Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias sustentáveis devem crescer em 2020. Entenda!

15 de outubro de 2020

Compartilhe
Homem segura caixa com produtos recicláveis de franquias sustentáveis.

Modelos novos de franquias tendem a despertar interesse no chamado “novo normal”, e não é diferente com as franquias sustentáveis. Para quem quer aliar lucro e, ao mesmo tempo, gerar impactos positivos na sociedade os modelos de negócios sustentáveis são mais do que uma opção, se tornaram essenciais. 

 

Apostar em franquias sustentáveis  como negócio é alinhar propósito, lucro e ainda de ainda fazer bem ao mundo. Cada vez mais, os consumidores estão  conscientes levando em conta, ao escolher produtos e serviços adquiridos, como as marcas se relacionam com o meio ambiente, com a saúde, testagem em animais, relações de trabalho justas. Ou seja, há uma preocupação grande com a sustentabilidade. 

 

Produtos e serviços no Brasil também entraram nessa “economia verde”, uma tendência mundial que segundo estudo, Uma Nova Economia para uma Nova Era, desenvolvido pelo WRI Brasil, o país pode ganhar até R$2,8 trilhão com a economia verde. 

 

A busca por um estilo de vida mais saudável e novas maneiras de consumir tem feito a cabeça dos consumidores brasileiros e não é diferente para quem quer investir em franquias sustentáveis. Aproveitar esse filão é uma opção. 

 

Por isso, as franquias sustentáveis são negócios promissores em 2020 e 2021. Vamos te mostrar como funciona este nicho dentro do franchising. 

 

O que são as franquias sustentáveis?

As franquias sustentáveis são modelos de negócios voltados para produtos ou serviços que contribuem para a sustentabilidade ambiental.  Os negócios variam, desde produção de sabonete utilizando óleo usado de cozinha, produção de papeis recicláveis, até as que investem em ferramentas tecnológicas mitigam impactos no meio ambiente. 

 

No Brasil, o trabalho com materiais recicláveis, que são matéria-prima de muitas franquias sustentáveis, representam oportunidade de negócio e de contribuir com o planeta. Os catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclável do país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).  Entre os materiais mais reciclados nos país estão o aço, no topo da lista, seguido do papel, e vidro. 

 

Em quais segmentos encontramos franquias sustentáveis?

Cesta de alimentos orgânicos de franquias sustentáveis

Reciclagem e alimentação orgânicas são tendências em franquias sustentáveis. Foto: FreePIk

As franquias sustentáveis podem estar inseridas em segmentos diversos como por exemplo, na moda, com a venda de acessórios verde que utilizam materiais ecológicos, ou até limpeza automotiva sustentável, que se especializam no uso reduzido de água e na lavagem a seco. 

 

É também possível encontrar franquias sustentáveis no segmento da beleza, em produtos que evitam a utilização de produtos industrializados e reúnem matéria- prima natural. 

 

Existem franquias que oferecem ferramentas alternativas, com apoio a projetos sustentáveis. No entanto, franquias sustentáveis precisam obedecer a alguns critérios.

 

Quais os critérios devem obedecer as franquias sustentáveis?

mesa com papéis de ações sustentáveis

Reciclagem e alimentação orgânicas são tendências em franquias sustentáveis. Foto: FreePik

Algumas empresas ajudam iniciativas sustentáveis, mas não podem ser consideradas franquias sustentáveis. Para ser uma franquia sustentável é que todos os processos da empresa estejam direcionados a minimizar impactos ambientais. 

 

Portanto, empresas que se utilizam do marketing da sustentabilidade como algo momentâneo, não se enquadra nesse modelo. E os consumidores está muito atentos. 

 

As franquias sustentáveis estão dentro do chamado “tripé da sustentabilidade”, que abrange 3 pilares: 

 

  • Social – preocupação com o entorno, com a sociedade

  • Ambiental – gerar impacto no meio ambiente, com medidas e iniciativas que diminuam o impacto negativo causado por outras empresas

  • Econômico – investir em tecnologia que gerem lucro, sem prejudicar os outros dois fatores citados

 

Franquias sustentáveis são lucrativas?

Mais uma vantagem relacionando às franquias sustentáveis. Em um período de 18 anos, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, elaborou uma pesquisa, na qual avaliava o lucro de empresas com iniciativas sustentáveis. O resultado: uma empresa sustentável conseguiu lucrar mais do que uma empresa não sustentável. Veja alguns pontos avaliados: 

 

  • As 90 empresas apresentaram um retorno maior, durante o período estabelecido para análise;

  • O lucro de um negócio  sustentável em 2010 foi sete vezes mais do que  o valor investido em 1992;

  • Uma empresa objeto da pesquisa teve sua marca valorizada em 33 vezes em relação às que não tinham práticas sustentáveis tiveram o crescimento de 20 vezes. 

Em linhas gerais, franquias sustentáveis tendem a reutilizar materiais e trazem economia para empresas. Os negócios geram confiança e desenvolvimento nos lugares que estão inseridos. Com uma boa administração financeira, as franquias sustentáveis dão resultados satisfatórios, são lucrativas e fazem bem ao mundo.

Conheça algumas franquias sustentáveis para você começar seu negócio e gerar impactos positivos na sociedade.

Conheça exemplos de franquias sustentáveis: 

 

 

Há 10 anos no mercado, a Nação Verde é especializada em produtos naturais e sustentáveis. Atualmente é responsável por marcas como Almazen de alimentos naturais, Vymana de cosméticos sem parabenos e não testados em animais e a Bio + de super foods na categoria de suplementos).

 

Tipo: home based ou loja

Investimento: a partir de R$19 mil (modelo microfranquia) com material incluso

 

 

 

É a primeira empresa no ramo da beleza a se inspirar em produtos sustentáveis. Seus produtos são 100% vegetarianos, e não são testados em animais. 

 

Tipo: loja

Investimento: R$ 487 mil (com taxa de franquia)

 

  • Acquazero

Já pensou em investir em franquias sustentáveis no setor automotivo?

A Acquazero pode ser uma opção de franquia sustentável para você. Uma das maiores redes de estética automotiva do Brasil, a Acquazero tem como filão a limpeza ecológica. A ideia desta franquia é limpar veículos sem agredir o meio ambiente. Com produtos biodegradáveis e um processo que economiza água. Um carro é lavado com 300 ml de água.

 

Tipo: lojas ou home office

Investimento inicial: 13 mil