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Governança Corporativa: 3 passos para vender consultoria especializada

19 de julho de 2021

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governança corporativa

O mercado de consultoria é ideal para profissionais que buscam autonomia para desenvolver negócios. É comum que profissionais com perfil comercial gostem de rotinas flexíveis, com horários estratégicos e projeções otimistas de vendas. Por isso, relacionar a performance da consultoria com a área de governança tem sido uma excelente alternativa. Mas, afinal, como vender consultoria especializada em Governança Corporativa?

Para conseguir se destacar nas vendas de consultoria, é preciso:

1) entender as demandas do mercado, 

2) definir e conhecer seu público-alvo,

3) saber se posicionar de forma atraente.

A GoNext Governança & Sucessão irá orientar neste artigo como desenvolver esses 3 passos citados acima.

1) Entender as demandas do mercado

Para conseguir montar uma estratégia bem-sucedida de venda de consultoria especializada é importante acompanhar a evolução das necessidades empresariais. 

A análise das movimentações de mercado deve considerar o contexto atual e as projeções empresariais que mostram o que trará diferencial competitivo aos negócios.

Por isso, a Governança Corporativa ganhou destaque nas demandas por consultorias especializadas nos últimos anos.

A Fortune Business Insights publicou o relatório Risco Governança Corporativa e Compliance, mostrando que as atividades ligadas à governança corporativa já movimentam hoje, cerca de US $21,72 bilhões no mundo e devem aumentar para US $57,57 bilhões até 2026.

As pressões dos acionistas, dos investidores e dos próprios consumidores fortalecem esse movimento por negócios que consigam comprovar: transparência, equidade, prestação de contas e compliance.

Essas são as 4 bases da Governança Corporativa e, justamente por isso, a área tornou-se investimento estratégico essencial para garantir a integridade dos negócios.

2) Definir e conhecer seu público-alvo

Direcionar esforços de vendas requer uma atenção especial a esta etapa. Definir um público-alvo para a venda de consultoria especializada irá:

  • facilitar a forma de abordar seus prospects
  • desenvolver propostas de valor coerentes com as demandas empresariais
  • otimizar seu custo de aquisição de clientes com mais chances de ampliar receita

Por isso, a GoNext defende o maior nível de cuidado com esta parte do processo. Afinal, foi segmentando sua atuação para as empresas familiares que a GoNext conquistou mais de 11 anos de mercado e mais de 180 projetos de Governança Corporativa implementados com excelentes resultados.

As empresas familiares são um pilar essencial da economia nacional, compondo mais de 90% das empresas brasileiras (IBGE e Sebrae).

Com esta segmentação, fica mais fácil criar uma relação de potenciais clientes e iniciar um movimento de relacionamento duradouro com este perfil de público. 

Para conquistar uma fatia do mercado é preciso conhecer a fundo as demandas do seu público-alvo. Por isso, defini-lo com precisão simplificará sua estratégia de vendas e ajudará você a propor serviços de consultoria especializada de forma mais ágil e direcionada.

3) Posicionamento atraente e com credibilidade

Conquistar uma identidade de valor é, sem dúvida, o passo mais difícil da sua jornada como profissional responsável por vender consultorias.

Consultorias são serviços especializados que requerem um portfólio capaz de comprovar a expertise da metodologia de consultoria e, claro, os resultados.

Cada vez mais os consumidores têm demandado marcas responsáveis e com autoridade exemplar em seus segmentos. 

Construir uma marca forte e com credibilidade é um trabalho a longo prazo e vai exigir anos de dedicação e investimento no seu negócio.

Se você esperava resultados consideráveis neste ponto em um curto prazo, uma das soluções é tornar-se parceiro(a) de marcas já estabelecidas e com trajetória sólida.

É o caso do modelo de franquia da GoNext.

A GoNext Governança & Sucessão é referência há mais de uma década no mercado de consultoria em governança corporativa para empresas familiares.

Com a Franquia da GoNext, o profissional parceiro terá acesso à expertise mercadológica da empresa, irá montar com você sua área de atuação, auxiliando o direcionamento de vendas e moldando o portfólio de soluções.

Confira os benefícios de se tornar um franqueado:

  • Direito de uso de marca
  • Treinamentos iniciais presenciais e/ou online e reciclagem
  • Auxílio contínuo na operação da franquia
  • Avaliação de desempenho
  • Software de gestão
  • Materiais de marketing e suporte nas estratégias de divulgação
  • E mais

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