Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias rentáveis nem sempre são as maiores. Entenda!

20 de agosto de 2020

Compartilhe
Casal trabalhando com franquias rentáveis

Franquias rentáveis: marca e tamanho não são garantia de retorno satisfatório. É preciso cuidado na hora de investir.

 

Para aqueles que querem investir no franchising, uma primeira preocupação é conhecer opções de franquias rentáveis. Engana-se quem pensa que as franquias maiores e de marcas mais conhecidas são as que representam maior retorno.

 

Sabemos que não é uma tarefa fácil escolher uma franquia rentável. Logo vem à cabeça marcas maiores e, muitas vezes, a frustração por não poder investir naquela marca em especial. Mas, calma! Você não precisa desistir de entrar no  franchising por causa disso! Há muitas possibilidades de franquias rentáveis e vamos te mostrar neste artigo.

Existem diversas opções de franquias rentáveis e que cabem no bolso. Antes de tudo é importante analisar as opções de franquias existentes no mercado e quais se encaixam com o seu perfil, disponibilidade de investimento e segmento de interesse. 

 

É importante dizer que por conta da pandemia do novo coronavírus, novas opções de formatos de franquias surgiram, inclusive de marcas maiores, que rodam com operações mais enxutas, além de franquias home office. Algumas, inclusive, aceitam que você tenha MEI (Micro Empreendedor Individual), o que reduz custos fiscais e contábeis. 

 

Como analisar opções de franquias rentáveis

Homem trabalha com smartphone e laptop

Analisar os número da franquia que se deseja investir e a estimativa de retorno são fundamentais.

 

Há diversas opções de franquias rentáveis no mercado. Além de conhecer mais sobre a reputação da marca e conversar com outros franqueados, é fundamental analisar números. 

Comece analisando se a franquia de fato é rentável. 

 

O primeiro ponto é buscar informações sobre o faturamento médio junto à franqueadora. Assim, você consegue avaliar o desempenho mensal e também projetar o resultado do negócio. 

 

É importante destacar que os valores que a franqueadora passa são uma estimativa e não uma garantia. Analise os dados e como foram apuradas a informações por parte da franquia. Se tem por base uma média de desempenho entre as franquias ou alguma unidade modelo da marca. Assim, você vai entender melhor a fonte de informação. 

 

Na prática o que queremos dizer é que se uma fatura mais de R$150 mil, de acordo com as informações da franqueadora, não há certeza de que a sua também vai faturar a mesma quantia. Mesmo que todas as unidades tendo os mesmos produtos e serviços. Veja abaixo alguns fatores que podem influenciar o desempenho:

 

  • O mercado local (localidade) na qual a franquia está operando;
  • Tamanho da franquia que pode acarretar na necessidade de mais funcionários;
  • Se a operação é maior, os custos fixos podem variar também;
  • Dedicação à gestão da franquia e aplicar as recomendações da franquia, seguindo processos e estratégias de marketing da rede.

 

Você pode solicitar à rede franqueadora acesso ao Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). É um documento, uma espécie de relatório, que a própria Lei de Franquias exige que seja apresentado àqueles que têm interesse em abrir uma franquia. 

 

Com a DRE, é possível entender mais sobre os custos envolvidos na operação e constatar se é uma franquia rentável. O documento traz informações como tributos, impostos, receitas, locação do imóvel, expectativa de público, etc. Também detalha mais os custos de produtos ou serviços.  Dá uma ideia dos resultados que você pode esperar. É considerada uma franquia rentável quando o faturamento é maior do que o custo para manter o negócio. 

 

É importante saber o royalties praticados pela franqueadora, potencial de lucratividade e também a verba destinada ao marketing (fundo de propaganda) principalmente na região que você vai atuar com sua franquia. Veja a disponibilidade da franqueadora em disponibilizar relatórios de geomarketing.  

 

Mercado local

As opções de franquias rentáveis são diversas. Um outro ponto que deve ser considerado no momento de escolher é estudar o local onde sua franquia vai operar. Mas por que dedicar tempo a isso? Bom, não é toda a marca que vai funcionar bem na sua cidade. A realidade cultural, climática, geográfica, entre outras, mudam e impacta no resultado da sua franquia. 

 

Busque entender quais são as necessidades dos moradores, o comportamento de compras, para avaliar as oportunidades e evitar investir numa franquia saturada no mercado da sua região. Assim, você escolhe melhor entre as opções de franquias rentáveis disponíveis saindo um pouco da crença que só as grandes marcas são mais promissoras.  

 

Preço não é tudo

Você já conheceu as opções de franquias rentáveis disponíveis, está de olho em uma que está com o investimento imperdível, tá propenso a fechar… CALMA! Claro que o valor de investimento precisa ser levado em consideração, sem dúvida alguma. Mas não pense que apostar numa franquia barata é sinônimo de franquia rentável só porque o investimento na aquisição foi baixo. 

 

Há outros fatores envolvidos como a reputação da marca, como ela é percebida pelos clientes, solidez no mercado, estrutura proporcionada e suporte ao franqueado que devem ser levados em consideração.  Investimento menor decide compra, mas não garante retorno satisfatório. 

 

Cuidados ao investir numa franquia rentável 

Mulher segurando pedaço de torta num prato branco

Investir numa franquia exige dedicação do empreendedor e clareza de interesses e expectativas em relação ao negócio.

 

Você pesquisou opções de franquias rentáveis, escolheu uma franquia, analisou a lucratividade (projeção) e faturamento compatível com seus interesses e expectativas.  Ainda há cuidados que você precisa estar preparado para melhor desempenho da sua franquia. Selecionamos algumas recomendações:

 

  • Acompanhe o plano de negócios sugeridos pelo franqueador. Tenha em mente que os resultados podem ser positivos ou negativos;
  • Reserve um capital de giro para iniciar a operação;
  • Evite entrar num negócio com investimento obtido via empréstimo;
  • Dedique-se à gestão da sua franquia cuidando de perto da operação e entendendo todos os processos internos e externos inerentes ao seu negócio;
  • Tenha controles financeiros sólidos e rigor no acompanhamento do desempenho do negócio. 

 

Com estas informações e cuidados, é possível escolher melhor dentre as várias opções de franquias rentáveis existentes no franchising que tenha mais sinergia com você e suas possibilidades de investimento.