se preparar para evitar um colapso da economia, propondo medidas de contenção de perdas e de estímulo nunca visto antes. E aqui no Brasil, não poderia ser diferente.

As empresas, alinhadas a essa mesma estratégia, vêm adotando ações emergenciais para amortecer os efeitos do surto, visando garantir a sustentabilidade de seus negócios em meio a uma forte queda nas vendas, sem deixar de apoiar seus funcionários.

Os bancos privados do país adiaram o pagamento de parcelas de empréstimo e ampliaram limites de crédito.

As empresas de outros segmentos criaram serviços digitais, considerando a nova realidade da vida à distância, estabeleceram fundos para garantir renda a prestadores de serviço autônomos doentes, e passaram a doar álcool em gel e testes de covid-19 para o sistema público de saúde.

O governo anunciou um pacote de socorro às empresas aéreas e novos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no montante de 35 bilhões de reais.

Além disso, são medidas emergenciais:

  • Pagamento de R$600,00 mensais a trabalhadores autônomos de baixa renda durante três meses;
  • Nova linha de crédito do BNDES para PMEs de 5 bilhões de reais;
  • Adiantamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS;
  • Liberação de saques do FGTS no valor de um salário mínimo, ou seja, R$1.045,00 entre 15/06 a 31/12/2020;
  • Inclusão de 1 milhão de famílias no Bolsa Família, por um custo de 3,1 bilhões de reais.

Essas foram algumas medidas tomadas pela administração pública e pelas empresas brasileiras para enfrentar o problema.

No fim, restam algumas perguntas: Que lições teremos no fim dessa pandemia? Quais os aprendizados? Como iremos contar essa história para as futuras gerações de empreendedores?

A Franquia Brumed esta sempre atenta as movimentações da economia para que possa prestar os melhores serviços e soluções aos seus clientes. Quer saber mais sobre a franquia de Engenharia e Medicina do Trabalho?Quero saber mais